Quais são os cargos públicos que podem ser acumulados?

Perguntado por: Andreia Lara Brito Neto Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (30 avaliações)

Atualmente, só é possível acumular cargos ou empregos públicos nas seguintes situações:
  • dois cargos de professor;
  • um cargo de professor com outro técnico ou científico;
  • dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas;

Quais os cargos que podem ser acumulados?

A Constituição Federal, em seu artigo 37, inciso XVI, "c", autoriza a acumulação remunerada de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas, quando houver compatibilidade de horário e desde que seja respeitado o teto constitucional, conforme inciso XI do mencionado artigo( ...

Pode acumular 3 cargos públicos?

1) A acumulação remunerada de cargos públicos deve obedecer à disposição constitucional, sob pena de configurar ilegalidade. 2) O art. 37, XVI não permite a acumulação de três cargos. E, em se tratando de dois cargos, deve haver compatibilidade de horários.

Quais as hipóteses de acumulação de cargos públicos?

Como regra geral, não é permitida a acumulação de cargos ou empregos públicos, exceto nas seguintes situações: dois cargos de professor; um cargo de professor com outro técnico ou científico; dois cargos privativos de profissionais da saúde, com profissões regulamentadas.

O que é acúmulo de cargos públicos?

A acumulação remunerada de cargos é a situação em que o servidor ocupa mais de um cargo, emprego ou função pública, conforme previsão na Constituição Federal.

Acumulação de Cargos Públicos - vedação - Direito Administrativo

24 questões relacionadas encontradas

O que é o cargo público?

O que é um cargo público? Constituído nos moldes da Lei 8.112/1990, cargos públicos são aqueles providos por servidores públicos para ocupar posições no quadro funcional da Administração Direta, Indireta, Autarquias e Instituições Públicas.

Pode acumular cargo público com privado?

Sim! É possível acumular um cargo público efetivo com emprego privado, desde que cumpra alguns requisitos para a acumulação de cargos, incluindo as atividades e os horários compatíveis. Mas não há limite de cargos.

Quem pode ter dois cargos públicos?

Conforme expliquei acima, as únicas situações em que um servidor pode ter dois vínculos com a administração pública são: dois cargos de professor, dois cargos na área da saúde com profissões regulamentadas e um cargo de professor e outro técnico ou científico.

O que diz a jurisprudência brasileira para casos de acumulação irregular de cargos?

Nessa legislação, também foram elaboradas as regras sobre a proibição de acumular cargos. Ou seja, quem já ocupa um emprego, cargo ou função pública, em regra, não pode acumular com outro serviço no governo.

Em que circunstâncias poderão ser acumulados os proventos de aposentadoria com os vencimentos de outro cargo Emprego função pública?

Impossibilidade de acumulação

Segundo ele, não há problema no fato de o servidor aposentado ter acesso a outro cargo público, seja em comissão ou por meio da realização de outro concurso, mas não pode haver o acúmulo de duas remunerações que derivam do mesmo cargo (proventos de aposentadoria e a própria remuneração).

É possível acumular 3 cargos de professor?

O que está nas leis? Pelas atuais regras, você pode acumular dois cargos de professor; ou um cargo técnico com outro de professor; ou dois cargos na área da saúde. Além disso, é preciso ter compatibilidade dos horários.

Como justificar acúmulo de cargos?

Para possibilitar a acumulação, é imprescindível que o cargo possua natureza estritamente técnica. Mas o conceito do que venha a ser técnico não é dado pela Constituição ou pela legislação. A falta de precisão ou definição legal tem provocado certa divergência na aplicação da regra, fundamentando transgressões.

É possível a acumulação de cargo público com um contrato temporário?

– Em regra é proibida a acumulação de cargos, empregos, funções, pensões e aposentadoria, mas existem exceções expressamente previstas na Constituição Federal de 1988.

Quais são os cargos de dedicação exclusiva?

Definição: Dedicação Exclusiva (DE) é o regime que implica, ao servidor docente, o impedimento do exercício de outra atividade remunerada, pública ou privada, com as exceções previstas na Lei 12.772/2012.

Pode acumular dois cargos técnicos?

37 da Constituição de 1988, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, sendo possível, excepcionalmente, a cumulação remunerada de dois cargos ou empregos públicos de professor, professor com outro técnico ou científico e privativos de profissionais de saúde (alíneas a, b e c), desde que haja compatibilidade ...

É possível acumular dois cargos em comissão?

Posso exercer dois cargos comissionados? Em regra, não é possível exercer dois cargos em comissão, nem ser remunerado pela participação em órgão de deliberação coletiva.

É possível a acumulação remunerada de cargos públicos em havendo compatibilidade de horários quando se tratar de?

Segundo o que dispõe a alínea c do inciso XVI do art. 37 da CF, é vedada a acumulação remunerada de cargos públicos, exceto, quando houver compatibilidade de horários, observado em qualquer caso o disposto no inciso XI, a de dois cargos ou empregos privativos de profissionais de saúde, com profissões regulamentadas.

O que é acúmulo ilegal de cargo?

§ 6º Caracterizada a acumulação ilegal e provada a má-fé, aplicar-se-á a pena de demissão, destituição ou cassação de aposentadoria ou disponibilidade em relação aos cargos, empregos ou funções públicas em regime de acumulação ilegal, hipótese em que os órgãos ou entidades de vinculação serão comunicados.

Pode acumular um cargo de professor com outro técnico ou científico?

PEC permite acúmulo de cargo de professor com outro de qualquer natureza. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 169/19 permite a acumulação remunerada de um cargo de professor com outro de qualquer natureza. Hoje, a Constituição permite o acúmulo de um cargo de professor com outro técnico ou científico.

Pode se inscrever em dois cargos no mesmo concurso?

R: Sim, você pode se inscrever em quantos cargos/áreas de atuação diferentes desejar.

Sou funcionário público e privado tenho direito a Seguro-desemprego?

Seguro-desemprego: não tem direito quem possui outro vínculo empregatício.

O que é vedado ao servidor público?

XV - E vedado ao servidor público; c) ser, em função de seu espírito de solidariedade, conivente com erro ou infração a este Código de Ética ou ao Código de Ética de sua profissão; o) dar o seu concurso a qualquer instituição que atente contra a moral, a honestidade ou a dignidade da pessoa humana.

Quais são os cargos públicos?

Top 15 dos principais cargos públicos do Brasil
  • Os principais cargos públicos no Brasil são altamente disputados nos vários concursos existentes. ...
  • Órgão: Ministério da Justiça.
  • Cargo: Delegado de Polícia Federal.
  • Salário: R$ 14 mil.
  • Órgão: Polícia Federal.
  • Cargo: Policial Rodoviário Federal.
  • Salário: R$ 9 mil.

Quem tem cargo público?

Cargos públicos são aqueles ocupados por servidores públicos da União, Estados e Municípios, ou designados para autarquias e fundações públicas. Para ocupar esse tipo de função, é preciso ser aprovado em concurso público, ou seja, fazer parte do regime estatutário.

Quem pode ocupar o cargo público?

Pode exercer cargo público o brasileiro nato ou naturalizado, além de estran- geiro. Art. 5º, § 3º. As universidades e instituições de pesquisa científica e tecnológica federais poderão prover seus cargos com professores, técnicos e cientistas estran- geiros, de acordo com as normas e os procedimentos desta Lei.

Artigo anterior
Como se dá o processo de aprendizagem na educação infantil?
Artigo seguinte
O que é caso de miíase?