Quais são os determinantes da complacência pulmonar?

Perguntado por: Sara Anjos Ramos  |  Última atualização: 18. Juli 2024
Pontuação: 4.4/5 (14 avaliações)

Essa proteção é determinada por três componentes: (1) pressão de filtração capilar; (2) capacidade do espaço intersticial em reabsorver o líquido extravascular e (3) capacidade do sistema linfático pulmonar em transportar fluidos para fora do pulmão.

O que é complacência pulmonar e quais os seus determinantes?

A complacência dos pulmões é o grau de extensão dos pulmões para cada aumento da pressão transpulmonar (diferença entre pressão intra-alveolar e a pressão pleural). Em um adulto a complacência total é cerca de 200 mililitros de ar para cada centímetro de pressão de água.

O que aumenta a complacência pulmonar?

A complacência pode estar aumentada em idosos ou em pessoas com enfisema pulmonar. Nestes casos, há perda de fibras elásticas, e uma vez expandido, o pulmão não volta à posição inicial. Nesse caso, o problema está na expiração, com a redução do recuo elástico, que torna mais difícil a saída de ar.

Qual a importância da complacência pulmonar para a respiração?

Transmite sinais para o grupo inspiratório e controla a duração da fase de enchimento do ciclo pulmonar (“limita a inspiração”).

Quais os principais fatores que influenciam a taxa de difusão dos gases através da membrana respiratória?

A facilidade com que os gases atraves- sam a membrana respiratória, ou seja, a velocidade de difusão dos gases, depende de diversos fatores, tais como a espessura da membrana, a área de superfície da mem- brana, o coeficiente de difusão do gás na substância da membrana e a diferença de pressão entre os dois lados da ...

COMPLACÊNCIA PULMONAR [Respiratório 09]

37 questões relacionadas encontradas

O que é fatores que podem influenciar a ventilação pulmonar?

Fatores que Influenciam a Ventilação Pulmonar
  • A resistência das vias aéreas.
  • A complacência do tecido pulmonar.
  • A tensão superficial dos alvéolos.

Que fatores podem influenciar a capacidade respiratória?

3. Veja quais fatores influenciam na capacidade respiratória
  • 3.1. Doença pulmonar obstrutiva crônica. A doença pulmonar obstrutiva crônica provoca a hiper insuflação pulmonar e sobrecarrega os músculos respiratórios. ...
  • 3.2. Asma. ...
  • 3.3. Rinite. ...
  • 3.4. Sinusite. ...
  • 3.5. Tabagismo. ...
  • 3.6. Sedentarismo.

Como ocorre a complacência pulmonar?

· Complacência: A complacência pulmonar é um resultado da presença de fibras elásticas no tecido pulmonar, bem como da existência da tensão superficial dos líquidos alveolares. É a capacidade que o pulmão tem de aumentar seu volume quando há uma variação da pressão exercida sobre ele.

O que significa complacência pulmonar?

A complacência dos pulmões é o grau de extensão dos pulmões para cada aumento da pressão transpulmonar (diferença entre pressão intra-alveolar e pressão pleural). Em um adulto, a complacência total é cerca de 200 mililitros de ar para cada centímetro de pressão de água.

O que é complacência e Elastância dos pulmões?

Complacência: Se diminuída, há dificuldade de inspirar. Elastância: Se diminuída, há dificuldade de expirar.

Qual o valor normal da complacência pulmonar?

A complacência pulmonar está ao redor de 200 mL/cmH2O e em indivíduos normais anestesiados e ventilados é de 70-80 mL/cmH2O. Um pulmão rígido como nos pacientes com SARA tem baixa complacência, enquanto um pulmão altamente distensível como no enfisema pulmonar tem complacência muito alta.

Como o surfactante aumenta a complacência pulmonar?

