Quais são os dois princípios do nome empresarial?

Perguntado por: Gabriela Antunes Costa  |  Última atualização: 26. Juni 2025
Pontuação: 5/5 (38 avaliações)

NOME EMPRESARIAL - O nome empresarial obedecerá ao princípio da veracidade e da novidade, incorporando os elementos específicos ou complementares exigidos ou não proibidos em lei. O nome empresarial da EIRELI pode ser de dois tipos: DENOMINAÇÃO ou FIRMA.

Quais são as duas espécies de nome empresarial?

O nome empresarial poderá ser de dois tipos, que são a DENOMINAÇÃO SOCIAL ou FIRMA SOCIAL.

Quais são as principais características do nome empresarial?

O nome empresarial possui como uma das suas características a inalienabilidade e imprescritibilidade. Abaixo, separamos o que significa cada uma. Inalienabilidade: refere-se a proibição dele ser vendido ou cedido para outra pessoa ou organização, isso só não ocorre se ele for um elemento do estabelecimento da empresa.

Quais os requisitos do nome empresarial?

Estabelece que deve ser verdadeiro o nome do sócio (no caso de razão social) ou do titular da firma individual e sincera a indicação da atividade que venha a incorporar o nome (deve estar explicitada no objeto da empresa).

Como definir nome empresarial?

O nome comercial deve ser o do titular. Se houver um nome idêntico a um já registrado, ele poderá ser abreviado, desde que não seja o último sobrenome, ou ser adicionado um termo que indique a principal atividade econômica explorada pela empresa como elemento diferenciador.

AGU Explica - Nome Empresarial

40 questões relacionadas encontradas

Como funciona o nome empresarial e sua proteção?

A proteção ao nome empresarial se dá mediante a inscrição da empresa na Junta Comercial, ou seja, a proteção decorre automaticamente do registro do empresário ou da sociedade empresária na Junta Comercial.

Qual a importância de um nome empresarial?

É importante lembrar que o nome da empresa é uma parte fundamental da identidade da organização e deve ser cuidadosamente gerenciado e protegido. Com o nome certo e uma estratégia de marca sólida, a empresa pode se destacar no mercado e construir uma reputação sólida e duradoura.

Qual a diferença entre marca e nome empresarial?

O nome empresarial é o nome registrado na Junta Comercial, a identidade do CNPJ. Já a marca é aquela identificação que você cria para aparecer no mercado e para distinguir seus produtos e serviços no mercado.

O que é razão social e nome empresarial?

A Razão Social de uma empresa é o seu nome jurídico e é utilizada nos contratos e documentos oficiais do negócio. Também pode ser chamada por denominação social ou firma empresarial. Muitos empreendedores podem confundir este termo com o nome fantasia, ficando em dúvida principalmente na hora de abrir seu negócio.

Como se cria um nome empresarial como se chamam os dois tipos Há sinónimos?

Existem, como dito acima, dois tipos de nome empresarial: a firma e a denominação. Atenção: é comum que no cotidiano, na linguagem coloquial, adotemos a expressão firma como sinônimo de empresa, comércio. Todavia, esta é uma imprecisão terminológica. Juridicamente falando, a firma é uma espécie de nome empresarial.

Quanto ao nome empresarial é correto afirmar que?

o nome empresarial pode ser objeto de contrato de compra e venda. a sociedade em conta de participação, por possuir personalidade jurídica, pode adotar firma ou denominação. a sociedade anônima será designada somente por meio de denominação.

Qual é a natureza jurídica do nome empresarial?

Em regra, o nome empresarial é titularizado por sociedades empresárias, isto é, pessoas jurídicas, tendo em vista as vantagens econômicas da limitação de responsabilidade patrimonial por parte dos sócios de determinados modelos societários previstos no Código.

Quais as espécies de nome empresarial explique as?

Existem duas espécies de nome empresarial: a firma e a denominação. A firma tem duas classificações: Firma Coletiva: em caso de sociedades que adotam firma; Firma Individual: em caso do empresário individual.

Quais são os três princípios básicos das regras de proteção ao nome empresarial?

18. O nome empresarial atenderá aos princípios da veracidade e da novidade e identificará, quando assim exigir a lei, o tipo jurídico adotado.

Quais as regras para o nome empresarial de sociedades anónimas?

A lei prevê que poderá constar da denominação das sociedades anônimas o nome do fundador, acionista, ou pessoa que haja contribuído para o bom êxito da formação da empresa, mas isto é opcional, e dificilmente é utilizado.

Qual é o objetivo do Direito empresarial?

O Direito Empresarial tem como objetivo cuidar o exercício da atividade econômica organizada de fornecimento de bens e serviços, a chamada empresa. Seu objeto de estudo é resolver os conflitos de interesses envolvendo empresários ou relacionados às empresas que eles exploram.

Quanto ao nome empresarial?

Considera-se nome empresarial (antiga "razão social") a firma ou a denominação adotada para o exercício de empresa. Equipara-se ao nome empresarial, para os efeitos da proteção da lei, a denominação das sociedades simples, associações e fundações.

Qual a diferença de razão social e denominação social?

A razão social nada mais é do que o nome que a empresa vai receber. A empresa pode receber dois tipos de nomes: a denominação social e a firma. A denominação social pode ser um nome estrangeiro, algo que remeta à atividade da empresa, pode ser uma sigla, uma abreviação. Já a firma leva sempre o nome dos sócios.

Quais são as características de uma sociedade em nome coletivo?

A sociedade em nome coletivo é um tipo societário onde todos os sócios são solidários e todos respondem ilimitadamente pelas dívidas da sociedade, ou seja, a dívida da sociedade pode atingir os bens dos sócios. De acordo com o art. 1.039 do CC, essa sociedade é constituída, necessariamente, por pessoas físicas.

Qual o nome do princípio no qual é vedado registrar um nome empresarial igual ou similar a outro previamente registrado na Junta Comercial?

Art. 23. Observado o princípio da novidade, a Junta Comercial não arquivará atos com nome empresarial idêntico a outro já registrado.

O que significa CNPJ como nome empresarial?

Também é o adastro do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica). O nome empresarial será o utilizado para a identificação da pessoa jurídica em contratos, procurações, escrituras públicas ou em qualquer outro documento oficial.

É vedada a alienação do nome empresarial?

Somente através do trespasse o nome empresarial pode ser transferido, sendo vedada a alienação do nome empresarial em qualquer modalidade senão o trespasse.

Qual a diferença entre nome empresarial título do estabelecimento e marca?

O título do estabelecimento é o mesmo que nome fantasia, ou seja, é o nome que o empresário utiliza para identificar o seu estabelecimento. É o nome pelo qual a empresa é conhecida pelo público em geral, como Nike, Adidas, etc. Já, o nome empresarial é a denominação adotada para o exercício da empresa.

Qual é a visão do Código Civil em relação à inalienabilidade do nome empresarial?

1.164. O nome empresarial não pode ser objeto de alienação. Parágrafo único. O adquirente de estabelecimento, por ato entre vivos, pode, se o contrato o permitir, usar o nome do alienante, precedido do seu próprio, com a qualificação de sucessor.

O que é o objetivo social?

Podemos dizer que o objeto social é alma do seu contrato. É nele que vai constar o seu propósito como empresa, que atividades vão ser realizadas – enfim o que você pretende executar.

Artigo anterior
Como fazer curvas de nível cálculo?
Artigo seguinte
O que os jogos pedagógicos desenvolvem?