Quais são os documentos que o vendedor pode deve exigir do comprador por ocasião da celebração do contrato de compra e venda de um imóvel?

Perguntado por: Catarina Sofia Neves Cruz Nascimento  |  Última atualização: 17. April 2022
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Documentos do imóvel necessários
  • Cópia autenticada da escritura definitiva registrada no Cartório de Registro de Imóveis. ...
  • Certidão atualizada de ônus reais. ...
  • Certidão negativa de IPTU. ...
  • Verifique se as contas de água, luz e gás estão em dia.

Quais documentos exigir do vendedor de imóvel?

Documentos do vendedor do imóvel
  • #1 RG, CPF e título de eleitor.
  • #2 Comprovante de Estado Civil.
  • #3 Certidão Negativa de Ações Cíveis.
  • #4 Certidão Negativa de Tutela e Interdição.
  • #5 Certidão Negativa de Feitos Estaduais, Federais e Trabalhistas.
  • #6 Certidão Negativa de Débitos (CND)
  • #7 Certidão Negativa de Ônus Reais.

Quais são os documentos necessários do comprador para que a venda avista seja concretizada e se for financiada?

Certidão negativa vintenária de ônus reais.
...
Contrato de compra de venda
  • Todas as informações dos compradores e vendedores, como nome completo, RG, CPF, título de eleitoral, profissão e estado civil.
  • Valor total do imóvel.
  • Forma de pagamento.
  • Valor dado como sinal.
  • Período das parcelas pagas e taxas de juros envolvidas.

Quais documentos são necessários para fazer um contrato de compra e venda?

Para vendedores
  • Documentos pessoais (RG e CPF)
  • Certidão de casamento (se for o caso)
  • Comprovante de endereço.
  • Certidão negativa de débitos.
  • Certidão negativa de protestos.
  • Certidão dos distribuidores judiciais.

Quais documentos devem ser levantados antes da aquisição de um imóvel?

Documentação do imóvel
  • Certidão atualizada de registro do imóvel. Esse documento comprova exatamente qual é a situação do apartamento. ...
  • Certidão de ônus reais. ...
  • Certidão de quitação fiscal e situação enfitêutica ou guias de IPTU pagas. ...
  • Declaração de quitação de obrigações condominiais.

CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL (Prof° Júlio César Sanchez)

27 questões relacionadas encontradas

O que é preciso conferir antes de comprar um imóvel?

Confira a seguir os 5 documentos mais importantes a consultar antes de fechar negócio e comprar um imóvel.
  1. Matrícula atualizada. ...
  2. Certidão do IPTU. ...
  3. Certidão negativa dos tributos. ...
  4. Declaração de inexistência de débitos condominiais. ...
  5. Classificação como utilidade pública.

Quais são os documentos de um imóvel?

Documentos necessários do imóvel
  • Matrícula do imóvel atualizada;
  • Escritura do imóvel atualizada;
  • Certidão de “Habite-se”;
  • Certidão Negativa de Ônus Reais;
  • Certidão Negativa dos Cartórios de Protestos;
  • Certidão Negativa de Débitos Condominiais;

Como se faz um contrato de compra e venda?

  1. 1- Verifique se o imóvel está bem descrito no contrato.
  2. 2- Verifique se quem está vendendo tem poderes para isso.
  3. 3- O contrato de compra e venda é apenas uma promessa.
  4. 4- É importante deixar claro o preço e o prazo para pagamento.
  5. 5- Deixe claro o momento em que a posse será entregue ao comprador.

Como faço para registrar um contrato de compra e venda?

Registrar um contrato de compra e venda, quando o imóvel é pago à vista, pode ser um nome informal dado ao registro da escritura do imóvel em um Cartório de Notas. O registro simples de um contrato assinado entre compradores e vendedores não tem valor jurídico, mas a escritura, sim.

Como montar um contrato de compra e venda de imóvel?

O que um contrato de compra e venda de imóvel precisa ter?
  1. Dados pessoais do comprador e vendedor. ...
  2. Descrição do imóvel. ...
  3. Multas e formas de pagamento. ...
  4. Valor total e data limite para entrega do imóvel. ...
  5. Assinaturas e testemunhas.

O que é preciso para vender um lote?

