Quais são os cuidados de enfermagem no sarampo?

Perguntado por: Lia Iris de Gaspar  |  Última atualização: 31. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (45 avaliações)

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Realizar medidas farmacológicas e não farmacológicas para o manejo da febre.
  • Promover ingesta adequada de líquidos e nutrientes, bem como repouso.
  • Manter técnica de isolamento de contato e isolamento por aerossóis durante hospitalização.

Quais as principais cuidados de enfermagem?

Quais são os principais cuidados de enfermagem?
  • Monitorar sinais vitais é o básico em cuidados de enfermagem. ...
  • Aplicar medicamentos é feito nos cuidados de enfermagem. ...
  • Promover a segurança do paciente. ...
  • Prevenir complicações de doenças. ...
  • Realizar procedimentos básicos são cuidados de enfermagem. ...
  • Prevenção de lesões por pressão.

Quais são os cuidados de enfermagem para rubéola?

As indicações para recuperação do bem-estar do paciente envolve o repouso, alimentação adequada – conforme orientação do nutricionista, hidratação, uso de antitérmicos e analgésicos para febre e cefaléia, uso de antibiótico em caso de complicações e limpeza das pálpebras com água morna para remover secreções.

Quais os cuidados de enfermagem com a catapora?

CATAPORA Cuidados de enfermagem  Precauções de contato;  Evitar o contato direto do paciente com outras pessoas;  Não deixar o paciente coçar as lesões para evitar infecções;  Não arrancar as crostas que se formam quando a ferida regride  Manter paciente em repouso enquanto estiver com febre.

Como tratar sarampo infantil?

O tratamento para o sarampo no bebê é feito com o uso de analgésicos e antitérmicos como Dipirona, para diminuir os sintomas da doença e melhorar o conforto do bebê. A Organização Mundial de Saúde indica ainda a suplementação de vitamina A para todas as crianças diagnosticadas com sarampo.

A atuação da enfermagem frente ao sarampo

31 questões relacionadas encontradas

O que é bom para curar sarampo?

O tratamento do sarampo consiste em aliviar os sintomas através de repouso, hidratação e medicamentos como Paracetamol, durante cerca de 10 dias, que é o tempo de duração da doença.
...
Como aliviar os sintomas do sarampo
  1. Repousar e tomar água. ...
  2. Tomar medicamentos. ...
  3. Usar compressas frias. ...
  4. Umidificar o ar.

Como saber se o meu filho está com sarampo?

Após o período de incubação, o paciente pode desenvolver febre, tosse, conjuntivite não purulenta (olho vermelho), fotofobia (incapacidade de olhar para luz) e coriza (nariz escorrendo). Depois de dois a três dias, nota-se pequenas lesões na mucosa bucal, também conhecida como manchas de Koplik.

Quais são as etapas da catapora?

Elas coçam e evoluem para vesículas (bolhas), mas não ao mesmo tempo. Isso faz com que a pessoa apresente erupções em diversas fases: manchas, bolhas e crostas. Além disso, quando a pessoa se infecta, esse vírus fica “adormecido” no organismo.

O que fazer para prevenir a catapora?

Para todos os casos, a melhor forma de prevenir a catapora é por meio da vacinação. Tanto o SUS quanto a rede privada, disponibilizam a Vacina Tetra Viral (MMRV), que previne, além da catapora, o sarampo, a caxumba e a rubéola.

Como pode ser tratada a catapora?

No tratamento da catapora, em geral, são utilizados analgésicos e antitérmicos para aliviar a dor de cabeça e baixar a febre, e anti-histamínicos (antialérgicos) para aliviar a coceira. Os cuidados de higiene são muito importantes e devem ser feitos apenas com água e sabão.

Qual a prevenção para rubéola?

A prevenção da rubéola é feita por meio da vacinação. A vacina está disponível nos postos de saúde para crianças a partir de 12 meses de idade. A vacina tríplice viral (Sarampo, Rubéola e Caxumba) foi implantada gradativamente entre os anos de 1992 até o ano 2000.

Quais os cuidados de enfermagem frente a um paciente com caxumba?

– Observar presença de orquite e ooforite; – Fazer controle freqüente de temperatura; – Observar e comunicar sinais de alterações no comportamento; – Manter precauções respiratórias, principalmente máscara e luvas, durante o período de transmissão.

