O que diz a lei sobre transfusão de sangue?

Perguntado por: Verónica Renata Matos Lourenço Torres  |  Última atualização: 2. April 2022
Pontuação: 4.7/5 (6 avaliações)

A Resolução CFM nº 1.021/80, em seu artigo 2º, diz: "Se houver iminente perigo de vida, o médico praticará a transfusão de sangue, independentemente de consentimento do paciente ou de seus responsáveis”.

É pecado fazer transfusão de sangue?

Entre suas práticas religiosas está a proibição de que os fiéis se submetam a transfusões de sangue, graças à interpretação que fazem da Bíblia a partir de versículos de vários livros, como Gênesis e Atos dos Apóstolos.

O que a Bíblia diz sobre doação de sangue?

Conforme pesquisa livre do motivo de as Testemunhas de Jeová não aceitarem transfusão de sangue, facilmente se evidencia que se trata de motivação eminentemente religiosa. Nesse sentido creem que os ensinamentos bíblicos os ordenam a se abster de sangue (Gênesis 9:4; Levítico 17:10; Deuteronômio 12:23; Atos 15:28, 29).

Tem o paciente direito constitucional de recusar transfusão de sangue?

(2003) “[…] o paciente tem direito de recusar determinado tratamento médico, inclusive a transfusão de sangue, com fundamento no art. 5º, II, da CF. Por este dispositivo, fica certo que ninguém é obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude de lei (princípio da legalidade) [..]”.

Quem é contra a transfusão de sangue?

Há uma divergência na transfusão sanguínea envolvendo crianças e adolescentes, onde se tem de um lado a decisão dos pais e de outro a dos médicos. Alguns pais são contra a transfusão por causa de sua crença religiosa, não sendo a favor desta técnica empregada pela medicina.

Transfusão de Sangue e Testemunhas de Jeová. Simonelli Responde. Direito Médico

40 questões relacionadas encontradas

Quais religiões e contra a transfusão de sangue?

As Testemunhas de Jeová, ao rejeitarem um determinado tratamento médico (transfusão de sangue), mesmo nos casos de iminente risco de vida, estão apenas querendo viver de acordo com suas crenças.

Qual religião não pode fazer transfusão de sangue?

As Testemunhas de Jeová acreditam que a Bíblia proíbe a ingestão de sangue e que os cristãos não devem aceitar transfusões de sangue ou doar ou armazenar seu próprio sangue para transfusão.

O que fazer quando não é permitida a transfusão de sangue?

"Em caso de haver recusa em permitir a transfusão de sangue, o médico, obedecendo a seu Código de Ética Médica, deverá observar a seguinte conduta: 1º - Se não houver iminente perigo de vida, o médico respeitará a vontade do paciente ou de seus responsáveis.

O que pode acontecer com alguém que se recusa a fazer a transfusão e recebe sangue do mesmo jeito e com a pessoa que realizou a transfusão sem o consentimento?

Sendo assim, se um indivíduo se nega a receber um procedimento médico, como a transfusão de sangue, seja por razões religiosas, seja científicas, a equipe médica não pode ser julgada por negligência desde que continue buscando métodos que visem salvar a vida do paciente — inclusive não sendo reconhecido como infração ...

O que fazer quando não se pode realizar transfusão sanguínea em um paciente?

Pode-se tentar a terapia com eritropetina pré-cirúrgica, alguns poucos estudos já evidenciaram a diminuição da necessidade de transfusão de sangue quando esta foi realizada.

Como o médico deve se portar de recusa do paciente em realizar transfusão de sangue por crenças religiosas?

É aconselhável, entretanto, que o médico ou o hospital anotem tudo no prontuário médico e, sempre que possível, obtenham do doente, familiares ou responsáveis, uma declaração registrando a recusa ou o não querer submeter-se ao tratamento proposto.

O que é recusa por convicção religiosa?

A recusa a tratamento médico, pautada em convicção religiosa, busca guarida na inviolabilidade à liberdade de consciência e de crença, nos princípios da dignidade da pessoa humana e, ainda, no princípio da legalidade.

O que é a colih?

A Colih é uma comissão que faz a ponte entre o paciente e o médico e apresenta as alternativas estudadas por uma comissão cientifica da saúde. Para os adeptos da religião Testemunha Jeová, a interpretação bíblica não permite a transfusão de sangue.

O que pode substituir a transfusão de sangue?

