Quais são os documentos que o vendedor pode deve exigir do comprador por ocasião da celebração do contrato de compra e venda de um imóvel?
Perguntado por: Catarina Sofia Neves Cruz Nascimento | Última atualização: 17. April 2022Pontuação: 4.6/5 (46 avaliações)
- Cópia autenticada da escritura definitiva registrada no Cartório de Registro de Imóveis. ...
- Certidão atualizada de ônus reais. ...
- Certidão negativa de IPTU. ...
- Verifique se as contas de água, luz e gás estão em dia.
Quais documentos exigir do vendedor de imóvel?
- #1 RG, CPF e título de eleitor.
- #2 Comprovante de Estado Civil.
- #3 Certidão Negativa de Ações Cíveis.
- #4 Certidão Negativa de Tutela e Interdição.
- #5 Certidão Negativa de Feitos Estaduais, Federais e Trabalhistas.
- #6 Certidão Negativa de Débitos (CND)
- #7 Certidão Negativa de Ônus Reais.
Quais são os documentos necessários do comprador para que a venda avista seja concretizada e se for financiada?
...
Contrato de compra de venda
- Todas as informações dos compradores e vendedores, como nome completo, RG, CPF, título de eleitoral, profissão e estado civil.
- Valor total do imóvel.
- Forma de pagamento.
- Valor dado como sinal.
- Período das parcelas pagas e taxas de juros envolvidas.
Quais documentos são necessários para fazer um contrato de compra e venda?
- Documentos pessoais (RG e CPF)
- Certidão de casamento (se for o caso)
- Comprovante de endereço.
- Certidão negativa de débitos.
- Certidão negativa de protestos.
- Certidão dos distribuidores judiciais.
Quais documentos devem ser levantados antes da aquisição de um imóvel?
- Certidão atualizada de registro do imóvel. Esse documento comprova exatamente qual é a situação do apartamento. ...
- Certidão de ônus reais. ...
- Certidão de quitação fiscal e situação enfitêutica ou guias de IPTU pagas. ...
- Declaração de quitação de obrigações condominiais.
CONTRATO DE COMPRA E VENDA DE IMÓVEL (Prof° Júlio César Sanchez)
O que é preciso conferir antes de comprar um imóvel?
- Matrícula atualizada. ...
- Certidão do IPTU. ...
- Certidão negativa dos tributos. ...
- Declaração de inexistência de débitos condominiais. ...
- Classificação como utilidade pública.
Quais são os documentos de um imóvel?
- Matrícula do imóvel atualizada;
- Escritura do imóvel atualizada;
- Certidão de “Habite-se”;
- Certidão Negativa de Ônus Reais;
- Certidão Negativa dos Cartórios de Protestos;
- Certidão Negativa de Débitos Condominiais;
Como se faz um contrato de compra e venda?
- 1- Verifique se o imóvel está bem descrito no contrato.
- 2- Verifique se quem está vendendo tem poderes para isso.
- 3- O contrato de compra e venda é apenas uma promessa.
- 4- É importante deixar claro o preço e o prazo para pagamento.
- 5- Deixe claro o momento em que a posse será entregue ao comprador.
Como faço para registrar um contrato de compra e venda?
Registrar um contrato de compra e venda, quando o imóvel é pago à vista, pode ser um nome informal dado ao registro da escritura do imóvel em um Cartório de Notas. O registro simples de um contrato assinado entre compradores e vendedores não tem valor jurídico, mas a escritura, sim.
Como montar um contrato de compra e venda de imóvel?
- Dados pessoais do comprador e vendedor. ...
- Descrição do imóvel. ...
- Multas e formas de pagamento. ...
- Valor total e data limite para entrega do imóvel. ...
- Assinaturas e testemunhas.
O que é preciso para vender um lote?
- Passo a passo da compra e transferência de um lote.
- Separe os documentos necessários.
- Vá até o Cartório de Notas.
- Faça o pagamento das taxas.
- Licenciamento e legalização da obra.
Quem paga as certidões na venda de um imóvel?
Os envolvidos devem providenciar as certidões, e cada um paga pelas suas: comprador pelas dele, e vendedor pelas dele e do imóvel. É importantíssimo manter os documentos arquivados. O custo, normalmente, fica em torno de R$400,00 por CPF, com a assessoria de um despachante, e para pessoa física.
Estou vendendo uma casa como proceder?
Para vender o seu imóvel é preciso que a sua documentação – e a do seu cônjuge caso seja casado – esteja em dia, mas também a documentação do seu imóvel. Você consegue emitir esses documentos no cartório da sua cidade, ou na cidade em que o seu imóvel se encontra, se por acaso não for a mesma.
Que documentos devo exigir da construtora?
- Matrícula atualizada do imóvel.
- Certidão de IPTU.
- Habite-se, a planta aprovada pelos órgãos fiscais e assinado por um engenheiro ou arquiteto responsável.
- Cópia do CNPJ.
Quanto custa para registrar um contrato de compra e venda de um imóvel?
Em média, o documento custa 1% do valor venal do imóvel, portanto, se a propriedade valer R$ 200 mil, por exemplo, você pagará em torno de R$ 2 mil para a taxa de registro.
O que é necessário para registrar um contrato em cartório?
O cliente escolhe no site a opção “Registro de Documentos” e faz o upload do contrato em formato PDF. É importante ressaltar que o contrato não deve conter assinaturas físicas, pois o processo de assinatura será integralmente digital. A assinatura física inviabiliza o procedimento.
Quanto custa para averbar um contrato de compra e venda?
Geralmente 1% do valor de contrato.
Quem pode fazer um contrato de compra e venda de imóvel?
No direito brasileiro, só pessoas capazes podem celebrar contrato de compra e venda de imóvel por si só, ou seja, vendedor e comprador devem estar no uso e gozo de seus direitos civis.
Como fazer um simples contrato?
- Gaste tempo com as negociações preliminares. ...
- Identifique corretamente os elementos objetivos e subjetivos do contrato. ...
- 3.1. ...
- Utilize práticas para facilitar o processo. ...
- Determine os valores e a forma de pagamento. ...
- Descreva as garantias.
Quanto um advogado cobra para fazer um contrato?
Em geral, 10% a 20% sobre o valor econômico da questão, mínimo R$ 2.666,74. 93 – CONTRATOS EM GERAL: Minuta de contrato ou de qualquer documento: 2% do seu valor, mínimo R$ 800,03.
Qual o valor da documentação de um imóvel?
Qual valor é necessário para os custos com documentação, taxas e despesas do cartório? Geralmente de 4 a 5% de custos de documentação. Mas depende, se for o primeiro imóvel, tem um pequeno desconto de 50% cartório e no ITBI, os custos também podem mudar entre uma compra financiada ou uma compra à vista.
Quais são os documentos?
- Certidão de nascimento. ...
- RG (Registro Geral) ...
- CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) ...
- Título de eleitor. ...
- CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ...
- Carteira de trabalho (CTPS) ...
- Certificado de serviço militar (CAM)
Quais são os documentos comprobatórios?
- Carteira de identidade emitida por órgãos de identificação;
- Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
Qual o prazo para desocupar o imóvel vendido?
A quebra do contrato pode ser requisitada em até 90 dias. O prazo para desocupação do imóvel deve ser de, no mínimo, 30 dias. Depois desse prazo, fica subentendido que ambas as partes concordam com a continuação da locação da propriedade.
Quantos dias o vendedor do imóvel tem para sair do imóvel vendido?
Pela Lei do Inquilinato, é de 30 dias o prazo para desocupação de um imóvel locado quando assim pedido pelo dono ou administrador.
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