Quais são os conceitos básicos da farmacologia?

Perguntado por: João Gabriel Morais de Amorim  |  Última atualização: 24. Oktober 2024
Pontuação: 4.9/5 (36 avaliações)

Conceitos básicos da farmacologia devem ser compreendidos para a boa prática médica tais como as propriedades físicoquímicas, bioquímica, mecanismo de ação, vias de administração, absorção, distribuição, metabolização, excreção e terapêutica, respostas fisiológicas, farmacocinética, farmacodinâmica, permitindo ao ...

Quais são os 7 conceitos da farmacologia?

Estudo dos fármacos: fonte, solubilidade, absorção, destino no organismo, mecanismo de ação, efeito, reação adversa (RAM).

Quais os conceitos básicos da farmacologia?

Farmacologia Básica: estuda as substâncias químicas e a sua interação com os sistemas biológicos. Farmacodinâmica: estuda os efeitos bioquímicos, fisiológicos e o mecanismo de ação dos fármacos. Farmacocinética: estuda a absorção, distribuição, metabolismo e excreção dos fármacos.

O que são princípios Farmacologicos?

Ou seja: é o componente dentro do medicamento que possui o efeito terapêutico.

Qual é o conceito mais abrangente da farmacologia?

Afinal, a FARMACOLOGIA é a ciência que se ocupa do estudo das interações que acontecem entre um organismo vivo e drogas que afetam seu funcionamento, normal ou anormal. Se uma substância tem propriedade medicinal, ela é considerada farmacêutica.

Conceitos Básicos de Farmacologia | Parte 1

34 questões relacionadas encontradas

Qual é o conceito de fármaco?

O fármaco é o princípio ativo do medicamento, ou seja, é a substância que garante o efeito esperado da fórmula, aquela que vai garantir a ação terapêutica.

Quais são as 4 principais objetivos da farmacologia?

- Absorção dos fármacos pelo organismo; - Ação dos fármacos no combate de determinadas doenças; - Efeitos das associações entre remédios diferentes; - Excreção dos remédios pelo organismo.

Em que se divide a farmacologia?

Farmacodinâmica: mecanismo de ação; Farmacocinética: destino do fármaco; Farmacologia pré-clínica: eficácia e RAM do fármaco nos animais (mamíferos); Farmacologia clínica: eficácia e RAM do fármaco no homem (voluntário sadio; voluntário doente);

Quais os 6 objetivos da farmacologia?

Dentre os principais objetivos da farmacologia, pode-se citar:
  • Absorção dos fármacos pelo organismo;
  • Ação dos fármacos no combate de determinadas doenças;
  • Efeitos das associações entre remédios diferentes;
  • Excreção dos remédios pelo organismo.

Quais são os princípios básicos da farmacocinética?

Tais fatores são organizados em basicamente quatro etapas farmacocinéticas: absorção, distribuição, metabolismo e excreção. A depender das características físico-químicas de cada fármaco e da forma como interage com estruturas corpóreas este trajeto será facilitado ou dificultado.

O que mais cai em prova de farmacologia?

Entre os tópicos que aparecem nas questões estão: farmacologia dermatológica, fármacos na Síndrome do Intestino Irritável, interações medicamentosas, fármacos antifúngicos e fármacos imunossupressores.

Quais são as características da farmacologia?

O assunto da farmacologia é amplo e inclui o conhecimento das fontes, propriedades químicas e físicas, composição, ações fisiológicas, absorção, destino e excreção, e o uso terapêutico das drogas.

Como estudar farmacologia para prova?

ÍNDICE
  1. Se conheça.
  2. Saiba o básico sobre Farmacologia.
  3. Use mnemônicos.
  4. Faça mapas mentais e flashcards.
  5. Responda questões de Farmacologia.
  6. Realize revisões estratégicas.
  7. Explique o que estudou.
  8. Saiba quais assuntos estudar em Farmacologia.

Quais são os 5 Ramos da farmacologia?

Farmacocinética: descomplicando conceitos da farmacologia | Colunistas
  • Índice.
  • Introdução.
  • Farmacocinética.
  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Metabolismo.
  • Excreção.
  • Conclusão.

Quais são as quatro etapas da farmacologia?

Farmacocinética: Absorção, Distribuição, Biotransformação (Metabolização) e Excreção | Introdução à Farmacologia - Curso de Farmacologia. Humana Básica e Clínica - Prof.

O que é farmacologia exemplo?

Farmacologia clínica é a área da farmácia dedicada ao estudo e prática do uso racional de medicamentos, em que os farmacêuticos cuidam do paciente de forma otimizada em relação à farmacoterapia, promovendo saúde e bem-estar além de curar ou prevenir doenças.

Quais os 4 principais alvos farmacológicos da ação de fármacos?

▪ Principais alvos farmacológicos:
  • 1) Receptores.
  • 4) Canais iônicos.
  • 5) Ácidos nucleicos.
  • 6) Outros.

Qual a diferença entre um fármaco é um medicamento?

Enquanto os remédios são os medicamentos que podem ter diversas formas, como comprimidos, gotas, xaropes, pílulas e outras, os fármacos são o princípio ativo dos medicamentos, ou seja, o fármaco é a substância química que é a base, e principal responsável pelo efeito do remédio desenvolvido para fins curativos, ...

Qual é o órgão responsável pela excreção da maioria dos fármacos?

A excreção dos fármacos do organismo geralmente se dá por via renal ou biliar e é facilitada devido à metabolização dos fármacos nas fases de oxidação/redução e conjugação/hidrólise, já que podem aumentar a hidrossolubilidade dos fármacos.

Quais são as 3 fases de ação do fármaco?

A ação de um fármaco, quando administrado a humanos ou animais, pode ser dividida em três fases: fase farmacêutica, fase farmacocinética e fase farmacodinâmica1 (Esquema 1). Na fase farmacêutica, ocorre a desintegração da forma de dosagem, seguida da dissolução da substância ativa.

O que é pKa de um medicamento?

pKa (constante de ionização) = valor do pH em que metade do fármaco encontra-se em sua forma ionizada e a outra metade na forma não-ionizada.

Quais são as 5 fases da farmacocinética?

A etapa farmacocinética é composta por cinco fases:
  • Absorção.
  • Distribuição.
  • Biotransformação.
  • Biodisponibilidade.
  • Excreção.

Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?

As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.

Porque a farmacologia é importante?

Ao saber os efeitos e mecanismos de ação dos fármacos, é possível compreender diversos fatores, como atuação e modificação na fisiologia do organismo. Isso permite uma utilização mais eficiente durante os tratamentos.

Qual o objetivo dos fármacos?

Medicamentos são substâncias que objetivam curar doenças ou aliviar sintomas. São usados para trazer bem estar, porém, se os devidos cuidados não forem tomados, podem causar problemas.

Artigo anterior
O que é uma franquia de uma empresa?
Artigo seguinte
O que é a discriminação?