Quais são os crimes de perigo abstrato?

Perguntado por: Marco Antunes de Freitas  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (38 avaliações)

São de perigo abstrato o tráfico de drogas, o porte de armas, a embriaguez ao volante e tantos outros tipos penais cuja redação indica apenas a conduta, sem qualquer menção ao resultado.

Quais são os crimes de perigo concreto?

De perigo concreto: é o crime de perigo cuja configuração requer a demonstração de que o bem jurídico efetivamente foi posto em perigo. É exemplo o crime de incêndio, em que o perigo deve ser demonstrado. ... Seria o crime de perigo em que deve ser demonstrado o risco, mas não a pessoa certa e determinada.

Quais são os crimes de perigo abstrato no CTB?

Por outro lado, os crimes de perigo abstrato são aqueles nos quais o perigo é presumido pela norma jurídica, pouco importando a demonstração de perigo da conduta perpetrada. ... 310 do CTB é um crime de perigo abstrato, prescindindo da ocorrência de lesão ou perigo de dano na condução do veículo automotor.

É crime de perigo abstrato ou perigo concreto?

No crime de perigo abstrato (ou puro), o risco advindo da conduta é absolutamente presumido por lei, bastando a violação da norma. Já no crime de perigo concreto, o risco deve ser comprovado. A acusação tem o dever de demonstrar que da conduta houve perigo real para vítima certa e determinada.

Quais são os crimes subsidiários?

Crime subsidiário é aquele que só se aplica se não houver a incidência de um tipo mais grave. Ex.: o delito de constrangimento ilegal (art. 146) é subsidiário em relação ao crime de extorsão (art. 159).

CRIME DE PERIGO ABSTRATO X CRIME DE PERIGO CONCRETO

20 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de crimes?

Quais são os principais tipos de crimes?
  • Crime Doloso e Culposo.
  • Crime Impossível e Putativo.
  • Crime material, formal e de mera conduta.
  • Crime simples e complexo.

Como são classificados os crimes?

Crimes comuns, próprios, instantâneos, permanentes, comissivos, omissivos, crimes de atividade, de resultado, de dano, de perigo, crimes unissubjetivos e plurissubjetivos, progressivos, complexos, entre outros.

O que é crime concreto?

São os crimes que necessitam de efetiva comprovação no caso concreto mediante instrução probatória. Não existe presunção legal, contudo, a configuração do crime vai depender de comprovação concreta de que existiu risco de perigo e de lesão.

O que é um crime de perigo comum?

130 do CP). Crime de Perigo Comum ou Coletivo: - a exposição a perigo de lesão se dirige ao bem ou ao interesse de toda a coletividade ou a número indeterminado de pessoas (risco de dano a bem jurídico coletivo ou plural ilimitado);

Qual o posicionamento atual do Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade dos crimes de perigo abstrato?

O Supremo Tribunal Federal reconhece a constitucionalidade dos crimes de perigo abstrato, que não exigem a comprovação de lesão ou ameaça de lesão ao bem tutelado. Precedentes.

O que diz o artigo 310 do CTB?

O crime de trânsito constante do artigo 310 é denominado, pela doutrina, de crime de mera conduta, tendo em vista que não exige um resultado específico, para que se configure; ou seja, basta a permissão, confiança ou entrega da direção do veículo, nas condições elencadas, que terá sido cometido o crime de trânsito.

O que diz o artigo 309 do CTB?

Dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida Permissão para Dirigir ou Habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano: Penas - detenção, de seis meses a um ano, ou multa.

O que é o perigo de dano do CTB?

O perigo de dano não pode ser apenas presumido, mas deve ser comprovado; trata-se de uma condução anormal, com exposição de outras pessoas a um dano real e concreto.

Quais são os crimes de perigo individual?

Crime próprio, unissubjetivo, de atividade formal, comissivo ou omissivo impróprio, de forma livre, instantâneo, plurissubsistente (em regra) ou unissubsistente, simples e de perigo individual e concreto. O abandono de incapaz é um crime exclusivamente doloso.

O que são os crimes de perigo abstrato fundamente a resposta com a identificação de exemplos?

Crimes de perigo abstrato são aqueles que não exigem a lesão de um bem jurídico ou a colocação deste bem em risco real e concreto. ... O tipo penal não exige a lesão ou a morte de alguém, e também não prevê que seja demonstrado que alguém foi exposto a um risco concreto pelo veículo dirigido pelo condutor embriagado.

Qual a diferença entre crimes de dano e perigo?

O crime de dano é aquele que se consuma com a efetiva lesão do bem jurídico (ex: homicídio). Já os crimes de perigo se consumam tão-só com a possibilidade do dano (ex: crime de contágio venéreo). ... Crimes instantâneos são aqueles que, quando consumado, encerra-se.

Quais são os crimes mais comuns?

Os tipos de crimes mais comuns no Brasil
  • crimes contra a administração pública;
  • crimes contra a pessoa;
  • crimes contra o patrimônio;
  • crimes de imprensa e contra a honra;
  • crimes ambientais;
  • crimes eleitorais;
  • crimes de resposabilidade;
  • crimes contra a propriedade imaterial;

O que é o crime próprio?

Os crimes próprios são aqueles que só podem ser cometidos por determinadas pessoas, tendo em vista que o tipo penal exige certa característica do sujeito ativo.

Qual a diferença entre os crimes do 286 e 287 do CP?

São eles: incitação ao crime (art. 286), apologia de crime ou criminoso (art. 287), associação criminosa (art. ... Já a apologia de crime ou criminoso, consistente em “fazer, publicamente, apologia de fato criminoso ou de autor de crime”, liga-se à ideia de elogio.

O que significa o artigo 273?

- Falsificar, corromper, adulterar ou alterar produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais: Pena - reclusão, de 10 (dez) a 15 (quinze) anos, e multa.

O que é um crime preterdoloso?

"O crime preterdoloso ou preterintencional é aquele no qual coexistem os dois elementos subjetivos: dolo na conduta antecedente e culpa na conduta consequente. Existe um crime inicial doloso e um resultado final culposo. Na conduta antecedente, o elemento subjetivo é o dolo, uma vez que o agente quis o resultado.

O que é um crime progressivo?

Ele se dá quando um tipo penal envolve, tacitamente, outro, como ocorre, por exemplo, no crime de homicídio, em que o agente primeiro prática o delito de lesão corporal para depois causar a morte da vítima (consumação do homicídio).

Quantos tipos de crime existe?

Apenas o Código Penal Brasileiro (decreto-lei) prevê aproximadamente 300 (trezentos) crimes.

Qual a importância da classificação dos crimes?

Conhecer a classificação dos crimes é de extrema importância, pois podem influenciar, direta ou indiretamente, nas mais variadas questões dentro do direito penal e processual penal, a saber: momento em que ocorre a consumação do crime, o estado de flagrância, sujeito ativo, etc.

Como é classificado o crime de homicídio?

O homicídio é crime comum, unissubjetivo, material, de forma livre, comissivo (em regra) ou omissivo impróprio (comissivo por omissão), instantâneo de feitos permanentes, de dano, progressivo, plurissubsistente (em regra) e unissubsistente e simples. Admite-se tanto a forma dolosa quando a culposa.

Artigo anterior
O que é preciso para se tornar um anestesista?
Artigo seguinte
Quantas vezes Usar máscara hidratante?