Quais são os esquemas de aterramento em média tensão?

Perguntado por: Lia Melissa Ferreira  |  Última atualização: 12. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (62 avaliações)

São considerados dois tipos de esquemas, TTN e TTS, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção das massas da subestação, a saber: a) esquema TTN, no qual o condutor neutro e o condutor de proteção das massas da subestação são ligados a um único eletrodo de aterramento (figura 2);

Quais são os principais esquemas de aterramento?

Conforme a norma ABNT NBR 5410, existem tres tipos de esquemas de aterramento. Sao eles: TN, ● TT e ● IT. O esquema TN considera três variantes, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção, TN-S, TN-C-S e TN-C.

Quais são os 5 tipos de aterramento?

Tipos de aterramento
  • Sistema TN.
  • Sistema TN-S.
  • Sistema TN-C.
  • Sistema TN-C-S.
  • Sistema TT.
  • Sistema IT.

Quais os tipos de sistema de aterramento?

Existem diversos tipos de aterramento de acordo com a norma NBR-5410, tais como:
  • Esquema TN: ...
  • Esquema TN-S: ...
  • Esquema TN-C: ...
  • Esquema TN-C-S. ...
  • Esquema TT: ...
  • Esquema IT: ...
  • Os objetivos para existir o cabo de terra, são:

O que é aterramento TT e TN?

Em um aterramento no esquema TT um ponto da fonte de alimentação é diretamente aterrado. Por sua vez, todas as partes metálicas expostas do sistema, além de todas aquelas estranhas à instalação são ligadas a um ou mais de um eletrodo de aterramento da alimentação.

Tipos de aterramentos elétricos!

32 questões relacionadas encontradas

O que significa TT no aterramento?

Você não sabe o que é um aterramento TT ? Nesse artigo vou te ensinar o que significa esse aterramento e como é o seu esquema de ligação. Aterramento TT é um esquema de ligação que tem o ponto de terra da entrada de energia (medição) independente do terra do Quadro Geral da instalação.

Qual melhor aterramento TT ou TN?

Em primeiro lugar, deve se optar pelo tipo de aterramento TT sempre que possível, mas caso não seja possível utilizar o sistema anterior (por razões operacionais e de ordem estrutural do ambiente), deve-se optar pelo tipo de aterramento TN-S.

Quais os dois tipos de aterramento?

A NBR 5410 define três principais tipos de esquemas de aterramento que podem ser utilizados nas instalações elétricas de baixa tensão: TN, TT e IT.
...
1 Esquemas de aterramento
  • 1.1 Aterramento de proteção. ...
  • 1.2 Aterramento funcional. ...
  • 1.3 Tipos de esquemas de aterramento.

Qual o tipo de aterramento mais utilizado?

Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.

Quais são os tipos de eletrodos de aterramento?

Resumindo: o eletrodo de aterramento do subsistema de aterramento pode ser composto de cabos e hastes. O cabo é um eletrodo horizontal, que a Norma chama de eletrodo não cravado e as hastes são eletrodos verticais, que a Norma chama de eletrodo cravado.

Qual a sequência de instalação de um sistema de aterramento?

O aterramento deve ser feito antes e depois do ponto de intervenção do circuito e derivações se houver, salvo quando a intervenção ocorrer no final do trecho. Ou seja, o ponto de trabalho deve ficar isolado.

Qual o esquema de aterramento não é recomendado nas instalações de acordo com a NBR 5410?

- O esquema TN-C nunca deve ser utilizado a jusante do sistema TN-S; - A proteção deve ser garantida por dispositivos DR pois representa o único meio adequado para proteção contra choques elétricos.

Quando um sistema de aterramento do tipo TN S é obrigatório?

Em circuitos de condutores de cobre com seção inferior a 10mm² e nos condutores de alumínio e em equipamentos móveis 16mm², é obrigatório o uso de condutores separados PE e N (cinco fios).

Qual a melhor haste de aterramento?

Na hora de escolher hastes de aterramento, procure optar por hastes de 2,5m, pois elas diminuem o risco de atingir dutos subterrâneos na hora de sua instalação. As hastes são feitas de aço e revestidas de cobre com comprimentos de 1,5 a 4,0m.

O que são barreiras ou invólucros?

Invólucro: elemento que assegura proteção de um equipamento contra determinadas influências externas e proteção contra contatos diretos em qualquer direção. Barreira: elemento que assegura proteção contra contatos diretos, em todas as direções habituais de acesso.

Qual é o objetivo da norma nbr5410?

A norma NBR 5410, estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens (NBR 5410, 2004).

Qual tipo de aterramento devo escolher TN-C ou TN CS?

Esquema TN-S, o condutor neutro e o condutor de proteção são distintos. Esquema TN-C-S, em parte do qual as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor. Esquema TN-C, no qual as funções de neutro e de proteção são combinadas em um único condutor, na totalidade do esquema (PEN).

Onde não se aplica a NBR 5410?

A NBR 5410 atualizada não se aplica a instalações de iluminação pública. Nesses casos, a instalação tem a voltagem maior que o atendido pela norma.

Qual NBR fala sobre aterramento?

ABNT NBR 7117 – Aterramento Elétrico.

O que a norma NBR 5410 diz quando instalação de quadro de distribuição de energia elétrica?

Em seu artigo 6.5.9.2, a NBR 5410 estipula que todo quadro de distribuição, não importa se geral ou de um se- tor da instalação, deve ser especificado com capacidade de reserva (espaço), que permita ampliações futuras, compatível com a quantidade e tipo de circuitos efetiva- mente previstos inicialmente.

Qual a maneira correta de se fazer um aterramento?

Na hora de colocar o fio terra, a bitola dele deve acompanhar a bitola do fio fase, regra válida até cabos de 16mm². A partir disso, a bitola do fio terra pode apresentar a metade da dimensão do fio fase. Como padrão, utilize para as cores do fio terra verde e/ou amarelo.

Qual a sequência correta para instalação do aterramento temporário de alta tensão?

SEQUÊNCIA TÍPICA DE INSTALAÇÃO DO CONJUNTO DE ATERRAMENTO TEMPORÁRIO
  • Verificar se a linha está desenergizada com o Detector de Tensão acoplado na vara de manobra RITZGLAS®.
  • Introduzir o Trado de Aterramento no solo e conectar em sua haste o grampo de fixação (terra).

Artigo anterior
Tem que andar com o farol ligado de dia?
Artigo seguinte
Quais seriam algumas consequências do elevado crescimento da população?