Quais são os componentes da flexibilidade?

Perguntado por: Isaac Alexandre Fonseca Magalhães  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (67 avaliações)

Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular. Elementos endógenos como idade, sexo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, também alteram o nível de flexibilidade das pessoas.

Quais os tipos de flexibilidade Cite suas características?

Existem dois tipos de flexibilidade: Flexibilidade Estática, que é a amplitude do movimento de uma articulação sem considerar a velocidade desse movimento. Flexibilidade Dinâmica, que representa a habilidade de se realizar um movimento rápido dentro da amplitude normal de movimento articular.

Quais são os 5 fatores que influenciam na flexibilidade do indivíduo?

Os fatores endógenos influenciadores dos graus de flexibilidade são: idade, sexo, somatótipo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, e os exógenos são a temperatura ambiente e a hora do dia (Blanke D.

Quais os tipos de flexibilidade existentes?

Tipos de Flexibilidade:

Ativa - é a máxima amplitude que se pode obter através de movimentos efetuados pelos músculos de forma voluntária. Passiva - é a máxima amplitude articular que se consegue em um movimento através da ação de uma segunda pessoa, aparelhos, força da gravidade, etc.

O que é flexibilidade exemplos?

A flexibilidade é a capacidade de realizar movimentos em certas articulações com apropriada amplitude de movimento. ... Por exemplo, quando uma dona de casa necessita pegar algo embaixo do sofá ela necessita utilizar toda a sua flexibilidade, alongando os músculos das costas e da parte posterior das pernas.

FLEXIBILIDADE: Quais são os tipos de flexibilidade?

33 questões relacionadas encontradas

Qual é o conceito de flexibilidade?

O que é Flexibilidade:

Flexibilidade é a característica do que é flexível, ou seja, aquilo que consegue se dobrar com facilidade; maleável. ... A capacidade de um indivíduo conseguir realizar várias atividades ou ocupações ao mesmo tempo, pode ser considerada um tipo de flexibilidade.

Onde usamos a flexibilidade no dia a dia?

Para bailarinas, ginastas, nadadores, ter uma amplitude maior dos movimentos ajuda no desempenho do exercício. Entretanto, como os ligamentos estão mais frouxos, as articulações ficam mais instáveis e o risco de luxações, entorses são mais comuns.

Quais os tipos de flexibilidade aplicada às práticas esportivas e os seus benefícios?

Flexibilidade ativa e passiva. A Flexibilidade Ativa permite ao individuo por si só alcançar a amplitude máxima da mobilidade articular e também da extensibilidade muscular. A flexibilidade ativa nada mais é que treinos feitos individualmente para aumentar o nível de mobilidade articular como a imagem abaixo: Figura 1.

Quais são os exercícios de flexibilidade?

Exercícios para aumentar a flexibilidade corporal
  • 1) Alongamento de ombros puxando para frente.
  • 2) Alongamento de ombros puxando para trás.
  • 3) Alongamento de peitoral passivo.
  • 4) Alongamento de isquiotibiais passivo.
  • 5)Alongamento quadríceps.
  • 6) Abertura de pernas com flexão lateral.
  • 7) Flexão coxo-femural.

Quais os 5 tipos de alongamentos existentes explique cada um deles?

Tipos de alongamento

Para isso, são utilizadas diferentes técnicas: alongamentos estático, dinâmico, isométrico e passivo. ... À medida que a pessoa sente a musculatura reduzindo a tensão, aumenta-se o alongamento. Alongamento estático. A técnica do alongamento isométrico associa alongamento com força muscular.

Quais são os fatores que influenciam na flexibilidade?

Existem fatores que podem influenciar o grau de flexibilidade, como a capacidade de distensão da pele, ligamentos, tendões e cápsula articular. Elementos endógenos como idade, sexo, individualidade biológica, condição física, respiração e concentração, também alteram o nível de flexibilidade das pessoas.

Por que as mulheres são mais flexíveis do que os homens?

De modo geral, elas são muito mais flexíveis que os homens. Essa diferença surge após os sete ou oito anos de idade --até então, meninos e meninas apresentam corpos igualmente maleáveis. Na puberdade, porém, características hormonais levam as mulheres a ter uma mobilidade maior.

Qual a importância da flexibilidade em nossas vidas?

