Qual o número do anexo para o acesso por corda?

Perguntado por: Artur Henriques  |  Última atualização: 23. April 2024
Pontuação: 4.1/5 (57 avaliações)

ANEXO I da NR-35 - ACESSO POR CORDAS 1.1 Estabelecer os requisitos e as medidas de prevenção para o trabalho em altura utilizando a técnica de acesso por cordas.

Qual assunto que o Anexo I da NR-35 trata?

O Anexo I da NR-35 tem como objetivos criar as bases para a aplicação das normas técnicas, recepcionando seus requisitos, e estabelecer uma interface entre os requisitos gerais da Norma Regulamentadora e as NBR.

Qual a NBR de acesso por corda?

Os profissionais de acesso por corda devem ser certificados em conformidade com a ABNT NBR 15475 - Acesso por Corda - Qualificação e Certificação de Pessoas.

O que diz o anexo 3 da NR-35?

“O anexo estabelece os requisitos de segurança para o uso das escadas individuais como meio de acesso ou posto de trabalho em que o trabalhador esteja posicionado em nível superior a dois metros”, explica Richard Macedo.

Qual anexo da NR-35 fala sobre sistemas de ancoragem?

Após todas as importantes definições da Norma Regulamentadora 35, que trouxe muito mais segurança a todos os trabalhadores em altura, e o Anexo I dessa NR, que trata do uso de cordas para subir, descer ou se deslocar horizontalmente em altura, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) elaborou o Anexo II, sobre Sistemas ...

Anexo I - NR 35 - Acesso por Cordas

25 questões relacionadas encontradas

O que diz o anexo 2 da NR-35?

O Anexo II da NR-35 aborda os sistemas de ancoragem que integram o sistema de proteção individual contra queda (SPIQ). Traz definições quanto ao campo de aplicação, os componentes e requisitos dos sistemas, projetos e especificações e procedimentos operacionais.

O que diz o Anexo 11 da NR 15?

NR-15, Anexo 11, item 4 – Deve ser esclarecido que os agentes que não podem ser ultrapassados em nenhum momento são os valores teto (T). A explicação sobre o limite de curta duração (CD) é dada apenas no item 3.1.2 do Anexo de Agentes Químicos da NR-09, devendo ser trazida para este Anexo.

O que diz o anexo 3 da NR-16?

O Anexo III – Atividades e Operações Perigosas com Exposição a Roubos ou Outras Espécies de Violência Física nas Atividades Profissionais de Segurança Pessoal ou Patrimonial foi inserido pela Portaria MTE nº 1.885, de 02 de dezembro de 2013, em decorrência da inserção da atividade no artigo 193 da CLT pela Lei nº ...

Qual é o objetivo do anexo 3 da NR 15?

1.1 O objetivo deste Anexo é estabelecer critério para caracterizar as atividades ou operações insalubres decorrentes da exposição ocupacional ao calor em ambientes fechados ou ambientes com fonte artificial de calor.

O que diz o anexo 5 da NR 15?

O Anexo 5 da NR 15 aborda especificamente a radiação ionizante, que é uma forma de energia que possui energia suficiente para ionizar átomos e moléculas.

Quantas horas são necessárias para ser considerado um profissional de acesso por corda nível 3 n3?

- 8 horas teóricas e 32 horas práticas. - O nível 3 de Acesso por Cordas é um curso avançado que permite a supervisão de diversas áreas de trabalho.

Quais os 8 itens da nr-35?

Para você entender melhor, segue um breve resumo das disposições da NR 35 para o trabalho em altura.
  • Obrigações do empregador. ...
  • Obrigações do colaborador. ...
  • Capacitação e treinamento. ...
  • Planejamento. ...
  • Sistema de proteção contra queda. ...
  • Revise os procedimentos. ...
  • Identifique problemas reais. ...
  • Alerte sobre outros riscos.

Para que serve a corda NR 18?

A corda Plasmódia NR18 pode ser usada para proteção contra queda em altura, movimentação horizontal (linha da vida), sempre que exista risco de queda. A corda faz parte de um sistema integrado de segurança.

Qual a Norma 35.1 2?

“35.1.2 Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.”

O que diz a Norma 35?

A NR-35 define e regulamenta o trabalho em altura, aponta quem pode realizar essa atividade e estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para a atividade. A NR-35 estipula as exigências mínimas de proteção para o trabalho em altura.

O que diz a NR 35 atualizada?

A norma estabelece que trabalho em altura deve ser realizado por trabalhador formalmente autorizado pela organização, ou seja, por aquele capacitado cujo estado de saúde tenha sido considerado apto para executar a atividade.

Quais são os 13 anexos da NR 15?

Os anexos da NR-15 tratam da exposição dos trabalhadores a ruído, calor ambiente, radiações ionizantes, trabalho sob condições hiperbáricas, radiações não ionizantes, vibrações, frio, umidade, agentes químicos (incluindo benzeno), poeiras minerais (incluindo sílica, asbesto e manganês), além dos agentes biológicos.

O que diz o Anexo 14 da NR 15?

Assim, o Anexo 14 caracteriza como insalubres atividades e operações com possibilidade de exposição ou exposição potencial, sendo que o art. 189 da CLT requer uma exposição comprovada para demonstrar a insalubridade de atividades e operações de trabalho, isto é, que elas realmente exponham os trabalhadores.

O que fala o Anexo 4 da NR 15?

A Portaria MTb n.º 3.751/90 revogou o Anexo 4 da NR 15, descaracterizando a iluminação insuficiente como agente insalubre. Entretanto, imprimiu modificações à NR 17, mantendo a exigência de que sejam observados níveis mínimos de iluminamento no ambiente de trabalho, em atenção ao disposto no art.

Qual é o anexo 1 da NR 15?

Anexo I: limites de tolerância para ruído contínuo ou intermitente. Ele define os limites de tolerância para ruído contínuo e intermitente, que devem ser medidos em decibéis (dB), com instrumento de nível de pressão sonora, cujas leituras devem ser feitas próximas ao ouvido do trabalhador.

O que diz o anexo 1 da NR 6?

Para efeito desta NR, consideram-se riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.

Qual o objetivo do anexo 3 da NR 32?

O Anexo III da NR32 determina que o empregador deve elaborar e implementar Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes, conforme as diretrizes estabelecidas nesse Anexo III e que empresas que produzem ou comercializam materiais perfurocortantes devem disponibilizar, para os trabalhadores ...

O que diz o anexo 8 da NR 15?

Insalubridade na exposição a Vibração Ocupacional

Para confecção do LIP, o Anexo 8 da NR 15 enquadra as atividades como insalubres em grau médio-20%. Em atividades que há exposição a níveis acima dos limites de tolerância.

O que diz o Anexo 6 da NR 15?

São insalubres as funções previstas nos anexos 6, 13 e 14 da NR 15: Anexo 6: Trabalho em ambiente sob ar comprimido, como mergulho. Anexo 13: Contato com outros agentes químicos, não previstos nos anexos 11 e 12, como arsênico, chumbo, carvão, mercúrio e outros.

O que diz o anexo 9 da NR 15?

O Anexo 9 da NR-15 da Portaria n. 3.214/78 não discrimina como insalubres somente os trabalhos prestados no interior de câmaras frigoríficas, mas, também, os prestados em locais que apresentem condições similares, que exponham os empregados ao frio, sem proteção adequada.

Artigo anterior
Qual o último recurso em um processo trabalhista?
Artigo seguinte
O que é um material com alta condutividade térmica?