Quais são os exames que as mulheres têm que fazer no ginecologista?

Perguntado por: Gabriela Cláudia Carvalho de Pacheco  |  Última atualização: 18. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (33 avaliações)

Os exames que podem ser realizados no consultório ginecológico são:
  • Toque vaginal;
  • Exame especular;
  • Exame clínico das mamas;
  • Papanicolau;
  • Colposcopia;
  • Vulvocospia;
  • Videocolposcopia.

Quais exames o ginecologista solicita?

Alguns exemplos de exames que podem ser solicitados na rotina ginecológica são:
  1. Ultrassonografia pélvica. ...
  2. Papanicolau. ...
  3. Rastreamento infeccioso. ...
  4. Colposcopia. ...
  5. Histerossalpingografia. ...
  6. Ressonância magnética. ...
  7. Laparoscopia diagnóstica. ...
  8. Ultrassonografia da mama.

Quais exames de sangue a ginecologista pede?

LISTA | 7 exames ginecológicos laboratoriais
  1. Exame de HPV. ...
  2. Exame de dosagem hormonal – TSH e T4. ...
  3. Hemograma completo. ...
  4. Exames para doenças metabólicas. ...
  5. Exame TGO e TGP. ...
  6. Exame para detectar infecções. ...
  7. Exame de gravidez.

Quais os exames Ginecologicos mais importantes?

Abaixo falamos sobre os mais alguns dos mais importantes.
  1. Histeroscopia. ...
  2. Ultrassonografia Pélvica (transvaginal) ...
  3. Mamografia. ...
  4. Ultrassonografia da mama. ...
  5. Papanicolaou (Colpocitologia Oncótica) ...
  6. Exames laboratoriais.

Qual o nome do exame para ver o útero por inteiro?

A colposcopia é um exame ginecológico feito em laboratório, realizado por ginecologistas ou a pedido deles, capaz de observar o colo do útero, vagina e vulva. O procedimento deve ser feito em mulheres que foram ou são sexualmente ativas para rastreio ou diagnóstico de algumas doenças que iremos descrever abaixo.

Saiba quais os exames ginecológicos necessários para as mulheres

34 questões relacionadas encontradas

Que tipo de exame eu tenho que fazer pra ver se tenho ou não o câncer do útero?

O papanicolau é a principal forma de detectar lesões que podem vir a desenvolver a doença. É um procedimento simples que analisa amostras de células recolhidas do colo do útero por meio de raspagem com uma espátula e escovinha. O material é analisado em laboratório e pode detectar lesões pré-cancerosas.

O que são exames preventivos femininos?

É um teste realizado para detectar alterações nas células do colo do útero. Este exame também pode ser chamado de esfregaço cervicovaginal e colpocitologia oncótica cervical. O nome “Papanicolaou” é uma homenagem ao patologista grego Georges Papanicolaou, que criou o método no início do século.

Como é feito o exame de prevenção?

O exame preventivo envolve a coleta de amostras de células da região do óstio cervical e ao redor do colo uterino e sua análise laboratorial. Como já dito, é um exame rápido, simples e praticamente indolor, realizado pelo médico durante o exame ginecológico.

O que o exame preventivo pode detectar?

O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero.

Qual a idade certa para fazer o preventivo?

- Quando fazer o preventivo? Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade. O exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado.

Qual o nome do exame para saber se tem câncer?

Na maioria dos casos, a confirmação do diagnóstico é feito através da combinação de vários exames, como observação do paciente, exame de sangue, ressonância magnética e biopsia, por exemplo.

Qual o melhor exame para detectar câncer?

Os exames para identificar câncer podem ser de rotina, como a mamografia, considerada um método preventivo, ou a solicitação partir de uma investigação na qual a suspeita do câncer já existe.
...
4 tipos de exame para detectar câncer
  1. Mamografia. ...
  2. Radiografia do tórax. ...
  3. Tomografia computadorizada. ...
  4. Ressonância magnética.

