Quais são os elementos comuns nos crimes contra as relações de consumo?

Perguntado por: Francisco Matos de Azevedo  |  Última atualização: 30. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (67 avaliações)

Elementos comuns dos crimes contra as relações de consumo:
  • Sujeito Ativo – é o fornecedor.
  • Sujeito Passivo – principal, a coletividade, secundário, o consumidor.
  • Objeto Material – é o produto.
  • Elemento Subjetivo – é o dolo de perigo (vontade livremente dirigida no sentido de expor o objeto jurídico a perigo de dano).

Quais são os elementos que compõem a relação de consumo?

Toda relação de consumo deve ter obrigatoriamente três elementos, o elemento subjetivo, que é a relação entre o consumidor e o fornecedor, o objetivo (o produto ou serviço) e finalístico – o consumidor deve ser o destinatário final.

Quais os 3 elementos da relação de consumo fundamente a resposta?

É a relação de consumo é o “tripé” formado por consumidor, fornecedor e produto/serviço. Quando constatada, as normas aplicadas são as do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

Quais os crimes contra as relações de consumo?

Art. 7º Constitui crime contra as relacoes de consumo: IX - vender, ter em depósito para vender ou expor à venda ou, de qualquer forma, entregar matéria-prima ou mercadoria, em condições impróprias ao consumo; Pena - detenção, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, ou multa.

O que caracteriza crime contra o consumidor?

O crime somente se caracterizará quando a omissão puder repercutir na esfera de bens jurídicos fundamentais do consumidor: vida, saúde, integridade corporal, liberdade, segurança e patrimônio. Fora de tais situações, nas quais haja probabilidade e não mera possibilidade de dano, não há de se falar em adequação típica.

Concurso PC GO | Crimes contra as Relações de Consumo - Prof. Priscila Souto

22 questões relacionadas encontradas

O que são sinais ostensivos?

As omissão sinais ostensivos ou de dizeres

O Aludido artigo tem por objetivo de exigir que o fornecedor informe ao consumidor sobre a periculosidade ou nocividade dos serviços ou produtos oferecidos, de maneira objetiva, clara e inequívoca, protegendo, sobretudo, a vida deste.

Quem responde pelos crimes contra o consumidor?

25 da Lei n. 7.492/86, art. 173, § 5o, da CRFB) parte da doutrina entende que em relação aos crimes de consumo existe a responsabilidade penal da pessoa jurídica na pessoa dos administradores, diretores e gerentes (art. 75 do CDC).

O que diz o artigo 66?

Fazer afirmação falsa ou enganosa, ou omitir informação relevante sobre a natureza, característica, qualidade, quantidade, segurança, desempenho, durabilidade, preço ou garantia de produtos ou serviços: Pena - Detenção de três meses a um ano e multa.

Quais são os crimes fazendários?

III - facilitar o servidor fazendário, com infração de dever funcional, a prática de contrabando ou descaminho; IV - oferecer ou prometer vantagem indevida a servidor fazendário, para que este deixe de cobrar tributo ou contribuição, ou venha a cobrá-los em quantia menor que a devida. Art.

O que é o crime de descaminho?

Descaminho é um crime de ordem tributária, definido como “iludir, no todo ou em parte, o pagamento de direito ou imposto devido pela entrada [no País], pela saída [do País] ou pelo consumo de mercadoria”. É diferente de contrabando, que envolve produtos proibidos.

Quais são os sujeitos da relação de consumo?

De acordo com o art. 2º, é “toda pessoa física ou jurídica que adquire ou utiliza produto ou serviço como destinatário final”.

O que se entende por relação de consumo?

Relações de consumo são aquelas nas quais há um consumidor, um fornecedor e um produto que ligue um ao outro. Note que para haver relação de consumo necessariamente tem que existir os três elementos.

Quais são os tipos de consumidores?

Os principais tipos de consumidores são o iniciador (que dá a ideia de compra), o influenciador (que a recomenda), o decisor (que é quem bate o martelo para que ela aconteça), o comprador (que a efetiva) e o usuário (que se beneficia dela).