Como é feito o diagnóstico da rubéola?

O diagnóstico dos casos de rubéola é realizado mediante o isolamento viral positivo, a detecção de anticorpos IgM no sangue, na fase aguda da doença, desde os primeiros dias até 4 semanas após o aparecimento do exantema.

O que são os cuidados de enfermagem?

Cuidar em enfermagem consiste em envidar esforços transpessoais de um ser humano para outro, visando proteger, promover e preservar a humanida- de, ajudando pessoas a encontrar significados na do- ença, sofrimento e dor, bem como, na existência.

Quais são as ações de enfermagem?

As ações de enfermagem da área técnica ou instrumental são rela- tivas a: — higiene corporal (questões 1 a 6); — manutenção da ordem e asseio ambiental (questões 7 a 10); — manutenção do conforto e integridade física (questões 11 a 18); — terapêutica (questões 19 a 24).

O que é mais importante ao cuidar de um paciente?

Não se esqueça de sempre lavar as mãos com água e sabão antes e depois de cuidar do doente. Retire anéis, pulseiras e relógios, pois eles podem transmitir doenças. Mantenha a casa limpa e arejada, principalmente o local em que o paciente dorme. Mantenha roupas de cama limpas e troque-as regularmente.

Qual é a vacina que previne catapora?

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) disponibiliza uma dose da vacina varicela, aos 4 anos de idade, correspondente à segunda dose do esquema contra varicela. A primeira dose é aplicada aos 15 meses, como parte da vacina tetraviral (SCR-V).

Como se prevenir da catapora e do sarampo?

A vacinação é essencial para prevenir o sarampo, a rubéola e a catapora. Conforme vimos, existem 2 tipos de vacinas que protegem o organismo contra essas infecções: a tríplice e a tetra viral. Essas vacinas fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação.

Qual remédio caseiro é bom para catapora?

7 remédios caseiros para catapora e como fazer
  1. Banho de aveia. ...
  2. Pomada de arnica. ...
  3. Pasta de bicarbonato de sódio. ...
  4. Compressa de camomila. ...
  5. Banho de imersão com sais de Epsom. ...
  6. Suco de laranja e limão. ...
  7. Pomada de folhas de Neem.

Como saber se a catapora está sarando?

Após ter contato direto com o vírus, o período de incubação dura em média 15 dias e a recuperação completa acontece entre 07 e 10 dias depois de aparecer os sintomas.

Como é a evolução da catapora?

Evolução: A formação de novas vesículas geralmente para após o 4º dia do aparecimento das lesões. As crostas caem dentro de 1 a 2 semanas. No local das lesões, ficam manchinhas hipopigmentadas (claras) na pele, que com o tempo vão cicatrizando.

Quanto tempo leva para estourar a catapora?

Quanto tempo dura a catapora? A doença dura de 10 a 14 dias e a pessoa deixa de transmitir quando as feridas secam, por volta do 7º dia, entretanto, a pessoa fica infectada no momento do contato com o vírus, mas só 15 dias depois que aparecem os sintomas que causam a doença.

Como é o começo do sarampo?

A erupção do sarampo começa na face e espalha-se pelo corpo até aos pés. Geralmente, os sintomas do sarampo começam com febre que permanece por alguns dias. Depois da febre, surgem frequentemente a tosse, a secreção nasal e a conjuntivite, uma infecção da vista.

Como fica a pele quando está com sarampo?

Via de regra, o sarampo se manifesta com o exantema, que são as manchas vermelhas pelo corpo. Mas outros sintomas podem surgir no curso da infecção – e, às vezes, essas lesões na pele nem aparecem claramente. A ausência das pintas típicas da doença parece ser mais frequente entre quem só tomou uma dose da vacina.

Qual exame é feito para detectar sarampo?

RT- PCR para identificação do vírus do sarampo e da rubéola

Os vírus do sarampo e da rubéola, podem ser identificados nas seguintes amostras biológicas: sangue total, secreção nasofaringea, urina, saliva e, em casos de encefalite, líquor (líquido céfalo-raquidiano-LCR).

Artigo anterior
Como saber se meu marido não gosta mais de mim?
Artigo seguinte
Quantos cogumelos são venenosos?