Quais são os bens jurídicos?

Perguntado por: César César Morais Moreira Sousa  |  Última atualização: 29. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (19 avaliações)

No Direito, bens são valores materiais ou imateriais que têm valor econômico e que podem servir de objeto em uma relação jurídica. São considerados bens jurídicos os de natureza patrimonial, ou seja, tudo aquilo que se pode incorporar ao nosso patrimônio, por exemplo: uma casa, um carro, um livro.

Quais os tipos de bens jurídicos?

São elas: bens móveis e imóveis, bens fungíveis e infungíveis, bens consumíveis e inconsumíveis, bens divisíveis e indivisíveis, bens principais e acessórios, e bens públicos.

Quais são os bens jurídicos protegidos?

A honra, a imagem, a intimidade, a liberdade de ação, a autoestima, a sexualidade, a saúde, o lazer e a integridade física são os bens juridicamente tutelados inerentes à pessoa física.

São bens jurídicos?

Poderá definir-se bem jurídico como a expressão de um interesse, da pessoa ou da comunidade, na manutenção ou integridade de um certo estado, objecto ou bem em si mesmo socialmente relevante e por isso juridicamente reconhecido como valioso. Bem jurídico é toda coisa que pode ser objeto do Direito.

O que é considerado bem jurídico?

No sistema criminal neokantiano, bem jurídico é compreendido como um valor, abstrato, de cunho ético-social, tutelado pela norma penal (PRADO, 1996, p. 29), ou seja, “valor abstrato e juridicamente protegido da ordem social” (JESCHECK, 1993, p. 232).

BENS no Direito Civil - CLASSIFICAÇÃO: móveis/imóveis, fungíveis, consumíveis, divisíveis…

30 questões relacionadas encontradas

Qual é o maior bem jurídico?

“O bem jurídico tutelado mais importante do nosso ordenamento e de todos os países civilizados é exatamente a vida.

Quais as funções do bem jurídico?

Função dogmática: O bem jurídico, ao determinar e delimitar o alcance da norma penal serve como critério interpretativo de indexação do fato supostamente típico ao texto previsto no código, ou seja, é objeto fundamental para ponderação do magistrado e do hermeneuta quanto a linha tênue entre a ação típica e o ...

Quais são os 4 tipos de bens?

Os bens considerados em si mesmos são classificados em: moveis e imóveis; individuais (singulares) ou coletivos; fungíveis e infungíveis; divisíveis ou indivisíveis; corpóreos ou incorpóreos (também chamados de matérias ou imateriais); consumíveis e inconsumíveis.

Quais são os três tipos de bens?

Naturais – surgem da própria essência do bem principal, por exemplo, uma árvore e seus frutos. Industriais – têm sua origem numa atividade humana, como a cadeira e a mesa. Civis – são bens mais complexos, têm sua origem numa relação jurídica entre pessoas.

O que é bem jurídico Direito Civil?

São os bens utilizados pelas pessoas jurídicas de direito público a que se tenha dado estrutura de privado.

O que é bens jurídicos exemplos?

No Direito, bens são valores materiais ou imateriais que têm valor econômico e que podem servir de objeto em uma relação jurídica. São considerados bens jurídicos os de natureza patrimonial, ou seja, tudo aquilo que se pode incorporar ao nosso patrimônio, por exemplo: uma casa, um carro, um livro.

O que significa bens tutelados?

Tutelado é a pessoa menor, cuja administração dos bens e cuidados é entregue ao um tutor, sistema denominado "tutela".

Qual é a finalidade da proteção dos bens jurídicos penais?

Neste ponto, importante ressaltar outro aspecto da principal função do bem jurídico: ele possui uma função de limitar o direito de punir do Estado. O legislador não deve tipificar condutas que, na sua forma mais grave, não afetem ou coloquem em perigo bens jurídicos.

O que são bens e cite 5 exemplos de bens?

Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa. Os bens imateriais são os intangíveis, aqueles que não possuem matéria, e por isso não podem ser tocados.

Que tipo de bem e um carro?

Bens inconsumíveis: são bens que não são destruídos pelo seu uso. Eles admitem o uso reiterado sem alteração de sua substância. Ex.: carro, livro para o estudante. Os bens inconsumíveis podem transformar-se em juridicamente consumíveis, como, por exemplo, um livro colocado a venda em uma livraria.

O que são bens e como são classificados?

Os bens são considerados objeto das relações jurídicas. Classificam-se, de acordo com o Código Civil, em bens considerados em si mesmos, bens reciprocamente considerados e por fim bens públicos.

Quais os tipos de bens públicos?

Dentro do patrimônio público estão os bens públicos. Eles podem ser divididos em três grupos: de uso comum do povo, dominicais e de uso especial. Cada um desses grupos tem uma definição própria e uma finalidade.

Quais são os tipos de bens existentes de exemplos?

Classificações de bens acessórios:
  • Naturais – surgem da própria essência do bem principal, por exemplo, uma árvore e seus frutos.
  • Industriais – têm sua origem numa atividade humana, como a cadeira e a mesa.
  • Civis – são bens mais complexos, têm sua origem numa relação jurídica entre pessoas.

Quais são os bens públicos?

São modelos de bens públicos de uso comum do povo: as ruas, as praças, os logradouros públicos, as estradas, os mares, as praias, os rios navegáveis etc. Em regra, são colocados à disposição da população gratuitamente.

O que são bens direitos e obrigações?

Os bens e direitos constituem a parte positiva do Patrimônio, chamada Ativo. As obrigações representam a parte negativa do Patrimônio, chamada Passivo. São bens tudo o que possui valor econômico e que pode ser convertido em dinheiro, sendo utilizado na realização do objetivo principal de seu proprietário.

O que são bens privados exemplos?

Bens privados são bens excluíveis e rivais. Exemplos: um prato de comida, automóveis, moradia, etc. Bens comuns são bens rivais mas não excluíveis. Exemplos: peixes no oceano, diversos recurso ambientais.

Quais são os bens de serviço?

São aqueles que se destinam à produção de outros bens ou à prestação de serviços. Exemplo: equipamentos, instalações, acessórios, veículos, matérias primas, materiais para manutenção e consertos, ferra mentas, máquinas, etc...

Qual a diferença entre bem e coisa no direito civil?

COISA E BEM: DA UNIFORMIZAÇÃO TERMINOLÓGICA

A palavra bem tem amplitude semântica maior que a palavra coisa, pois há bens que não são coisas. Toda coisa tem corpo, é tangível, mas nem todo bem o é. O direito à sucessão aberta, por exemplo, é bem, mas não é coisa.

O que é objeto de tutela penal?

O objeto da tutela penal é o interesse público em amplo sentido. Bens protegidos pelo Direito Penal não interessam só a indivíduos, mas a toda uma coletividade. O delito ofende a sociedade, é o Estado que exerce o direito de punir. A ele cabe a proteção de hipossuficientes.

Artigo anterior
O que significa o exame ITT?
Artigo seguinte
Quais os tipos de obsolescência programada?