Quais são os exemplos de ácidos nucleicos?

Perguntado por: Irina Mia Leite de Andrade  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (73 avaliações)

Os dois ácidos nucleicos existentes são o ácido desoxirribonucleico (DNA) e o ácido ribonucleico (RNA). Eles são responsáveis por codificar e traduzir as informações que determinam a síntese das várias proteínas encontradas nos seres vivos.

São exemplos de ácidos nucleicos resposta?

São exemplos de ácidos nucleicos: a) Proteínas e lipídios. b) DNA e RNA. c) Monossacarídeos e dissacarídeos.

Quais são os 2 tipos de ácidos nucleicos Cite 3 diferenças entre eles?

A mudança ocorre em relação às pirimidinas, a citosina (C) é comum entre os dois, mas varia a segunda base, no DNA há timina (T) e no RNA há uracila (U). Por tanto, existem dois tipos de ácidos nucleicos: o ácido desoxirribonucleico ou DNA (desoxirribonucleic acid) e o ácido ribonucleico ou RNA (ribonucleic acid).

Quais as principais diferenças entre os 2 tipos de ácidos nucleicos?

A principal diferença entre esses dois ácidos nucleicos é que o DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos organismos vivos, enquanto o RNA é o responsável por sintetizar proteínas.

Qual é a diferença entre o DNA e RNA?

O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.

DNA E RNA - ÁCIDOS NUCLEICOS - BIOQUÍMICA | Biologia com Samuel Cunha

29 questões relacionadas encontradas

São ácidos nucleicos?

Os ácidos nucleicos são moléculas com extensas cadeias carbônicas, formadas por nucleotídeos: um grupamento fosfórico (fosfato), um glicídio (monossacarídeo com cinco carbonos / pentoses) e uma base nitrogenada (purina ou pirimidina), constituindo o material genético de todos os seres vivos.

Quais são os 5 tipos de bases nitrogenadas?

Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina) Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos)
...
Bases Nitrogenadas
  • » Adenina (A)
  • » Guanina (G)
  • » Citosina (C)
  • » Timina (T)

Quais são os tipos de ácido nucleico de um vírus?

Os vírus são formados por ácidos nucleicos, RNA (ácido ribonucleico) ou DNA (ácido desoxirribonucleico), envolvidos por uma capa proteica chamada de capsídeo.

Quais os dois tipos de ácidos nucleicos que formam o gene?

Existem dois tipos de ácido nucleico: o ácido desoxirribonucleico, mais conhecido pela sigla DNA e o ácido ribonucleico, conhecido como RNA. Os ácidos nucleicos são constituídos por três diferentes componentes: Pentoses: são carboidratos cuja molécula é formada por cinco carbonos.

Quais são os tipos de ácidos nucleicos suas semelhanças e diferenças características localização e funções?

DNA e RNA são ácidos nucleicos que possuem diferentes estruturas e funções. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas. Essas macromoléculas são subdivididas em unidades menores, os nucleotídeos.

Qual das cinco bases nitrogenadas é exclusiva do RNA?

A timina é uma base exclusiva do DNA, enquanto a uracila aparece apenas no RNA.

Quais são as bases nitrogenadas e quem liga com quem?

As bases nitrogenadas do DNA se pareiam sempre na mesma forma: o A é ligado ao T (A-T) e o C ligado ao G (C-G) ou vice-versa (T-A e G-C). A adenina e a timina são unidas por duas ligações de hidrogênio, já a guanina e a citosina estão unidas por três ligações.

Quais são as bases nitrogenadas do RN?

A molécula de RNA (ácido ribonucléico), sintetizada por transcrição a partir da molécula de DNA (ácido desoxirribonucléico), é formada por um único filamento de nucleotídeos, ou seja, uma fita simples, cujas bases nitrogenadas são: adenina e guanina (bases purinas) e citosina e uracila (bases pirimidinas).

O que são ácidos nucleicos identifique os?