Previne cardiopatias e outras doenças; Produz sensação de rejuvenescimento; Melhora as funções respiratórias; Retarda a aparição da fadiga e ajuda na recuperação mais rápida.

Qual melhor atividade física para flexibilidade?

Yoga. O yoga, assim como as demais atividades, pode ser um grande aliado na busca pela flexibilidade. A prática conta com asanas (posturas) que trabalham os músculos e as articulações, contribuindo para um corpo mais flexível.

O que fazer para ganhar flexibilidade?

9 alongamentos para melhorar a flexibilidade
  1. QUADRÍCEPS AJOELHADO: Exercício para alongar a musculatura anterior da coxa e os flexores do quadril.
  2. Ponte com extensão de perna.
  3. Torção da coluna vertebral sentada.
  4. Para alongar o grande dorsal.
  5. Pose de borboleta para alongar músculos adutores.

Como aumentar a flexibilidade do corpo?

Dicas para melhorar a flexibilidade do corpo
  1. Mude sua rotina. Se você trabalha por muito tempo sentado ou sem se movimentar, isso pode estar prejudicando sua flexibilidade corporal. ...
  2. Alongue-se. ...
  3. Respire corretamente. ...
  4. Beba muita água.

Quais são os benefícios proporcionados por essas capacidades resistência mobilidade alongamento e flexibilidade?

Segundo Geofroy (2001), os principais benefícios que podemos adquirir através da prática do alongamento, seriam a prevenção de problemas tendinosos, de lesões musculares (distensões, lacerações, contraturas), de problemas articulares, o bem estar físico, o desenvolvimento da consciência corporal, a flexibilidade, etc.

O que é flexibilidade Justifique sua resposta?

Flexibilidade pode ser definida como a capacidade de a estrutura muscular esquelética se estender, sem danos, ferimentos ou lesões e com ampla movimentação numa articulação ou grupos de articulações como a capacidade de uma articulação mover-se com facilidade em sua amplitude de movimento.

Para quais movimentos do dia a dia precisamos ter o mínimo de flexibilidade?

Atividades cotidianas como amarrar o sapato, lavar os cabelos, pegar um quadro da parede, pegar um papel do chão, requerem um mínimo de flexibilidade do seu corpo.

O que é flexibilidade no ambiente de trabalho?

O que é flexibilidade no trabalho? Flexibilidade no trabalho é dar maior autonomia para o profissional na definição das condições de trabalho, por exemplo, em termos de horário, local, modo de se vestir e outros pontos.

Qual a diferença física entre homens e mulheres?

Os homens possuem maior massa muscular em termos absolutos e relativos (quando dividida pelo peso corporal total), enquanto as mulheres apresentam maior percentual de gordura corporal, o que resulta, por exemplo, em menor eficiência termorregulatória nos exercícios em ambientes quentes.

É verdade que a flexibilidade diminui com a idade?

A flexibilidade tende a reduzir lentamente dos 16 aos 40 anos de idade para ambos os sexos, a partir desta idade, em virtude da diminuição das atividades físicas, a redução da flexibilidade é acelerada e o treinamento desta, melhora seus índices, melhorando assim a mobilidade para ambos os sexos e idades (BARROS; ...

Que diferenças físicas existem entre a moça e o rapaz?

Além dos órgãos genitais, o homem difere da mulher em alguns aspectos como a altura. Os homens são, em média, 7% maiores do que as mulheres e, consequentemente, os órgãos são maiores, o tecido adiposo abaixo da pele é mais fino e dessa forma tem um contorno mais angular do corpo.

O que pode provocar a perda da flexibilidade?

A perda da flexibilidade do corpo é provocada pelo desuso, pelos hábitos posturais ruins, pelo medo da dor e evitação do movimento, e não somente pelo envelhecimento.

Quais as influências externas que limitam a flexibilidade?

Fatores que limitam a Flexibilidade Influências Internas Influências Externas Tipo de articulação Temperatura ambiente Resistência interna da articulação Hora do dia Estrutura óssea que limita o movimento Idade Elasticidade do tecido muscular Sexo Elasticidade de tendões e ligamentos Roupa ou equipamento inadequados ...

Artigo anterior
Como saber o mês do dissídio?
Artigo seguinte
Quem recebe auxílio hoje 6 parcela?