Quais são os componentes do lixo eletrônico?

Perguntado por: Tomás Leandro de Simões  |  Última atualização: 1. Februar 2022
Pontuação: 4.2/5 (63 avaliações)

Exemplos de Lixo Eletrônico
  • Computadores.
  • Tablets.
  • Monitores.
  • Teclados.
  • Impressoras.
  • Câmeras Fotográficas.
  • Aparelhos de Som.
  • Lâmpadas Eletrônicas.

Quais são as substâncias presentes nos componentes do lixo eletrônico?

Ao serem jogados no lixo comum, as substâncias quuímicas presentes nos componentes eletrônicos, como mercúrio, cádmio, arsênio, cobre, chumbo e alumínio, penetram no solo e nos lençóis freáticos contaminando plantas e animais por meio da água, podendo provocar a contaminação da população através da ingestão desses ...

O que pode ser feito com o lixo eletrônico?

Geralmente, os componentes dos aparelhos elétricos e eletrônicos são feitos de plástico, vidro, metais, entre outros materiais. No processo de reciclagem, os equipamentos descartados pela população são desmontados e as partes transformadas em matéria-prima para a indústria.

Quais os principais componentes tóxicos do lixo eletrônico?

Estes mesmos materiais liberam ainda um fósforo tóxico; O mercúrio, o cádmio, a dioxina bromada, entre outros elementos presentes nas placas de circuito impresso (importante placa para fixação de componentes eletrônicos como os chips). Eles emitem gases poluentes tanto ao ar quanto aos rios.

Como deve ser feito o descarte do lixo eletrônico?

Caso não haja algum suporte do fabricante nesse sentido, procure por pontos de descarte na sua própria cidade. Fazendo uma busca rápida pela internet é possível encontrar pontos de reciclagem desse tipo de descarte. Algumas prefeituras possuem programas próprios para o recolhimento desses resíduos.

Como é feita a Reciclagem do Lixo Eletrônico?

25 questões relacionadas encontradas

Onde jogar o lixo eletrônico?

Cada um deles possui uma destinação específica para facilitar o processo de reciclagem. Saiba o que pode ser descartado. Os Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) de eletroeletrônicos são instalados na maioria das vezes em supermercados, shoppings, parques e muito provavelmente terá um perto da sua casa ou do trabalho.

Quais são os principais impactos ambientais do lixo eletrônico?

Quais são os principais impactos ambientais do lixo eletrônico?
  • Redução do tempo de vida útil dos aterros sanitários. ...
  • Contaminação por metais pesados. ...
  • Danos à saúde pública.

Como podemos conhecer o aspecto legal a legislação referente ao lixo eletrônico?

A partir dessa necessidade, a lei nº 9.605, regente desde 1998, foi alterada, dando origem a lei federal nº 12.305, que trata sobre a regularização do descarte de resíduos eletrônicos e que faz com que seja instituída a Política Nacional de Resíduos Sólidos. ...

O que é feito com o lixo eletrônico no Brasil?

No Brasil, existem os postos coletores, mercados e revendedores de produtos eletrônicos que aceitam os lixos elétricos e eletrônicos. E isso, graças à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), aprovada em 2010, que lançou obrigações que devem ser compartilhadas por todos os setores da sociedade.

Quais são os componentes do lixo?

O lixo tem na sua composição química e física os componentes inertes e os orgânicos. Dentre estes, em primeiro lugar a matéria orgânica como principal componente, o papel e papelão e o plástico. O lixo tem na sua composição química e física os componentes inertes e os orgânicos.

Como é produzido o lixo eletrônico?

Inclui grandes equipamentos como geladeiras, freezers, máquinas de lavar; pequenos equipamentos como torradeiras, batedeiras, aspiradores de pó, ventiladores; equipamentos de informática como computadores e celulares; e pilhas e baterias.

Porque o lixo eletrônico é perigoso?

O aparelhos mais comuns são portadores de quatro metais que podem ser extremamente perigosos para a saúde e para o meio ambiente. O mercúrio, o chumbo, o cromo e o cádmio. Isso sem contar que possuem alguns componentes, como o plástico, por exemplo, que demoram milhares de anos para se decompor.

Quanto de lixo eletrônico é produzido por ano?

No mundo, em 2019 foram produzidas cerca de 50 milhões de toneladas de lixo eletrônico, segundo o relatório The Global E-waste Monitor 2020, da Organização das Nações Unidas (ONU).

