Seria possível pisar em Saturno?

Perguntado por: Afonso Leandro de Jesus  |  Última atualização: 20. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (51 avaliações)

Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.

Tem como pisar em Saturno?

Nessa data muito especial, uma sonda chamada Cassini vai chegar à órbita de Saturno, o sexto planeta do Sistema Solar. ... Isso significa que Saturno não tem uma superfície sólida, ou seja, não existe ali um 'chão' para se pisar: se fizéssemos isso, iríamos afundar, afundar e afundar.

Seria possível pousar nos anéis de Saturno?

Além da beleza, o que nem todo mundo sabe é que Saturno é um planeta gasoso, sem uma superfície sólida. ... Qualquer sonda que tentasse pousar no planeta iria afundar e ser esmagada pela alta pressão exercida por esses gases, antes mesmo de tocar o núcleo sólido.

Quanto tempo leva para ir da Terra a Saturno?

Dois empurrões e sete anos de percurso

Saturno não está "aqui do lado". Está a 1,4 bilhão de km da Terra. A Cassini partiu do Cabo Canaveral, nos EUA, em 15 de outubro de 1997 e levou quase sete anos para chegar até o astro.

É possível pousar em Júpiter?

Apesar de não ser possível pousar em Júpiter, é possível aterrissar nas luas de Galileu, levando à possibilidade de exploração humana tripulada. Os principais alvos são Europa, devido à possibilidade de vida e oceanos, e Calisto, devido à sua pequena dose de radiação.

O que aconteceria se você caísse em Saturno?

17 questões relacionadas encontradas

O que aconteceria se você caísse em Júpiter?

Eis um bom candidato a núcleo de Júpiter. (Corajoso da parte do hidrogênio, já que você não exibiria propriedade alguma sob tão pressão – a verdade é que qualquer ser humano deixaria de existir quase instantaneamente se caísse em Júpiter.) O fato é que só podemos sondar o interior de Júpiter de maneira indireta.

É possível pisar em um planeta gasoso?

Os planetas gigantes (Júpiter, Saturno, Urano e Netuno) têm apenas um núcleo sólido, que é envolto por uma grande camada de gás, porém esse gás é extremamente comprimido, a pressões muito altas, nas camadas internas, logo abaixo da região visível. Assim sendo, seria impossível pousar qualquer sonda neles.

Qual é a distância entre a Terra e Saturno?

Nasa divulga imagem da Terra tirada a partir de Saturno, a 1,4 bilhão de km | Ciência e Saúde | G1.

Quanto tempo leva para ir da Terra a Júpiter?

A viagem da sonda, movida por energia solar, até Júpiter durou quase cinco anos. Segundo a Nasa, Juno deve desacelerar para uma velocidade de 542 metros por segundo no intuito de ser capturada pela órbita do planeta.

Como seria ver os anéis de Saturno?

No caso dos anéis, eles teriam um formato no céu diferente dependendo da latitude do local onde você estivesse. Por exemplo, na linha do Equador, eles passariam bem acima de nossas cabeças. ... Seria como se o céu estivesse dividido no meio por uma linha branca.

Como fazer pra ver os anéis de Saturno?

Para visualizar detalhes de Saturno, é necessário utilizar um binóculo potente, que possibilite aumento de até 20 vezes. “Com binóculos simples, não fica muito nítido”, diz Mello. Um pequeno telescópio permite visualizar bem os anéis do planeta.

Porque tem um anel em volta de Saturno?

Os cientistas não sabem exatamente a origem dos anéis, mas umas das hipóteses é que sejam resquícios de cometas, asteroides ou luas que colidiram e se despedaçaram, fazendo com que os fragmentos entrassem em órbita ao redor de Saturno. Dezenas de luas! Saturno tem 62 satélites naturais, como a nossa Lua.

O que tem dentro de Saturno?

Saturno é formado predominantemente por hidrogênio, hélio em menores proporções e uma quantidade muito pequena de metano. O seu núcleo, em contrapartida, é denso e solidificado, envolto por hidrogênio líquido metálico e hidrogênio líquido. Mesmo com essa composição, a densidade de Saturno é menor do que a da água.

É possível pousar em Urano?

Superfície de Urano

Por ser um gigante gelado, Urano não tem propriamente uma superfície sólida. Sua atmosfera gasosa faz a transição para as camadas líquidas internas. Não seria possível caminhar ou pousar na superfície do planeta porque você simplesmente afundaria (assim como em Júpiter). Urano também é congelante!

Qual é a distância entre a Terra e Júpiter?

A distância mínima em relação à Terra é de 591 milhões de quilómetros e a máxima é de 967 milhões de quilómetros, sendo o seu diâmetro aparente, visto da Terra, de 50'' e 31''(arcos de segundo), respetivamente.

Qual é a distância entre o planeta Terra e Júpiter?

Resposta: A distância média de Júpiter ao Sol é de 778 milhões de km. Como a Terra está a 150 milhões de km do Sol isto significa que a distância entre Júpiter e a Terra varia entre 628 milhões de km e 928 milhões de km.

Qual é o planeta mais próximo da Terra?

Na prática, é Mercúrio o nosso vizinho mais próximo. Aliás, Mercúrio é o planeta mais próximo de todos os outros do Sistema Solar. Isso acontece por conta da órbita de cada planeta.

O que significa 500 Anos-luz?

Para começar, sabemos que o novo astro está a apenas 500 anos-luz da Terra, o que significa que ao viajar na velocidade da luz, demoraríamos 500 anos para chegar lá. Mas se convertermos essa distância para uma medida mais familiar encontraremos o surpreendente número de 4.730.500.000.000.000 quilômetros.

Quantos km para sair do planeta?

Os dados confirmaram as teorias de outros cientistas, estabelecendo a altitude de 118 quilômetros como sendo a fronteira final da Terra. Acima dessa altitude, pode-se considerar que começa o espaço exterior.

Por que não dá pra pisar em Júpiter?

3. Por lá as temperaturas são congelantes... Caso o ar fosse respirável e houvesse uma superfície sólida para pisar, você certamente não suportaria as baixíssimas temperaturas da superfície de Júpiter, que costumam rondar os -110ºC, podendo chegar a -140ºC! ... A temperatura média da Terra é de 14,7ºC.

O que significa ser um planeta gasoso?

Os planetas gasosos do Sistema Solar são Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Apresentam uma atmosfera gasosa e são os maiores do sistema. Planetas gasosos são os maiores do Sistema Solar e são formados por gases, como o nome sugere. Também são conhecidos como planetas gigantes ou jovianos.

Como funcionam planetas gasosos?

Os planetas gasosos são compostos por gases que, em função das baixas temperaturas, encontram-se em estado sólido. São eles: Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. ... As camadas do planeta são compostas por hélio em forma líquida e hidrogênio molecular, sua atmosfera se formou com hidrogênio e hélio gasoso.

Como é cair em Júpiter?

Após percorrer pouco mais de 150 quilômetros através da atmosfera jupteriana, a gente se depararia com temperaturas de mais de 150 °C e pressão equivalente a 23 atmosferas terrestres. Depois de 500 quilômetros, chegaríamos a uma camada de nuvens de amônia e perderíamos quase que completamente a visibilidade.

Artigo anterior
Quais são os sintomas mais comuns da infecção respiratória?
Artigo seguinte
Quais os tipos de linguagem explique cada tipo?