Como tratar inflamação na ATM?

Perguntado por: Nuno Teixeira Figueiredo  |  Última atualização: 27. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (26 avaliações)

As principais formas de tratamento incluem:
  1. Uso de Placas de Mordida. ...
  2. Fisioterapia. ...
  3. Uso de medicamentos. ...
  4. Técnicas de relaxamento. ...
  5. Terapia à laser. ...
  6. Cirurgia.

Como desinflamar o maxilar?

Um exercício muito bom é encher as bochechas e movimentar o ar dentro da boca de um lado para o outro. Faça isso, pelo menos, umas 10 vezes e irá sentir o maxilar mais solto e leve, sem falar que faz um bem danado para a saúde da pele promovendo elasticidade.

Qual compressa para ATM?

As compressa frias são usadas principalmente após um trauma. Já as quentes para combater as dores, já que elas conseguem promover a vasodilatação do local, agindo também na eliminação de substâncias químicas que podem estar contribuindo para a um quadro de disfunção temporomandibular.

Qual o melhor remédio para dor no maxilar?

Como é feito o tratamento: é feito com remédios analgésicos como o paracetamol ou dipirona, anticonvulsivantes como carbamazepina ou gabapentina, relaxantes musculares como diazepam ou baclofeno ou antidepressivos como a amitriptilina.

Quais os sintomas de problemas na ATM?

Quais os principais sintomas das disfunções ATM?
  • Sensação de desencaixe ao abrir ou fechar a boca;
  • Dores na face e músculos da mastigação;
  • Dores de cabeça e/ou enxaqueca;
  • Mudança na maneira com que as arcadas superior e inferior se encaixam;
  • Estalos ao abrir ou fechar a boca;

TRATAMENTO DE ATM E DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR DTM - DRA DANIELLE SALES

28 questões relacionadas encontradas

O que acontece se não tratar a ATM?

Além disso, a Disfunção da ATM ainda pode causar dores de dente, tontura, dores de cabeça, de ouvido, problemas de audição e até mesmo dor no ombro.

O que a DTM causa?

As causas. Não há uma causa definida para a DTM, mas os especialistas sabem que certos hábitos aumentam o risco de desenvolver a disfunção – como apertar os dentes durante o dia e a noite, apoiar a mão na mandíbula com frequência, roer as unhas e mascar chiclete.

O que fazer para melhorar tensão no maxilar?

Uma automassagem na mandíbula é o que você precisa

“Usando os dois dedos, anelar e médio, no sentido horário, abrindo e fechando a mandíbula devagar e espalhando a tensão no sentido auricular", explica. Repetindo os movimentos até 3 vezes por dia é possível sentir a diferença de um maxilar mais solto.

O que fazer para aliviar a dor do bruxismo?

São atitudes fáceis que funcionam como remédios caseiros para o bruxismo.
  1. Mastigar antes de dormir pode diminuir o bruxismo. ...
  2. Aplicar calor nas mandíbulas. ...
  3. Técnicas de relaxamento e meditação podem funcionar como remédios caseiros. ...
  4. Menos alimentos estimulantes. ...
  5. Lugar de celular não é na cama. ...
  6. Um bom banho.

O que fazer quando a mandíbula dói?

Quais são os principais tratamentos para a DTM?
  1. Uso de placas de mordida. Placas de acrílico são soluções apresentadas para pacientes que desenvolvem DTM por. ...
  2. Tratar a ansiedade. ...
  3. Dietas pastosas ou brandas. ...
  4. Cirurgia. ...
  5. Aplicação de calor. ...
  6. Uso de medicamentos para a dor. ...
  7. Realização de fisioterapia.

Como relaxar o ATM?

Exercícios ajudam

- Com a coluna reta e relaxada, tente abrir a boca com a língua no céu da boca, respirando lentamente. Repita esse exercício algumas vezes, pois ele ajuda a relaxar a musculatura da região. - Abra lentamente a boca e deslize para os lados, ampliando gradativamente a mobilidade da mandíbula.

Como curei minha DTM?

O principal tratamento para DTM, consiste em uso de PMR (placa miorelaxante), sendo possível indicar termoterapia, eletroterapia, agulhamento, infiltração, terapia medicamentosa e até tratamentos cirurgicos (nos casos articulares).

O que piora a ATM?

O dentista completa: “Muitas atividades diárias podem prejudicar a DTM, exemplos básicos seriam: roer unhas ou posicionar erradamente a cabeça ou pescoço podem acabar eventualmente agravando esse quadro", comenta. Além disso, os incômodos na mandíbula podem significar uma intensa dor de dente.