Os ácidos nucleicos são substâncias presentes no interior das células dos organismos vivos. Esse nome se deve ao fato de serem substâncias orgânicas de caráter ácido que, inicialmente, foram encontradas no interior do núcleo celular. ... Essas funções são executadas pelos dois tipos de ácidos existentes: o DNA e o RNA.

O que é a sigla DNA e RNA?

A pentose presente no DNA é a desoxirribose, já no RNA trata-se da ribose e, por isso, a sigla DNA significa ácido desoxirribonucleico e RNA é o ácido ribonucleico. Além disso, as bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina.

Por que o DNA é um ácido?

Um Monossacarídeo: No caso do DNA é uma pentose (açúcar composto por cinco carbonos) de nome Desoxirribose que possui função estrutural. Uma Molécula de Ácido Fosfórico: A molécula de fosfato de um nucleotídeo se liga na molécula de açúcar de outro nucleotídeo, formando a longa cadeia nucléica do DNA.

Qual é a função das bases nitrogenadas?

Bases nitrogenadas são compostos químicos que possuem nitrogênio em sua composição. Com uma pentose e um ácido fosfórico, são responsáveis por formar o ácido ribonucleico (RNA) e o ácido desoxirribonucleico (DNA), ambos componentes das células dos seres vivos.

Quantas bases tem o RNA?

RNA (ribonucleic acid) é uma sigla em inglês que significa ácido ribonucleico. Ele é constituído por uma pentose, um fosfato e tem como bases nitrogenadas a adenina, guanina, citosina e uracila.

O que são bases nitrogenadas purinas e pirimidinas?

Bases Nitrogenadas são compostos que fazem parte da composição do DNA e do RNA, os quais são os ácidos nucleicos encontrados nas células vivas dos órgãos. Elas são cinco e podem ser classificadas em dois tipos: Bases púricas ou purinas - adenina e guanina. Bases pirimídicas ou pirimidinas - citosina, timina e uracila.

Quem descobriu as 4 bases nitrogenadas?

Levene, em 1909, trabalhando em seu laboratório no Instituto Rockefeller havia mostrado que o DNA continha as quatro bases nitrogenadas - Adenina (A), Guanina (G), Timina (T) e Citosina (C) - e que estas estariam arranjadas na forma de uma coluna vertebral, isto é, composta de fosfato e açúcares, com as bases ...

Como as bases nitrogenadas do RNA se ligam?

As bases nitrogenadas se ligam covalentemente com uma pentose (um açúcar) e com um grupo fosfato. ... No caso do RNA, o açúcar com que as bases se ligarão será a ribose e no lugar da Timina entrará o Uracilo (A=U e C=G).

Quais são os dois grupos de bases nitrogenadas?

As ligações entre as bases são ligações de hidrogênio. As bases nitrogenadas são compostos constituídos por anéis, pouco alcalinos (básicos), que contêm nitrogênio. Unindo-se a uma pentose e a um fosfato forma-se um nucleotídeo. São classificadas em dois grupos: Purinas e Pirimidinas.

Qual é a base exclusiva do RNA?

A guanina, adenina e a citosina são bases presentes tanto em DNA quanto em RNA, mas na molécula de RNA não há timina, e sim uma base nitrogenada parecida com ela: a uracila. Dessa forma, falamos que a timina é uma base exclusiva do DNA e a uracila é uma base exclusiva do RNA.

Porque o RNA não tem timina?

Devido à uracila ser encontrada somente no RNA, ela é mostrada apenas ligada à D-ribose, mas nunca à 2-desoxi-D-ribose; Devido à timina ser encontrada só no DNA, ela se mostra apenas ligada à 2-desoxi-D-ribose, e nunca à D-ribose.

Quais são os ácidos nucleicos e suas funções?

Função dos ácidos nucleicos

Os ácidos nucleicos são moléculas complexas responsáveis por armazenar e transmitir as informações genéticas, bem como garantir sua tradução. O armazenamento e a transmissão dessas informações são garantidos por meio do DNA.

Artigo anterior
Qual é o sabor do figo?
Artigo seguinte
O que aconteceu com a mãe de Luiz Gama?