Quais produtos podem ser objeto de uma relação de consumo?

Produto é qualquer bem corpóreo ou incorpóreo passível de apropriação que tenha valor econômico e possa ser objeto de relação de consumo. Incluem-se, entre esses produtos, a eletricidade e o gás. Podem ser: Moveis e Imóveis – os bens semoventes (animais) estão sujeitos à legislação ambiental.

Qual é a sua relação com o consumismo?

No consumo, o ato de comprar está diretamente relacionado à necessidade ou à sobrevivência. Já quando se trata de consumismo, essa relação está rompida, ou seja, a pessoa não precisa daquilo que está adquirindo. O consumismo está vinculado ao gasto em produtos sem utilidade imediata, supérfluos.

Quais os elementos presentes numa relação jurídica?

A relação jurídica obrigacional é composta por três elementos essenciais, que são: o subjetivo, o objetivo e o espiritual. O subjetivo ou pessoal, que diz respeito aos sujeitos da relação jurídica, ou seja, o sujeito ativo (credor) e o sujeito passivo (devedor).

O que é delegacia de crimes fazendários?

A DRE atua em duas principais frentes investigativas: o combate ao tráfico doméstico e o fornecimento de drogas, na repressão ao comércio de drogas nas cidades de Cuiabá e Várzea Grande e os carregamentos de drogas vindos das fronteiras com a Bolívia e o Paraguai.

Quais são os órgãos da Fazenda Pública?

  • Casa Civil da Presidência da República.
  • Ministério da Justiça.
  • Ministério da Fazenda.
  • Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil.
  • Ministério da Cultura.
  • Ministério do Trabalho.
  • Ministério do Desenvolvimento Social.
  • Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

Quais são os três tipos de crimes tributários?

Classificação de crimes tributários
  1. Sonegação. Ocorre quando o contribuinte tenta impedir que a autoridade fazendária tenha conhecimento dos fatos geradores das obrigações tributárias ou omite condições pessoais que interferem no cálculo de impostos devidos. ...
  2. Fraude. ...
  3. Conluio.

Quais são os direitos do consumidor?

O consumidor tem o direito de exigir que tudo o que for anunciado seja cumprido. Se o que foi prometido no anúncio não for cumprido, o consumidor tem direito de cancelar o contrato e receber a devolução da quantia que havia pago. A publicidade enganosa e a abusiva são proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor.

É direito do consumidor à informação adequada e clara?

6º do CDC, um dos direitos básicos do consumidor é a "informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, com especificação correta de quantidade, características, composição, qualidade e preço, bem como sobre os riscos que apresentam" (inciso III), sendo a liberdade de escolha um direito assegurado ao ...

O que diz o artigo 22 do Código de Defesa do consumidor?

22. Os órgãos públicos, por si ou suas empresas, concessionárias, permissionárias ou sob qualquer outra forma de empreendimento, são obrigados a fornecer serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais, contínuos.

Como o CDC protege penalmente o consumidor?

O Código de defesa do Consumidor além de proteger civelmente e administrativamente também protege penalmente os consumidores. Para tanto, o legislador inseriu no diploma consumerista algumas condutas tipificadas como delituosas que quando infringidas sujeitam o fornecedor ao cumprimento de determinadas penas.

É lei especial em razão do sujeito?

É o Código do Consumidor uma lei especial e em razão dessa circunstância ele prevalece sobre o Código Penal, a lei geral quando houver conflito entre as normas. Art.

Quais são as penas previstas para os crimes prescritos no CDC?

Outro artigo que tipifica condutas penalmente praticadas no CDC é o artigo 65, conforme escritura: “Art. 65 - Executar serviço de alto grau de periculosidade, contrariando determinação de autoridade competente: Pena - Detenção de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos e multa.

Artigo anterior
O que é placa mãe Micro-atx?
Artigo seguinte
Quais são as doenças crônicas não transmissíveis?