Quais são os elementos da cota?

Perguntado por: Carlos Pereira  |  Última atualização: 2. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (6 avaliações)

Os elementos de cotagem incluem a linha auxiliar, linha de cota, limite da linha de cota e a cota.

Quais são os elementos de cota?

As cotas têm diversos elementos distintos: texto da cota, linhas de cota, pontas de setas e linhas de extensão. Texto da cota é uma sequência de texto que geralmente indica o valor da medida. O texto pode também incluir prefixos, sufixos e tolerâncias. Uma linha de cota indica a direção e a extensão de uma cota.

Quais os tipos de cotagem?

De um modo global e dado que nem sempre os elementos a cotar são rectilíneas definem-se dois tipos fundamentais de cotagem: Linear: linhas de cota rectilínea. Angular: linhas de cota não rectilíneas.

Quais são os 4 elementos gráficos para a representação de uma cota?

Os elementos gráficos para a representação da cota são (Figura 17): Linha de cota; • Linha auxiliar; • Limite da linha de cota (seta ou traço oblíquo); • Valor numérico da cota. As linhas auxiliares e de cotas devem ser desenhadas como linhas estreitas contínuas.

O que é uma cota no desenho técnico?

A cotagem, no sentido mais estrito, é a representação gráfica no desenho das características de um elemento, através de linhas, símbolos, notas e valor numérico numa unidade de medida. A cotagem normaliza o intercâmbio das informações entre as diversas partes envolvidas no projeto.

Cotagem de elementos do desenho técnico

39 questões relacionadas encontradas

O que são as cotas?

No dicionário Caldas Aulete digital, "cota" ou "quota" admite diversos significados. No entanto, dois deles merecem destaque: "parcela de um todo que cabe a cada um de seus possuidores ou aos que a ele têm direito"; "porção de alguma coisa concreta ou abstrata".

Como identificar as cotas?

As cotas devem ser sempre indicadas nas vistas onde os elemen- tos aparecem melhor representados. Já o furo aparece representado por linhas tracejadas, na vista frontal. Sempre que possível, deve-se evitar a cotagem de ele- mentos representados por linhas tracejadas.

Quais são os elementos necessários para a cotagem de um desenho?

A cotagem é normalizada pela norma ABNT/NBR 10126/1987. Para interpretar desenhos cotados você̂ deve conhecer três elementos básicos: cota ou valor numérico, linha de cota e linha auxiliar. Os elementos de cotagem aparecem dispostos no desenho técnico de acordo com as caracterísacas das pecas.

Quais são os elementos de cotagem que são geralmente representados nas vistas ortográficas?

Cotagem em desenho técnico

Para interpretar os desenhos cotados você deve conhecer três elementos básicos: cota (ou valor numérico), linha de cota e linha auxiliar.

Quais os elementos fazem parte do sistema de cotagem explique cada um deles?

ELEMENTOS DE COTAGEM (consultar a norma ABNT NBR 10126/1987). Incluem: - linha auxiliar (ou linha de chamada), linha de cota, limite da linha de cota e a cota. - as linhas auxiliares e as cotas são desenhadas com linhas estreitas contínuas.

Quais os tipos de cotas no desenho técnico?

1. Cotagem em cadeia ou série – Tipo de cotagem onde as cotas se apresentam dispostas em sucessão. 2. Cotagem por elemento de referência – Essa técnica é usada quando um determinado número de cotas, com a mesma direção, é definido em relação a uma origem comum.

Qual a diferença entre cotas e cotagem?

As cotas podem ser colocadas em cadeia (COTAGEM EM SÉRIE), na qual as cotas de uma mesma direção são referenciadas umas nas outras. Ou podem ser colocadas tendo um único elemento de referência (COTAGEM EM PARALELO).

O que é uma cota aditiva?