O surfactante produzido em nossos pulmões é uma lipoproteína que tem a capacidade de aumentar a estabilidade do alvéolo. Para o bebê o surfactante é importante pois ele reduz a tensão superficial do alvéolo impedindo que ele colabe, em especial os alvéolos menores.

O que é complacência pulmonar reduzida?

Resumo: Introdução: A complacência pulmonar reduzida representa um aumento de esforço respiratório para manutenção da ventilação. Pacientes sob ventilação mecânica no pós-operatório de cirurgia cardíaca com o uso da Circulação Extracorpórea (CEC) podem apresentar complacência pulmonar reduzida...

Quais são os 4 volumes pulmonares?

Os volumes pulmonares estáticos são constituídos por quatro volumes (compartimentos indivisíveis) e quatro capacidades (compartimentos compreendendo dois ou mais volumes), a saber: volume de ar corrente (VAC), volu- me expiratório de reserva (VER), volume inspiratório de reserva (VIR), volume residual (VR), capacidade ...

O que ocorrerá com a complacência pulmonar se houver acúmulo de líquido?

O Edema Agudo de Pulmão é uma síndrome clínica em que ocorre acúmulo de fluido nos espaços alveolares e intersticiais dos pulmões. O resultado desse processo é caracterizado por hipoxemia, aumento no esforço respiratório, redução da complacência pulmonar e redução da relação ventilação/perfusão.

Como a fibrose pulmonar afeta a complacência pulmonar?

À medida que a fibrose pulmonar evolui, a função pulmonar vai sendo cada vez mais comprometida e o doente vai ficando progressivamente com mais falta de ar (dispneia). A cicatriz associada à fibrose pulmonar pode ser motivada por diversos fatores. Mas na maior parte dos casos, não se conseguem reconhecer as causas.

O que é a complacência?

1. Desejo ou cuidado de comprazer. 2. Condescendência.

O que é complacência estática e dinâmica?

Dentre estas estão a complacência dinâmica (CDin) que compreende a soma de alterações resistivas e elásticas de todo o sistema respiratório e o valor de normalidade está entre 100 a 200 ml/cmH2O; a complacência estática (CEst) que é distensibilidade do tecido pulmonar e o valor de normalidade está entre 50 a 100 ml/ ...

Qual é a função do surfactante pulmonar?

O surfactante pulmonar é uma mistura de lipídios e proteínas que formam um filme na interface de transferência entre o alvéolo pulmonar e o ar. A principal função do surfactante pulmonar é o de reduzir a tensão superficial na interface ar-líquido do alvéolo, evitando o colapso alveolar e facilitando a respiração [1].

Quais determinantes podemos encontrar através da espirometria?

Indica um estreitamento das vias aéreas, possivelmente causado por doenças obstrutivas como asma ou DPOC. Quando o sopro é curto ou forçado durante toda a manobra respiratória (quantidade de ar reduzida) pode indicar doenças restritivas associadas como doenças fibrosantes, por exemplo.

Como se divide a capacidade pulmonar?

Assim como no caso do volume, existe mais de uma medida de capacidade pulmonar, descrevendo produtos dos movimentos inspiratórios, expiratórios ou a Capacidade Pulmonar Total (CPT).

Qual o órgão que controla a respiração?

O corpo humano possui dois pulmões, que ficam no interior da caixa torácica, um de cada lado da coluna. Em formato de cone, eles são responsáveis por fazer as trocas gasosas, permitindo a absorção do oxigênio e eliminação do gás carbônico pelo organismo.

Quais são os 4 tipos de respiração?

A respiração dos animais pode ser: branquial, no caso dos peixes, polvos e lulas; traqueal, no caso dos insetos; cutânea, feita através da pele, no caso de moluscos, anfíbios, anelídeos, cnidários, e nematódeos; e a pulmonar, feita por alguns anfíbios, mamíferos, aves e répteis. Espero que vocês tenham gostado.

Artigo anterior
O que significa a expressão ovo no mato?
Artigo seguinte
Qual a validade de um contrato de união estável?