Quais são os fármacos de primeira escolha no tratamento da angina?

Perguntado por: Rui Cardoso  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.8/5 (15 avaliações)

Os betabloqueadores e os bloqueadores dos canais de cálcio são os medicamentos de escolha para o tratamento de primeira linha da angina estável.

Qual o medicamento mais indicado para angina?

Os medicamentos mais usados para o tratamento de angina são:
  • Amiodarona.
  • Ancoron.
  • Aspirina Prevent.
  • Atenolol.
  • Atorvastatina Cálcica.
  • Brilinta.
  • Besilato de Anlodipino.
  • cardizem.

Quais substâncias são utilizadas no tratamento do paciente com angina?

Para alívio imediato, são utilizados os nitratos, medicamentos com efeito de dilatar os vasos do coração e usados pela via sublingual durante as crises de angina.

Qual o tratamento para angina estável?

O tratamento dos pacientes com angina estável implica em terapia anti-agregante plaquetária em todos os pacientes. Segundo um estudo o uso de aspirina em dose de 75 mg ao dia reduz em cerca de 34% os eventos cardiovasculares primários e diminui em 32% a recorrência destes eventos.

Qual o vasodilatador mais utilizado para o tratamento da angina?

A nitroglicerina é o medicamento mais utilizado no tratamento da angina pectoris (dor no peito causada pela oclusão das artérias coronárias que irrigam o coração). O alívio das dores no peito causado pela NTG é decorrente do processo chamado vasodilatação, resultando no aumento do fluxo sanguíneo cardíaco.

TRATAMENTO DA ANGINA PECTORIS

29 questões relacionadas encontradas

Quais os vasodilatadores mais usados?

Os medicamentos vasodilatadores agem expandindo os vasos sanguíneos, principalmente as arteríolas. Dois medicamentos merecem destaque: o nitroprussiato de sódio e a nitroglicerina. O nitroprussiato de sódio tem ação imediata, após a administração. Apresenta efeito em artérias e veias.

Qual é o melhor vasodilatador?

Veja abaixo os melhores vasodilatadores para você ter em casa!
  • Vasodilatador Vein Pump. ...
  • Horse Power (225g) - Ultimate Nutrition. ...
  • Dilafit Extra Pump Vasodilatador - Profit. ...
  • Arginina Vasodilatador Concentrado 3800mg. ...
  • Vasoflex Extreme (60 tabs), Body Action. ...
  • Veinox - 120 Cápsulas, Power Supplements. ...
  • Dilatex, Power Supplements.

Quais os riscos de angina estável?

Os mais relevantes são: tabagismo, hiperlipidemia, diabetes, hipertensão arterial, história familiar de DAC precoce (< 55 a. para homens e < 65 a. para mulheres) e antecedentes pessoais de DAC ou doença cérebro-vascular. b- Exame Físico: O exame físico é usualmente normal nos pacientes com angina estável (15).

O que causa a angina estável?

A angina estável é a marca da doença coronariana crônica e múltiplos mecanismos fisiopatológicos podem causar a angina estável. O mais comum é a obstrução da artéria coronária epicárdica aterosclerótica.

Quem tem angina pode trabalhar normalmente?

Se a pessoal tiver sintomas como falta de ar, problemas respiratórios, dor ou pressão no peito, transpiração extrema, tonturas, dores musculares intensas ou cólicas, náusea, dor intensa nos músculos ou articulações, cansaço extremo e duradouro após o exercício, deve imediatamente parar as atividades e procurar um ...

Quais cuidados de enfermagem a pacientes com angina?

* Cuidados de enfermagem

– avaliar a respiração, a pressão sangüínea e freqüência cardíaca em cada episódio de dor torácica. – fazer um ECG, cada vez que a dor torácica surgir, para evidenciar infarto posterior. – monitorizar a resposta ao tratamento medicamentoso. – avisar o médico se a dor não diminuir.

Como tratar angina naturalmente?

Os alimentos ricos em fibras, como o mamão, laranja e linhaça moída, são importantes para combater a angina, já que normalizam os níveis de colesterol e evitam a formação de placas de gordura dentro das artérias, que é a principal causa de angina.

