Quais são os direitos morais do autor de software?

Perguntado por: André Batista de Alves  |  Última atualização: 25. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (36 avaliações)

Os direitos morais do autor são inalienáveis e irrenunciáveis, significando que a autoria de um programa de computador não pode ser transferida para uma titularidade alheia. O autor de um software será sempre o seu criador, podendo a qualquer tempo reivindicar a paternidade, inclusive seus herdeiros.

Quais são direitos morais do autor?

XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilização, publicação ou reprodução de suas obras, transmissível aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar; Art. 28. Cabe ao autor o direito exclusivo de utilizar, fruir e dispor da obra literária, artística ou científica.

O que são os direitos patrimoniais do autor?

Direito Patrimonial:

São direitos exclusivos do autor que desfruta dos resultados econômicos da exploração e utilização da obra, conforme foi estipulado e negociado. Pode ser objeto de transferência, cessão, venda, distribuição, etc, diferente do direito moral.

Quais são os direitos dos autores?

Os direitos de autor compreendem duas vertentes (por isso vêm no plural): os direitos patrimoniais de autor e os chamados direitos morais (que, no fundo, são direitos de personalidade). Por isso Gama Cerqueira escreveu que os direitos patrimoniais competem à pessoa como autor e os direitos morais ao autor como pessoa.

Que tipo de proteção a lei concede ao autor do software?

A Lei do Software, lei 9.609/98, dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual do programa de computador, bem como à respeito de outras providências, entre elas, verificamos as orientações sobre a comercialização do software dentro de nosso país.

Direito Autoral: 5 coisas fundamentais sobre esse assunto!

44 questões relacionadas encontradas

Que tipo de proteção a Lei concede ao autor do software e os efeitos decorrentes de uma violação de direitos?

A proteção conferida pela Lei 7.646 de 1987 está disposta no Título II da referida lei, e tem como característica a proteção ao direito do autor de software pelo período de 25 anos, contados do lançamento em qualquer país, disposição esta do art.

O que a Lei garante ao usuário de software?

A lei nº 9.609 de 19 de fevereiro de 1998, mais conhecida como lei de software, é o dispositivo legal que protege os direitos de quem desenvolve programas de computador no Brasil. Embora publicada há mais de 20 anos, seu conteúdo permanece atual, considerando que essa é uma lei que versa sobre aspectos mais autorais.

O que são os direitos do autor e os que lhe são conexos?

Direito do autor: proteção dada ao autor de uma obra. Exemplo: compositor de uma música, escritor de um livro, etc. Direito conexo: proteção dada ao intérprete ou executante de uma obra que não é de sua autoria.

É mais correto falar direito autoral ou direitos autorais?

Direito Autoral ou Direitos Autorais são as denominações utilizadas em referência ao rol dos direitos dos autores de suas obras intelectuais que podem ser literárias, artísticas ou científicas.

O que são direitos morais e patrimoniais de autor?

No caso do Direito Patrimonial, o autor e, portanto o titular do Direito autoral terá Direito a uma remuneração pelo uso das suas obras. ... Já o Direito moral, permite ao autor preservar o vinculo pessoal com a sua obra. Trata-se de um Direito intransferível e inalienável.

O que são os direitos patrimoniais disponíveis exemplifique?

R: São aqueles direitos que o cidadão pode dispor livremente, (direito Privado) referente ao comercio, indústria, prestação de serviço, alugueis, condomínio, compra e venda de modo geral, etc. E que não envolvam interesse do Município, Estado ou a União, pois estes são indisponíveis.

Quem tem direitos morais e patrimoniais sobre a obra?

O autor. Pertencem a ele os direitos morais e patrimoniais sobre a obra que criou. Contudo, a lei lhe faculta o direito de ceder, definitiva ou temporariamente, o direito patrimonial sobre a sua obra.

São exemplos de direitos morais?

