Quais são os efeitos da evicção?

Perguntado por: Alícia Santos  |  Última atualização: 5. Januar 2025
Pontuação: 4.9/5 (51 avaliações)

Na evicção parcial, o evicto pode requerer a rescisão do contrato e a indenização pela perda. No caso de existir interesse na continuidade do bem, é possível requerer somente a indenização. E, por fim, se a perda não for considerável, fará jus apenas a indenização.

Quais as características da evicção?

Para o direito civil, evicção é a perda de um bem por ordem judicial ou administrativa, em razão de um motivo jurídico anterior à sua aquisição. Em outras palavras, é a perda de um bem pelo adquirente, em consequência de reivindicação feita pelo verdadeiro dono.

O que é responsabilidade pela evicção?

Neste caso, conforme o texto do artigo 447, a pessoa que vendeu o bem (mas não era o dono) responde pela evicção, ou seja, o comprador que perdeu o bem pode requerer do vendedor a devolução integral do preço pago, além de outras indenizações previstas no artigo 450.

Quando ocorre a evicção?

Em face dessa definição, pode deduzir-se que o direito à evicção pro- vém: (a) da perda total ou parcial da coisa adquirida pelo comprador; (b) a perda deve resultar de sentença que atribua a mesma coisa a outrem que não o vendedor; (c) a perda da coisa deve ter por fundamento direito anterior ao contrato de compra e ...

Qual o valor da coisa quando sofre evicção?

Desse modo, a evicção pode ser reforçada mediante acordo das partes contratantes, situação que pode ser exemplificada, quando as partes, expressamente, estabelecem que a indenização decorrente da evicção equivalerá ao dobro do preço pago pela coisa, tal qual ocorria no Direito romano, com a stipulatio duplae.

AULA 16 - DA EVICÇÃO

22 questões relacionadas encontradas

Quais são os direitos do evicto?

455. Se parcial, mas considerável, for a evicção, poderá o evicto optar entre a rescisão do contrato e a restituição da parte do preço correspondente ao desfalque sofrido. Se não for considerável, caberá somente direito a indenização.

Quem responde pela evicção?

Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção. Subsiste esta garantia ainda que a aquisição se tenha realizado em hasta pública.

Quais são os tipos de evicção?

A evicção total se dá pela perda total da coisa; a evicção parcial se dá pela perda de parte da coisa.

Quanto à evicção é correto afirmar que?

é necessária a comprovação do trânsito em julgado da sentença que reconhece a evicção para que o evicto possa exercer os direitos dela resultantes.

O que diz o artigo 450 do Código Civil?

O art. 450 , parágrafo único , do Código Civil estabelece que o preço ser restituído ao evicto é o do valor da coisa na época em que esta se evenceu. O inciso III do art. 450 do Código Civil estabelece serem devidas as despesas com honorários do advogado constituído pelo evicto.

O que é garantia ou reforço da evicção?

Evicção é uma garantia legal ofertada ao adquirente, já que se ele vier a perder a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, possa ele recobrar de quem lhe transferiu esse domínio, ou que pagou pela coisa.

Não é possível haver evicção no caso de contrato gratuito?

Não é possível haver evicção no caso de contrato gratuito? Correto, não é possível haver evicção no caso de contrato gratuito. A evicção ocorre quando o comprador perde a posse do bem adquirido devido a uma decisão judicial ou administrativa, ou seja, quando é privado do direito de posse por uma ação legal.

Qual a principal diferença entre vício redibitório e evicção?

O vício redibitório trata de características do bem, enquanto a evicção trata de uma relação jurídica anterior.

O que diz o artigo 447 do Código Civil?

447. Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção. Subsiste esta garantia ainda que a aquisição se tenha realizado em hasta pública.

Quem é o alienante em um contrato?

Embora seja um contrato de compra e venda, ao alienar um estabelecimento empresarial a lei e a doutrina adota utilização de uma nomenclatura específica para as partes do negócio jurídico: Alienante: papel ocupado por quem vende o estabelecimento. Adquirente: lugar ocupado por quem está comprando o estabelecimento.

O que quer dizer a palavra esbulho?

O esbulho consiste na privação da coisa por intervenção de terceiro, contra a vontade do possuidor. Quando ocorre o esbulho, uma terceira pessoa assume o controlo material da coisa, afastando o controlo material da coisa anteriormente assegurado pelo possuidor.

É vedado as partes ainda que por cláusula expressa diminuir ou excluir a responsabilidade pela evicção?

É vedado às partes diminuir ou excluir a responsabilidade pela evicção, ainda que por cláusula expressa. Nos contratos onerosos, o alienante responde pela evicção. Não subsiste, no entanto, esta garantia se a aquisição se tenha realizado em hasta pública.

O que é vício redibitório exemplos?

Vícios redibitórios são os defeitos ocultos ou v1c1os da coisa recebida em virtude de contrato comutativo ou de doação gravada de encargo que a tornam imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuem o valor, e que podem acarretar ou a rejeição dela ou o abatimento no preço.

Qual a natureza jurídica da evicção?

CONCEITO E NATUREZA JURÍDICA DA EVICÇÃO

A responsabilidade daquele que transfere a coisa é relativa aos riscos de terceiro interferir na fruição do direito ao bem, ou seja, o turbando a posse ou propriedade. O alienante deve garantir a legitimidade do direito que transfere, não podendo este conter defeito.

O que é uma ação Redibitória?

1) Ação redibitória – ação na qual o adquirente dispensa o recebimento da coisa diante da existência de um vício (defeito) redibitório e exige a devolução do valor das prestações que já foram pagas referentes ao objeto do contrato, gerando assim o desfazimento do contrato.

O que é indenização dos frutos?

Provada a ocupação indevida e de má-fé, a partir da contra-notificação, surge o dever de restituir os frutos civis percebidos indevidamente.

O que é uma condição suspensiva?

Se até à verificação desse evento o negócio não puder produzir os seus efeitos, a condição diz-se suspensiva; se a ocorrência do evento fizer cessar os efeitos do negócio, a condição diz-se resolutiva. Enquanto a condição não se verifica, está-se numa situação de pendência.

Como se dá a extinção dos contratos?

Mas como e quando se extingue um contrato? A extinção normal se dá com o cumprimento das obrigações contratuais, por ambas as partes. A extinção anômala, pela rescisão ou pela anulação do contrato. Pela execução das obrigações contratuais.

Quais são os tipos de novação?

O Código Civil vigente reconhece, em seu art. 360, duas modalidades de novação, a objetiva e a subjetiva .

O que diz o artigo 441 do Código Civil?

441. A coisa recebida em virtude de contrato comutativo pode ser enjeitada por vícios ou defeitos ocultos, que a tornem imprópria ao uso a que é destinada, ou lhe diminuam o valor.

Artigo anterior
O que significa situação do benefício concluído?
Artigo seguinte
Porque Esaú bateu em Maalate?