Quais os principais tipos de angina?

Existem 3 tipos de Angina, cada um com seu grau de gravidade:
  • Angina estável. A Angina estável resulta de uma situação menos intensa, provocada por uma isquemia transitória, que em alguns momentos pode piorar. ...
  • Angina instável. ...
  • Angina variante.

Qual é o exame que detecta a angina?

Um dos exames mais importantes para o diagnóstico de angina é a cintilografia, que pode ser feita com medicação ou com esforço físico. Nesse exame, usamos um contraste para verificar se o sangue está irrigando o coração.

Quem tem angina pode morrer?

Se uma pessoa com angina não for adequadamente tratada ela pode ter um infarto e até morrer.

Quais os fatores desencadeantes que podem levar a angina?

6 fatores de risco para angina
  1. Frio. Temperaturas mais baixas favorecem a angina por instigar a contração dos vasos.
  2. Prato cheio. Exagerar na comida faz com que o sistema cardiovascular não dê conta da demanda durante a digestão.
  3. Peso. ...
  4. Idade. ...
  5. Cigarro. ...
  6. Esforço.

Quando ocorre a angina?

Angina é uma dor no peito temporária ou uma sensação de pressão que ocorre quando o músculo cardíaco não está recebendo oxigênio suficiente. O indivíduo com angina costuma sentir desconforto ou pressão abaixo do esterno. Normalmente, a angina ocorre em resposta ao esforço e é aliviada durante o repouso.

Quais as consequências da angina?

Mas a angina também pode causar:

Sensação de indigestão; Falta de ar ou sufocação; Formigamento ou dor nos ombros, braços e/ou pulsos; Dor na mandíbula, pescoço, garganta, dentes, gengivas e/ou lóbulos das orelhas.

Qual os sintomas clínicos do paciente com angina estável?

“Síndrome clínica caracterizada por dor ou desconforto em tórax, epigástrio, mandíbula, ombro, dorso ou membros superiores, desencadeada ou agravada com atividade física ou estresse emocional, com duração de 30” a 15', atenuada pelo repouso e/ou nitrato, cujas características não se alteram no período de 2 meses.”

Que tipo de angina foi diagnosticado na paciente há risco de vida?

Angina instável é um sinal que as artérias estão se tornando muito finas ou entupidas, o que pode ocasionar um ataque cardíaco. Se não tratada, a doença pode levar a falhas no coração ou arritmias, e todas essas condições demandam cuidados para a vida inteira.

Qual o mais potente vasodilatador?

BERIJENLO - Potente vasodilatador que aumenta o fluxo sanguíneo.

O que é bom para dilatar as veias?

Sono de qualidade é essencial para que os vasos sanguíneos tenham um maior nível de reparação e os músculos regenerados. Exercícios físicos aeróbicos como correr, caminhar, pedalar, nadar melhoram a irrigação sanguínea para os músculos pois aumenta o calibre dos vasos, melhorando o sistema circulatório.

Quais os benefícios do dilatador de veias?

Dilata suas Veias

Conforme mencionado, os vasodilatadores agem relaxando os músculos internos dos vasos sanguíneos, fazendo com que suas veias e artérias se alarguem. Dessa forma, o sangue flui com maior facilidade levando oxigênio e nutrientes para os músculos.

Quais os riscos de tomar vasodilatador?

Os vasodilatadores poderão causar pressão arterial baixa, provocando tonturas ou sensação de desmaio ao sentar-se ou levantar-se muito rapidamente. Outros efeitos secundários incluem dores de cabeça, rubor, palpitações e congestão nasal.

O que é um medicamento vasoconstritor?

Os vasoconstritores são substâncias que provocam a diminuição do calibre do vaso, estão presentes em várias formas farmacêuticas para diferentes finalidades. Algumas associações feitas com vasoconstritores são benéficas e apropriadas no sinergismo da intenção terapêutica.

Artigo anterior
Qual documento apresentar para embarque?
Artigo seguinte
Quanto tempo leva para fazer efeito o topiramato?