Quais exames detecta câncer?

Alguns dos exames mais pedidos pelo médico para identificar o câncer são:
  1. AFP. O que detecta: A alfafetoproteína (AFP) é uma proteína cuja dosagem pode ser solicitada para investigar tumores no estômago, intestino, ovários ou presença de metástases no fígado. ...
  2. MCA. ...
  3. BTA. ...
  4. PSA. ...
  5. CA 125. ...
  6. Calcitonina. ...
  7. Tireoglobulina. ...
  8. CEA.

Como saber se tenho câncer pelo hemograma?

São os marcadores tumorais, que podem ser substâncias como proteínas ou mesmo mudanças no DNA. A seguir, veja quais exames detectam câncer através da identificação de marcadores tumorais no sangue: Hemograma completo, que “mapeia” a situação geral do sangue.

O que mostra no hemograma se vc estiver com câncer?

Como identificar câncer pelo hemograma? O hemograma é capaz de captar sinais de irregularidades na quantidade de glóbulos vermelhos e de identificar células atípicas que circulam no sangue que possam indicar câncer.

Pode fazer o preventivo com 18 anos?

A mulher deve começar a fazer o preventivo a partir dos 21 anos. A mulher não precisa ser sexualmente ativa antes do exame, pois o mesmo pode ser realizado em mulheres virgens.

Pode fazer Papanicolau com 18 anos?

Olá. Pelo Ministério da Saúde, o primeiro Papanicolaou deve ser colhido aos 25 anos. No entanto, devido ao início precoce da vida sexual, as mulheres tem se expondo cada vez mais precocemente ao vírus HPV de alto risco.

Como é feito o exame preventivo em virgem?

E a resposta é: não meninas, virgem não colhe preventivo.

Para chegar até o colo do útero, é preciso abrir caminho e isso é feito com um aparelho chamado espéculo vaginal, que muita gente também conhece como bico de pato.

Como é o preventivo de uma virgem?

Exame preventivo

A Dra. Tânia Perci indica que, a partir dos 25 anos as mulheres virgens devem fazer o preventivo, para acompanhar a saúde do útero e colo do útero. Para aquelas que já iniciaram a vida sexual, o exame deve começar a ser colido logo depois da primeira relação sexual e deve ser repetido todos os anos.

Quem é virgem pode fazer exame de Papanicolau?

Uma jovem/mulher virgem pode fazer o exame de papanicolau? Sim, para virgens existem espéculos mais pequenos e de menor diâmetro, de forma a possibilitar a visualização do colo do útero, sem romper o íman.

Quem é virgem pode fazer exame Ginecologico?

Sim. A mulher virgem pode fazer o exame preventivo pois há possibilidade de coletar o material vaginal sem romper o hímen. Neste caso, antes do exame, é preciso informar a virgindade ao profissional de saúde para que este realize técnicas adequadas de coleta.

Pode fazer Papanicolau com 16 anos?

Além disso, é fundamental que as mulheres façam periodicamente o Papanicolaou que pode detectar lesões precocemente. O Ministério da Saúde recomenda que o exame seja feito a partir dos 25 anos de idade para as mulheres que já tiveram ou têm atividade sexual.

Qual idade pode dar câncer de útero?

O câncer do colo do útero é raro em mulheres até 30 anos e o pico de sua incidência se dá na faixa etária de 45 a 50 anos.

Quem é virgem pode ter câncer no colo do útero?

Quase 100% dos casos de câncer de colo de útero estão associado à infecção pelo HPV, que é um vírus sexualmente transmissível. Portanto, é improvável a ocorrência de câncer de colo uterino em mulher virgem.

O que não pode fazer antes do preventivo?

Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada). Em caso de sangramento fora do período menstrual, a mulher deve procurar o serviço de ginecologia.

Artigo anterior
Quais são os exames para renovar a carteira de habilitação?
Artigo seguinte
O que se faz com o marfim?