Hoje já existem vários tratamentos alternativos às transfusões de sangue, entre os tratamentos mais utilizados, podemos citar o sangue artificial ou substituto do sangue, mais conhecido por expansores do volume do sangue e terapias de oxigênio.

Quais são os tratamentos que substitui o sangue?

O Perftoran é amplamente usado em cirurgias maxilofaciais e da medula espinhal. Por um lado, ele é um substituto de sangue e, por outro, um fármaco terapêutico." O medicamento é produzido na cidade de Púschino, perto de Moscou, no mesmo instituto de pesquisa onde trabalhou Beloiartsev.

O que a Bíblia diz sobre Testemunhas de Jeová?

Com base em sua interpretação de Apocalipse 18: 2-24, as Testemunhas de Jeová acreditam que todas as outras religiões são parte de "Babilônia, a Grande", um "império mundial da religião falsa" sob o controle de Satanás; consequentemente, eles recusam todas as relações ecumênicas com outras denominações religiosas.

O que são os mórmons e no que eles acreditam?

Em particular, a Igreja Mórmon ensina que cada espírito humano é um filho espiritual literal de Deus. Além disso, a Igreja ensina que o ser humano pode alcançar, por meio da Expiação de Jesus Cristo, a exaltação, o que significa que todos os seres humanos podem herdar a glória e tudo que Deus possui.

O que é sangue alogênico?

O sangue alogênico é um recurso terapêutico esgotável. Novas evidências demonstram um consumo excessivo de sangue e uma diminuição das doações, resultando em estoques de sangue reduzidos em todo o mundo. As transfusões de sangue estão relacionadas a aumento na morbimortalidade e maiores custos hospitalares.

O que as Testemunhas de Jeová usam no lugar do sangue?

5.1 A transfusão de sangue e a fundamentação religiosa

Elas também não doam sangue nem o armazenam para seu próprio uso numa possível transfusão. ... Sendo assim, para elas, é totalmente impossível se abster de sangue e, ao mesmo tempo, introduzi-lo no corpo por meio de uma transfusão.

O que é hemodiluição do sangue?

A Hemodiluição Normovolêmica Aguda (HNA) é utilizada para reduzir a taxa de transfusão sanguínea e consiste na retirada de volume sanguíneo e sua reposição com líquidos acelulares. É de fundamental importância que a volemia seja mantida e que o processo ocorra antes do momento de maior perda sanguínea.

Como proceder em relação a transfusão de sangue em testemunho de Jeová?

Transfusão de sangue é proibida nas normas das testemunhas de jeová. O autor da ação é testemunha de Jeová e a religião tem como uma norma não permitir que seus fiéis façam transfusão de sangue. No caso, o homem está com leucemia e a transfusão é o único tratamento. Mesmo assim, ele se recusa a fazer.

Como se deve proceder com a hemotransfusão em pacientes Testemunhas de Jeová?

1º - Se não houver iminente perigo de vida, o médico respeitará a vontade do paciente ou de seus responsáveis. 2º - Se houver iminente perigo de vida, o médico praticará a transfusão de sangue, independentemente de consentimento do paciente ou de seus responsáveis.

Qual o direito mais importante para o ser humano?

O direito à vida é o mais importante e mais discutido dentre todos os direitos abarcados pelo Código Civil Brasileiro e pela Constituição Federal. Este artigo discorre sobre esse direito, sobre o princípio da dignidade humana e pretende provocar uma reflexão sobre o aborto.

Como deve ser a postura ética da enfermagem diante da hemotransfusão em Testemunhas de Jeová?

Os seguidores da religião Testemunhas de Jeová se recusam a se submeter ao procedimento de transfusão sanguínea, mesmo nos casos extremamente necessários, demonstrando claramente com esta atitude, a prioridade da sua intimidade e privacidade por convicções religio- sas, em detrimento do seu direito à vida.

Quais são as peculiaridades da assistência em saúde para pessoas que estão praticantes da religião da Testemunha de Jeová?

Os adeptos da religião Testemunhas de Jeová possuem uma concepção bíblica que os leva à recusa de qualquer tratamento médico que envolva transfusão sanguínea, pois para estes sectários, o sangue é considerado sagrado aos olhos de Deus, levando-os a abstenção deste.

Artigo anterior
Quem é o marido da Jéssica Costa?
Artigo seguinte
Como tirar mancha de roupa de lycra branca?