Qual o melhor relaxante muscular para bruxismo?

Os remédios podem ser indicados pelo médico ou dentista, e costumam ser analgésicos e anti-inflamatórios, como Dipirona ou Ibuprofeno, para aliviar crises de dor. Nestes períodos, o uso de um relaxante muscular, como Ciclobenzaprina, também pode ser recomendado, para diminuir a tensão na musculatura.

Como é a dor do bruxismo?

Se você acorda e os músculos da sua mandíbula estão doloridos ou com dor de cabeça, você pode estar sofrendo de bruxismo - um ranger ou um forte apertar dos dentes. O bruxismo pode fazer os dentes ficarem doloridos ou soltos, e, às vezes, partes dos dentes são literalmente desgastados.

Como parar de apertar os dentes à noite?

Considere usar um protetor bucal: Se você ainda precisar de ajuda para conseguir parar de ranger os dentes durante a noite, fale com o dentista sobre a possibilidade de usar um protetor bucal. O protetor bucal é feito sob medida a pedido do dentista.

O que causa dor no maxilar?

Em boa parte dos casos, as dores e desconfortos no maxilar estão ligados ao desgaste da articulação temporomandibular (ATM), que liga a mandíbula aos ossos temporais do crânio. O problema pode ser leve e de fácil resolução, mas, em alguns casos, pode indicar algo mais grave.

O que é bom para aliviar o estresse?

Aliviar o estresse: 7 maneiras de conseguir agora mesmo
  1. Faça pelo menos uma caminhada curta. ...
  2. Aprenda exercícios de respiração. ...
  3. Coloque uma música relaxante. ...
  4. Tenha prioridades para aliviar estresse. ...
  5. Pratique a regra dos dois minutos. ...
  6. Aceite o que não se pode mudar. ...
  7. Tenha bons hábitos.

O que fazer em caso de DTM?

Terapias
  1. Talas orais. Muitas vezes, as pessoas com dor no maxilar podem se beneficiar de um dispositivo, que pode ser macio ou firme, inserido sobre os dentes.
  2. Fisioterapia nos músculos do maxilar.
  3. Terapia psicológica, para pessoas que têm DTM por fatores emocionais, como estresse.

Como descobrir se tenho DTM?

De acordo com o profissional, os principais sintomas de DTM são dores nas regiões das têmporas, perto do ouvido, ou na mandíbula; essa dor é desencadeada ou piora com movimentos mandibulares, como abrir a boca ou mastigar alimentos consistentes.

Qual as complicações que um paciente com uma DTM mal tratada pode apresentar?

A disfunção temporomandibular pode evoluir para quadros preocupantes, gerando não só dor e desconforto, mas afetando diretamente na qualidade de vida do paciente. “A DTM interfere na função mastigatória, causando dores nos músculos e gerando uma grande fadiga neles”, relata o profissional.

Porque ATM causa tontura?

Estalos na articulação da mandíbula, sensação de entupimento no ouvido e até mesmo tonturas podem ocorrer também. A DTM é um problema multifatorial. Acidentes, quedas nas quais a mandíbula ou o rosto foram lesionados, estresse, tensão muscular e até mesmo a postura podem influenciar em seu desenvolvimento.

Quais são os riscos da DTM que problemas bucais ele pode causar?

Problemas crônicos na ATM costumam ser classificados como Disfunção da Articulação Temporomandibular (DTM), também chamada de dor orofacial. Aqui, estão incluídos sintomas como mandíbula estalando, dores de cabeça frequentes e até mesmo dificuldades para abrir e fechar a boca.

Qual a diferença entre DTM e ATM?

ATM se refere à articulação temporomandibular. Ela permite realizarmos os movimentos com a mandíbula, para falar, deglutir, mastigar, bocejar, entre outros. Temos duas ATMs, localizadas nas laterais da cabeça, à frente da entrada do ouvido. DTM não é uma parte do corpo, mas um conjunto de problemas que afetam a ATM.

Como é a dor de ATM?

Desconforto ao realizar movimentos corriqueiros da boca: abrir, fechar ou até mesmo mastigar. Trata-se da disfunção da articulação temporomandibular (DTM), popularmente conhecida como dor na ATM.

Artigo anterior
Quais são as principais causas da erosão do solo?
Artigo seguinte
O que é saldo positivo e negativo?