Passo a passo para a compra e transferência de um lote
  1. Passo a passo da compra e transferência de um lote.
  2. Separe os documentos necessários.
  3. Vá até o Cartório de Notas.
  4. Faça o pagamento das taxas.
  5. Licenciamento e legalização da obra.

Quem paga as certidões na venda de um imóvel?

Os envolvidos devem providenciar as certidões, e cada um paga pelas suas: comprador pelas dele, e vendedor pelas dele e do imóvel. É importantíssimo manter os documentos arquivados. O custo, normalmente, fica em torno de R$400,00 por CPF, com a assessoria de um despachante, e para pessoa física.

Estou vendendo uma casa como proceder?

Para vender o seu imóvel é preciso que a sua documentação – e a do seu cônjuge caso seja casado – esteja em dia, mas também a documentação do seu imóvel. Você consegue emitir esses documentos no cartório da sua cidade, ou na cidade em que o seu imóvel se encontra, se por acaso não for a mesma.

Que documentos devo exigir da construtora?

Documentos da construtora
  • Matrícula atualizada do imóvel.
  • Certidão de IPTU.
  • Habite-se, a planta aprovada pelos órgãos fiscais e assinado por um engenheiro ou arquiteto responsável.
  • Cópia do CNPJ.

Quanto custa para registrar um contrato de compra e venda de um imóvel?

Em média, o documento custa 1% do valor venal do imóvel, portanto, se a propriedade valer R$ 200 mil, por exemplo, você pagará em torno de R$ 2 mil para a taxa de registro.

O que é necessário para registrar um contrato em cartório?

O cliente escolhe no site a opção “Registro de Documentos” e faz o upload do contrato em formato PDF. É importante ressaltar que o contrato não deve conter assinaturas físicas, pois o processo de assinatura será integralmente digital. A assinatura física inviabiliza o procedimento.

Quanto custa para averbar um contrato de compra e venda?

Geralmente 1% do valor de contrato.

Quem pode fazer um contrato de compra e venda de imóvel?

No direito brasileiro, só pessoas capazes podem celebrar contrato de compra e venda de imóvel por si só, ou seja, vendedor e comprador devem estar no uso e gozo de seus direitos civis.

Como fazer um simples contrato?

11 dicas fundamentais para fazer um bom contrato
  1. Gaste tempo com as negociações preliminares. ...
  2. Identifique corretamente os elementos objetivos e subjetivos do contrato. ...
  3. 3.1. ...
  4. Utilize práticas para facilitar o processo. ...
  5. Determine os valores e a forma de pagamento. ...
  6. Descreva as garantias.

Quanto um advogado cobra para fazer um contrato?

Em geral, 10% a 20% sobre o valor econômico da questão, mínimo R$ 2.666,74. 93 – CONTRATOS EM GERAL: Minuta de contrato ou de qualquer documento: 2% do seu valor, mínimo R$ 800,03.

Qual o valor da documentação de um imóvel?

Qual valor é necessário para os custos com documentação, taxas e despesas do cartório? Geralmente de 4 a 5% de custos de documentação. Mas depende, se for o primeiro imóvel, tem um pequeno desconto de 50% cartório e no ITBI, os custos também podem mudar entre uma compra financiada ou uma compra à vista.

Quais são os documentos?

7 documentos que todo brasileiro deve ter
  • Certidão de nascimento. ...
  • RG (Registro Geral) ...
  • CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ...
  • Título de eleitor. ...
  • CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ...
  • Carteira de trabalho (CTPS) ...
  • Certificado de serviço militar (CAM)

Quais são os documentos comprobatórios?

Documentos oficiais de identidade
  • Carteira de identidade emitida por órgãos de identificação;
  • Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS;
  • Carteira Nacional de Habilitação (CNH);

Qual o prazo para desocupar o imóvel vendido?

A quebra do contrato pode ser requisitada em até 90 dias. O prazo para desocupação do imóvel deve ser de, no mínimo, 30 dias. Depois desse prazo, fica subentendido que ambas as partes concordam com a continuação da locação da propriedade.

Quantos dias o vendedor do imóvel tem para sair do imóvel vendido?

Pela Lei do Inquilinato, é de 30 dias o prazo para desocupação de um imóvel locado quando assim pedido pelo dono ou administrador.

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