Que ou que exemplos?

Perguntado por: Benedita Erica de Andrade  |  Última atualização: 14. Oktober 2024
Pontuação: 4.2/5 (27 avaliações)

Veja os exemplos: O que houve com a Magda? (pronome interrogativo) Que decisão vocês tomaram? (pronome interrogativo) Que raiva!

Quando se usa que ou quê?

O termo “que”, sem acento, exerce a função de pronome, advérbio ou conjunção. O vocábulo “quê”, com acento, é um substantivo e significa “alguma coisa”. Quando o “que” está no final de frase, antes de ponto-final, exclamação ou interrogação, ele deve ser acentuado.

Quando se acentua o quê?

Final da frase

Quando o quê for a última palavra da frase, o acento deve ser utilizado. Se não for antecedido de preposição, deve ser acompanhado de o. Exemplos: - Ele me pediu dinheiro emprestado, mas não disse pra quê.

Que ou qual pergunta?

Determinante interrogativo – usado sempre antes de um nome, podendo referir-se a coisas ou a pessoas: Ex.: «Que peixe compraste no mercado?» «Que médico operou o teu pai?» O interrogativo qual tem um valor selectivo, ou seja, quando se pretende seleccionar, escolher uma entidade de entre várias.

Qual é a função do que?

Refere-se a um termo antecedente que é um substantivo ou um pronome, conectando orações. Pode ser substituído por o qual, a qual, os quais, as quais, dependendo do gênero do antecedente. Não se esqueça de que todo pronome relativo exerce uma função sintática.

FUNÇÕES DA PARTÍCULA "QUE": NUNCA MAIS ERRE - Profa. Pamba

34 questões relacionadas encontradas

Quando é usado por quê?

Quando usar porque? Porque (junto e sem acento) é usado principalmente em respostas e em explicações. Indica a causa ou a explicação de alguma coisa.

Como é usado por quê?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O que no início da frase?

“O que” e “o quê” são expressões formadas por dois elementos separados. O acréscimo de “o” não causa alteração de significado; apenas atribui ênfase; destaque; realce. No que diz respeito às regras de uso, "o que" é utilizada no início de frases e "o quê", no final.

Em que ou quê?

Convém usar a preposição em antes do pronome que. O mesmo vale para no momento em que. O senador, que torce pelo Santos, citou a coincidência de Sócrates ter morrido exatamente no dia em que o Corinthians se sagraria campeão brasileiro.

Por que é junto ou separado?

“Por que” deve ser usado em perguntas e sempre que for possível inserir a palavra “razão” ou “motivo” na frase. “Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas.

Que no plural?

Que é uma palavra invariável (conjunção ou pronome). No exemplo apresentado, temos um caso de conversão (uma palavra de uma dada classe passa a pertencer a outra classe gramatical): que passa a ser um nome e, como tal, variável em número. Assim, o plural de que (nome) é ques.

Qual é o correto ir ao banheiro ou ir no banheiro?

“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.

Qual é a classificação morfológica da palavra que?

Como conjunção, a palavra que pode relacionar tanto orações coordenadas quanto subordinadas, por isso, classifica-se como conjunção coordenativa ou conjunção subordinativa. Quando funciona como conjunção coordenativa ou subordinativa, a palavra que recebe o nome da oração que introduz.

Por quê ou por que sozinho?

A forma correta é sozinho.

Qual a diferença entre os 4 tipos de porquês?

Porque: Usado nas respostas. Porquê: Usado como substantivo. Por que: Pergunta, Porque: Resposta, Por quê: Fim da frase e Porquê: Substantivo.

Por que exemplos de frases?

Exemplos: Desejo saber por que você voltou tão tarde para casa. Por que você comprou este casaco? Por que você não vai ao cinema? (por qual razão)

Por que na pergunta?

Por que: normalmente usado em perguntas. Exemplo: "Por que você não foi à escola ontem?". Por quê: normalmente usado no fim de perguntas.

Por que dê motivo?

Porque: usado para indicar o motivo, a razão de algo, geralmente em frases declarativas. É uma conjunção. Porquê: usado como sinônimo de “motivo”. É um substantivo.

Por que se acentua?

Usamos PORQUÊ (junto e com acento circunflexo) quando essa palavra for usada como substantivo. Geralmente é antecedida por artigo e tem sempre a ideia de “o motivo”, “a causa”. Ex.: Não sei o porquê de sua atitude hoje. Contaram a ela o porquê de sua revolta.

O que pode substituir a palavra que?

O pronome relativo “que” é considerado universal e um dos mais usados para construção de frases. Quando ele aparecer após um substantivo, poderá ser substituído por "o qual", "a qual", "os quais" e "as quais".

O que quer dizer é que?

A palavra que será pronome relativo quando aparecer após substantivo, podendo ser substituída por o qual, a qual, os quais, as quais. Sempre haverá relação entre o verbo posterior a ele e o substantivo anterior a ele.

Qual é a classificação de que?

1) Se você consegue substituir um QUE por O(A)(S) QUAL(IS), ele será um PRONOME RELATIVO. Trata-se de elemento que introduz oração subordinada adjetiva e cumpre, como sói ocorrer com os pronomes, papel importante na coesão referencial. Ex.: Esse é o caderno que você me deu.

Artigo anterior
Qual é o salário mais alto do Brasil?
Artigo seguinte
Quanto tempo a pilula demora a fazer efeito?