Quanto que o Brasil produz de lixo eletrônico?

Segundo o relatório, o Brasil gerou mais de 2 milhões de toneladas de lixo eletrônico em 2019, ficando atrás apenas da China (10,1 milhões de toneladas), EUA (6,9 milhões de toneladas), Índia (3,2 milhões de toneladas) e Japão (2,5 milhões de toneladas).

Quem é responsável pelo lixo eletrônico?

A lei trata de todos os materiais que podem ser reciclados ou reaproveitados, sejam eles domésticos ou industriais. A PNRS indica que a responsabilidade pela logística reversa de alguns produtos, dentre eles, os eletroeletrônicos, pilhas e baterias deve ser dos fabricantes, importadores, comerciantes e distribuidores.

Qual a importância do descarte correto do lixo eletrônico?

Isso porque, durante a sua decomposição, há formação de substâncias tóxicas que podem causar riscos à saúde e ao meio ambiente. Para fazer a sua parte, os itens que não têm mais utilidade podem ser entregues em postos de coleta ou nas lojas que comercializam produtos eletrônicos.

Quais os problemas causados pelo descarte inadequado do lixo eletrônico?

Substâncias tóxicas como mercúrio, chumbo e berílio estão presentes nos materiais eletrônicos e, se estes não forem descartados corretamente podem contaminar o ambiente, causando problemas graves de saúde pública. ... Estima-se que 90% do lixo eletrônico comum possa ser reaproveitado de alguma forma.

Onde descartar lixo eletrônico Mooca?

Coopamare – Rua Galeno de Almeida, 659 – Pinheiros. Recifran – Rua Junqueira Freire, nº 176 – Glicério. Recifavela – Rua Capitão Pacheco Chaves – Mooca.

Onde fazer descarte de TV?

Aparelhos, como celulares, impressoras, câmeras, computadores, televisões, entre outros, têm que ser levados a postos de coleta especiais. E esses lugares de descarte podem ser oferecidos pelas próprias marcas ou até por empresas e ONGs que reciclam esses materiais.

Quantas toneladas de lixo eletrônico O Brasil produziu em 2020?

O Brasil foi o quinto país que mais produziu lixo eletrônico em 2019. Segundo o relatório The Global E-waste Monitor 2020, os brasileiros ficaram atrás apenas da China, EUA, Índia e Japão. Ao todo, foram geradas 2.143 toneladas no ano passado.

Quanto milhões de toneladas métricas de lixo eletrônico são produzidos todos os anos?

Em 2020, foram produzidas 53,6 milhões de toneladas de lixo eletrônico no mundo. Segundo um estudo do UN Environment Program, o lixo eletrônico, “e-waste”, é o tipo de lixo que cresce mais rapidamente no mundo. O estudo apontou que 53,6 milhões de toneladas métricas de e-waste foram criadas em 2020.

Quantas toneladas de lixo a China produz por ano?

Ao longo das últimas três décadas, a produção de lixo próprio também cresceu exponencialmente na China. A cada ano se acumulam por volta de 215 milhões de toneladas de lixo sólido, segundo o Escritório Nacional de Estatísticas, que acabam em sua maior parte incineradas e em lixões.

O que pode ser feito para reduzir o lixo eletrônico?

4 dicas para diminuir a geração de lixo eletrônico
  1. Faça compras inteligentes! Muitos dos equipamentos parados resultam de compras por impulso. ...
  2. Cuide bem dos seus equipamentos eletrônicos. ...
  3. Doe os eletrônicos em bom estado. ...
  4. Faça o descarte correto de seu lixo eletrônico.

Como é produzido o lixo doméstico?

Lixo Domiciliar – gerado pelas atividades residenciais, é composto por restos de alimentos, produtos deteriorados, jornais, revistas, embalagens em geral, papel higiênico, etc. ... O lixo destes estabelecimentos é composto principalmente por papeis, plásticos, restos de alimentos e embalagens.

Quais os lixos mais produzidos?

Principais tipos de lixo produzidos nas cidades

Segundo dados de Organizações Não Governamentais que trabalham com reciclagem, o lixo mais comum nas cidades é o orgânico, que corresponde a cerca de 52% de todo o montante de resíduos.

Artigo anterior
Quanto é 1 colher de chá?
Artigo seguinte
Qual doença causa espinhas?