Como se faz um discurso direto?
Perguntado por: Jéssica Assunção Ferreira | Última atualização: 28. April 2022Pontuação: 4.2/5 (22 avaliações)
O discurso direto acontece quando a fala de um personagem é apresentada com o uso de dois-pontos, aspas e travessão: Antônio disse: — Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda! “Vocês estão julgando esta moça sem saber da história toda”, disse Antônio.
O que é um discurso direto?
É aquele no qual reproduzimos fielmente nossas palavras e as do nosso interlocutor em um diálogo. Durante a construção desse tipo de discursos, é comum o uso de verbos declarativos, que podem ser: disse, respondeu, afirmou, ponderou, sugeriu, perguntou, indagou, etc.
O que é um discurso indireto exemplos?
O discurso indireto é caracterizado pela intervenção do narrador no discurso, ao utilizar as suas próprias palavras para reproduzir as falas dos personagens. Esse tipo de discurso sempre é feito na 3ª pessoa. Exemplos: O aluno afirmara que precisava estudar muito para a prova.
O que é discurso direto e indireto exemplos?
Discurso direto: — Eu comecei minha dieta ontem. Discurso indireto: Ela disse que começara sua dieta no dia anterior. Discurso direto: — Vou ali agora e volto rápido. Discurso indireto: Ele disse que ia lá naquele momento e que voltava rápido.
O que é um discurso indireto no texto?
Já no discurso indireto, o próprio narrador é responsável por explicar a fala dos personagens, o que confere um certo distanciamento àquele trecho da narrativa e seus elementos. Vamos transpor o exemplo acima para o discurso indireto: Antônio disse a eles que estavam julgando a moça sem saber da história toda.
DISCURSO DIRETO E DISCURSO INDIRETO
Como identificar discurso direto?
O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.
O que é discurso exemplos?
Discurso é toda situação que envolve a comunicação dentro de um determinado contexto e diz respeito a quem fala, para quem se fala e sobre o que se fala. Quanto à fala, na narração pode vir de três formas: discurso direto, discurso indireto e discurso indireto livre.
Quais as principais características do discurso direto?
No discurso direto, o narrador dá uma pausa na sua narração e passa a citar fielmente a fala do personagem. O objetivo desse tipo de discurso é transmitir autenticidade e espontaneidade. Assim, o narrador se distancia do discurso, não se responsabilizando pelo que é dito.
São características do discurso indireto exceto?
Sobre o discurso indireto é correto afirmar, EXCETO: a) No discurso indireto, o narrador utiliza suas próprias palavras para reproduzir a fala de um personagem.
Qual é o objetivo do discurso indireto?
O discurso indireto é a apresentação das falas das personagens de uma narrativa feita pelas palavras do narrador. Nesse tipo de discurso as personagens não se exprimem livremente, porque é o narrador que fala pelas personagens.
Quais são os tipos de discurso?
...
Passagem do discurso direto para discurso indireto
- nas pessoas do discurso;
- nos tempos verbais;
- na pontuação das frases;
- nos advérbios e adjuntos adverbiais.
Como fazer um discurso exemplo?
- Mostre um exemplo interessante sobre o tema.
- Cite estatísticas notáveis.
- Faça uma pergunta retórica.
- Seja ousado e fale uma frase impactante.
- Conte uma história.
- Não tenha medo de utilizar o humor.
- Cite outra pessoa.
Para que serve o discurso?
Trata-se do ato verbal e oral de se dirigir a um público, com o objetivo de comunicar ou expor algo, mas também de persuadir. Para a linguística e as ciências sociais, o discurso é uma forma de linguagem escrita (texto) ou falada (conversação no seu contexto social, político ou cultural).
Qual é a diferença entre texto e discurso?
O discurso apresenta-se como um pensamento coletivo, ou seja, um conjunto de ideias comuns, partilhadas por um grupo. O texto é a manifestação concreta do discurso através de uma forma de linguagem, que pode ser verbal ou não verbal: literatura, pintura, música, fotografia,...
Quais são as marcas do discurso direto?
- É uma transcrição exata da fala das personagens;
- Ocorre sem a participação do narrador;
- É introduzido por verbos de elocução que anunciam o discurso (dizer, perguntar, responder, comentar, falar, observar, retrucar, replicar, exclamar, aconselhar, gritar, murmurar);
Como as falas em discurso direto são representadas?
Para construir o discurso direto, usamos o travessão e certos verbos especiais, que chamamos de verbos "de dizer" ou verbos dicendi. São exemplo de verbos dicendi os verbos falar, dizer, responder, retrucar, indagar, declarar, exclamar e assim por diante.
Qual a importância do discurso para o texto?
A Análise do Discurso nos fornece métodos teóricos eficientes para a análise de todo tipo de discurso, como também nos auxilia a ultrapassar a superficialidade da primeira leitura de um texto.
Qual o objetivo da Análise do Discurso?
Empreender a análise do discurso significa tentar entender e explicar como se constrói o sentido de um texto e como esse texto se articula com a história e a sociedade que o produziu. O discurso é um objeto, ao mesmo tempo, lingüístico e histórico; entendê-lo requer a análise desses dois elementos simultaneamente.
O que é discurso textual?
Trata-se de uma transcrição fiel da fala dos personagens, que, para introduzi-las, o narrador utiliza-se de alguns sinais de pontuação, aliados ao emprego de alguns verbos de elocução, tais como: dizer, perguntar, responder, indagar, exclamar, ordenar, entre outros.
Quais as etapas de um discurso?
4 “O discurso retórico possui quatro pilares, correspondentes às etapas de organização do discurso: invenção, disposição, elocução e ação.
Qual a estrutura de um discurso?
A descrição apresenta três passos básicos: Introdução: apresentação do que se pretende descrever. Desenvolvimento: caracterização subjetiva ou objetiva da descrição. Conclusão: finalização da apresentação e caracterização de algo.
Quais os principais tipos de discursos textuais?
- Discurso direto. O narrador apresenta a própria personagem falando diretamente, permitindo ao autor mostrar o que acontece em lugar de simplesmente contar.
- Discurso indireto. O narrador interfere na fala da personagem. ...
- Discurso indireto livre.
Qual a diferença entre discurso indireto e discurso indireto livre?
O discurso indireto se distingue do discurso indireto livre porque nele ocorre a intervenção do narrador na voz das personagens. No discurso indireto, o narrador usa as suas próprias palavras para transmitir a fala das personagens. Discurso indireto livre: Helena chegou cansada do trabalho.
O que é narrador onisciente neutro?
Narrador Onisciente Neutro
O nome já indica que, diferente do intruso, esse narrador é neutro e, portanto, não insere observações sobre a trama. Aqui, ele se ocupa somente das descrições dos personagens e da narração da história. Sendo assim, seu relato é imparcial e não influencia o leitor.
O que é discurso indireto em inglês?
O reported speech equivale ao discurso indireto na língua inglesa, ou seja, a reprodução da fala de alguém. Como o objetivo é contar aquilo que foi dito por outros sujeitos, o reported speech é aplicado em situações que aconteceram no passado.
Para que serve o abdominal lateral?
Quantos são os anagramas da palavra Mississipi?