O art. 24 da LDA enumera os seguintes direitos morais de autor: direito de reivin- dicar a paternidade intelectual, direito de nominação, direito ao inédito, direito à integridade da obra, direito de modificação da obra, direito de retirada ou de arrepen- dimento e o direito de acesso a exemplar único e raro da obra.

Quais os tipos de direito moral?

Direitos morais
  • Direitos patrimoniais. Direito de produção e reprodução. Direito de criação de obras derivadas. Direito de retransmissão.
  • Direitos morais. Direito à autoria. Direito à integridade.

São direitos morais do autor transmissíveis aos seus herdeiros?

7a Questão São direitos morais do autor transmissíveis aos seus herdeiros: assegurar a integridade da obra, opondo-se a qualquer modificação opondo-se a quaisquer modificações ou à prática de atos que, de qualquer forma, possam prejudicá-la ou atingi-lo, como autor, em sua reputação ou honra. o de retirar de circulação ...

Como não violar os direitos autorais?

Como não violar os direitos autorais na Internet
  1. Peça autorização do autor. O caminho mais tradicional, porém menos utilizado, é de pedir autorização ao autor da obra. ...
  2. Procure obras licenciadas. ...
  3. Utilize banco de imagens, fotos ou sons. ...
  4. Documente tudo. ...
  5. Crie sua obra.

Quanto cobrar por direitos autorais?

Observação: Unidade de Direito Autoral (UDA)

O valor atual da UDA é de R$ 87,68. *Atenção: devido à pandemia, a gestão coletiva autorizou que o valor anterior da UDA (R$ 80,92) fosse praticado até dezembro de 2021.

Como usar o direito autoral?

Como se divide o direito autoral?
  1. Reivindicar a autoria da obra.
  2. Solicitar a inclusão de crédito (nome, pseudônimo ou convencional)
  3. Conservar sua produção inédita.
  4. Impedir que terceiros alterem a obra.
  5. Modificar sua criação, antes ou depois do uso.
  6. Retirar a obra de circulação.

Quem tem direito aos Direitos Conexos?

Direitos conexos são aqueles conferidos aos artistas, intérpretes ou executores, aos produtores fonográficos e às empresas de radiodifusão (sujeitos que intervêm na própria obra). Eles estão previstos no artigo 89 e seguintes da Lei de Direitos Autorais.

Quem paga Direitos Conexos?

Quando um fonograma é executado, há a distribuição de direitos autorais e conexos. Do valor total arrecadado de um fonograma, 2/3 vai para a parte autoral (autor/compositor; editor/subeditor) e 1/3 vai para a parte conexa (intérpretes, músicos e produtor fonográfico). Em Shows: Somente pagamento de Direitos Autorais.

O que é a lei de direitos autorais?

Propriedade de direitos autorais dá ao proprietário o direito exclusivo de fazer uso da obra, com algumas exceções. Quando uma pessoa cria uma obra original, estabelecida em uma mídia tangível, ela automaticamente possui os direitos autorais da obra.

O que diz a Lei 9609 98 sobre as garantias do usuário de software?

L9609. LEI Nº 9.609 , DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998. Dispõe sobre a proteção da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercialização no País, e dá outras providências.

Quais são as 4 leis e para qual categoria de software ele pertence?

As 4 liberdades básicas associadas ao software livre são: A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito (liberdade nº 0) A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades (liberdade nº 1). Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Como a Lei do software ajuda na proteção contra a pirataria?

Como a Lei do Software ajuda na proteção contra a pirataria? Basicamente, a Lei confere direitos aos desenvolvedores de programas e impõe penalidades para os indivíduos que utilizarem o software sem a devida permissão de seu proprietário.

Qual o regime de proteção do software?

O regime jurídico do software ou programa de computador, no Brasil, fundamenta-se na lei específica que regula a proteção jurídica dos programas de computador - Lei nº 9.609, de 19 de fevereiro de 1998 ("Lei de Software").

Artigo anterior
O que é o Dual Shock?
Artigo seguinte
Quais vestibulares se assemelham ao Enem?