A cotagem aditiva em duas direções é uma maneira prática de indicar a localização dos furos. O mesmo ponto 0 serve de origem para a indica- ção das cotas em duas direções, como você pode ver no desenho técnico, a seguir. A localização de cada furo é determinada por um par de cotas.

Quais são os elementos de cotagem?

Os elementos de cotagem incluem a linha auxiliar, linha de cota, limite da linha de cota e a cota. Os vários elementos da cotagem são mostrados nas Figuras 3 e 4. As linhas auxiliares e cotas são desenhadas como linhas estreitas contínuas, conforme NBR 8403, mostrado nas Figuras 3 e 4.

Quais os princípios para se cotar um objeto?

As cotas devem ser localizadas de tal modo que elas não sejam cortadas ou separadas por qualquer outra linha. deles deve ser utilizado num mesmo desenho: a) método 1: - as cotas devem ser localizadas acima e parale- lamente às suas linhas de cotas e preferivelmente no centro (ver Figura 16).

O que é cota funcional?

A cotagem pode ser: funcional e não funcional Cotagem funcional: Essencial para a função do objeto ou local (F). Muitas vezes depende de um cálculo de resistência do elemento. Estas dimensões devem aparecer explicitamente no desenho e não devem ser deduzidas de outras dimensões ou obtidas a partir da escala do desenho.

Quais são as três vistas essenciais utilizadas em desenho técnico?

Nomes das vistas

A vista representada no plano vertical, é denominada de vista frontal. A vista representada no plano horizontal, é denominada de vista superior. A vista representada no plano lateral é denominada de vista lateral esquerda (pois estamos observando o modelo pelo lado esquerdo).

Qual linha é utilizada para representar detalhes não visíveis nas vistas de desenho técnico?

A linha tracejada costuma ser feita em contornos não visíveis, como a aresta traseira de um cubo em perspectiva ou um rebaixo na face oposta mostrada em uma vista.

Em que Vista está representado o corte?

A vista frontal está representada em corte porque o observador imaginou o corte vendo o modelo de frente. Sob a vista representada em corte, no caso a vista frontal, é indicado o nome do corte: Corte AA.

Quais são os 3 elementos necessários para uma cotagem?

As medidas básicas são: comprimento, largura e altura. As cotas guardam uma pequena distância acima das linhas de cota (1mm). As linhas auxiliares também guardam uma pequena distância das vistas do desenho (1mm).

O que é cotar um desenho arquitetônico e como deve ser realizado?

COTA – Número que exprime em metro ou em outra unidade de medida a distância entre dois pontos no desenho arquitetônico. ... Deve ser disposto de forma que o desenho mostre o máximo possível de detalhes construtivos.

Como fazer as cotas?

Criar cotas lineares
  1. Clique na guia Início > painel Anotação > Cota. ...
  2. Coloque o cursor do mouse sobre um segmento de linha até que a visualização da cota apareça. ...
  3. Para as folgas entre as cotas, use os snaps ao objeto para localizar os pontos de cota (1,2) e clique na localização desejada para a linha de cota (3).

Qual é a linha de cota?

Linhas de Cota – são linhas retas ou arcos, normalmente com setas na extremidade, a traço contínuo fino, paralelas ao contorno do elemento cuja dimensão define.

Quais as cotas que determinam a posição do furo?

O tamanho do furo é determinado por duas cotas: altura= 16mm, compri- mento= 16mm. Veja como estas cotas aparecem dispostas na vista frontal.

Qual linha encosta na linha de cota?

Linhas de chamada/auxiliar: são linhas finas, paralelas entre si, que limitam a dimensão indicada pela cota. Elas não devem encostar no desenho. Linhas de cota: são linhas finas, com flechas de até 15º nas extremidades, e paralelas a superfícies dimensionadas. Em desenho mecânico utilizam-se setas cheias, preenchidas.

Artigo anterior
Quantos e quais são os sujeitos de uma relação processual processo )?
Artigo seguinte
O que faz o abdômen inchar?