Quais são os elementos do argumento jurídico?

Perguntado por: Lourenço Campos Macedo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (39 avaliações)

São elas as regras fundamentais, de razão, de carga da argumentação, de fundamentação, de transição, além de delinear as formas de argumento do discurso prático.

Quais são os argumentos jurídicos?

Tais argumentos jurídicos podem se qualificar como: pró-tese, autoridade, oposição, analogia e causa e efeito. Vejamos cada um deles.

Quais são os dois pilares da argumentação jurídica?

Deste modo, as características essenciais da argumentação jurídica são as seguintes: a) a incorporação de outros campos de saber; b) o conhecimento do outro e das circunstâncias; c) evitar pré-julgamentos e realizar justificativas razoáveis; d) organização racional de ideias e; e) persuasão.

Qual a principal função da argumentação jurídica?

211. A primeira função da argumentação jurídica está diretamente relacionada com a possibilidade de contribuição para o desenvolvimento de outras disciplinas e a possibilidade de uma melhor compreensão do fenômeno jurídico e da prática argumentativa.

Como se faz uma argumentação jurídica?

7 dicas de argumentação jurídica
  1. Participe de debates informais, com amigos e familiares. ...
  2. Saiba onde quer chegar. ...
  3. Liste as possibilidades de defesa que poderão ser apresentadas pela outra parte e estude cada uma delas. ...
  4. Faça um mapa mental. ...
  5. Aposte na clareza para uma boa argumentação jurídica. ...
  6. Utilize metáforas.

ARGUMENTAÇÃO JURÍDICA: o segredo oculto dos melhores ADVOGADOS

15 questões relacionadas encontradas

Como se faz uma tese jurídica?

A tese jurídica é o resultado do trabalho do Advogado de estabelecer uma ligação entre: a) um procedente jurisprudencial relativamente seguro e que sirva de solução para um determinado problema jurídico; b) uma oportunidade de mercado que apresente um problema que possa ser resolvido por esse procedente.

O que é necessário para uma boa argumentação?

Dicas para fazer uma boa argumentação
  1. Faça análises críticas da realidade. ...
  2. Comprove suas análises com fatos. ...
  3. Nunca faça análises desvinculadas da realidade. ...
  4. Não se apoie apenas na opinião de grandes autores. ...
  5. Não faça afirmações muito vagas. ...
  6. Não exponha apenas os fatos.

Em que consiste a técnica da argumentação jurídica?

A argumentação jurídica é uma ferramenta muito importante para os advogados. Muito ligada à teoria do discurso e à boa oratória, é manifestada em sustentações orais que devem levar em consideração o histórico jurisprudencial, fatos relevantes e a capacidade de mobilizar emoções.

Quais são os três princípios básicos para a argumentação?

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

O que é Argumentar para o direito?

Argumentar, portanto, é expor ideias de maneira convincente. O advogado precisa dispor de uma adequada argumentação, pois o que se fala implica diretamente na vida de seu cliente, assim é importante ter a noção de que sua argumentação deve estar permeada pela consistência para ter sucesso nas causas defendidas.

O que são argumentos objetivos e subjetivos?

Quando julgamos observado apenas aquilo que pensamos ou achamos, estamos emitindo uma opinião. Já a impressão é o efeito que isso afeta nossos sentidos e sentimentos. A argumentação subjetiva tem caráter literário, utiliza linguagem conotativa e particulariza a ideia, já que tem como base as experiências do autor.

Quais são os meios para se atingir os objetivos da argumentação jurídica?

Quanto aos argumentos, geralmente são necessários a introdução, argumentos de autoridade, argumentos de oposição e conclusão, cujos quais serão analisados mais adiante em capítulo próprio. Há quem defenda que uma boa petição inicial, em toda sua estrutura, para os casos simples, não demanda mais do que dez laudas.

O que fundamenta a argumentação?

Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia. Para que a argumentação seja convincente é necessário levar o leitor a um “beco sem saída”, onde ele seja obrigado a concordar com os argumentos expostos.

Quais são os tipos de argumentos que existem?

A argumentação pode ser feita pelos seguintes tipos: argumento de autoridade, argumento histórico, argumento de exemplificação, argumento de comparação e argumento de raciocínio lógico.

O que é argumentação explique?

Pode-se definir a argumentação como a ação verbal pela qual se leva uma pessoa e/ou todo um auditório a aceitar uma determinada tese, valendo-se, para tanto, de recursos que demonstrem sua consistência.

O que são argumentos em um texto?

Argumentação é um conjunto de afirmações, premissas ou suposições que defendem um ponto de vista e que tem por objetivo convencer o leitor sobre algo. Argumentar não é necessariamente atacar ou criticar alguém. Os argumentos também podem ser usados para apoiar os pontos de vista de outras pessoas.

Quais são os três princípios da lógica argumentativa na concepção de Aristóteles?

Para não se enganar com esse tipo de raciocínio, lembre-se que as proposições, como juízo, devem seguir algumas regras fundamentais: Princípio de Identidade: A é A; Princípio de não contradição: é impossível A ser A e não -A ao mesmo tempo; Princípio do terceiro excluído: A é y ou não-y, não há terceira possibilidade.

O que é lógica dedutiva e indutiva?

Diferenças entre Raciocínio Indutivo e Dedutivo

O raciocínio dedutivo, por exemplo, apresenta premissas que definem e estabelecem a conclusão de um fato. Enquanto o raciocínio indutivo fornece os dados que são o principal fundamento da própria conclusão.

Quais são as três partes da lógica formal?

A lógica formal ou menor compreende três partes, que tratam da apreensão e do termo, do juízo e da proposição, e do raciocínio e da argumentação.

Qual o objetivo da utilização das técnicas de argumentação?

Sendo assim, toda argumentação tem como finalidade chegar a um fim, ser persuasivo, o que significa obter resultados. Para que esse objetivo seja atingido, são necessárias boas argumentações. E por mais que a argumentação seja racional, a persuasão, no fundo, acontece por motivos emocionais.

Qual a importância da argumentação jurídica na relação com o magistrado?

É dever do Juiz buscar a melhor solução para o caso concreto, para isso a argumentação é de fundamental importância, o orador tem de se convencer e convencer a todos que aquela norma ou aquele determinado princípio tem de imperar diante ao caso.

O que é uma tese jurídica?

As teses jurídicas são conjuntos temáticos, separados por matéria, que consolidam a jurisprudência mais recente do Superior Tribunal de Justiça.

Como se faz um texto jurídico?

Professora dá dicas para tornar a redação jurídica mais atraente e persuasiva
  1. Prefira verbos mais incisivos. ...
  2. Evite a substantivação dos verbos. ...
  3. Verbos são melhores que adjetivos e advérbios. ...
  4. Prefira o específico, em vez do geral; e o concreto, em vez do abstrato. ...
  5. Evite frases sem substância. ...
  6. Seja direto.

O que é e do que se trata a chamada tese jurídica?

Referida tese jurídica consiste numa hipótese interpretativa da lei, aceita e firmada pelo tribunal que se incumbiu do julgamento do recurso.

O que é uma argumentativa?

1. Que encerra argumento. 2. Que serve de argumento.

Artigo anterior
Como trabalhar o som das letras na educação infantil?
Artigo seguinte
Como fazer um planejamento de conteúdo?