Quais os tipos de obsolescência programada?

Perguntado por: Luana Vera de Torres  |  Última atualização: 29. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (10 avaliações)

Tipos de obsolescência programada
  • Sistêmica.
  • Perceptiva.
  • Datada.
  • Legal.
  • Prevenção de reparações.
  • Durabilidade artificial.
  • Baterias insubstituíveis.

Quais são os tipos de obsolescência?

São elas: a obsolescência programada ou de qualidade, a obsolescência perceptiva ou de desejabilidade e a obsolescência tecnológica ou de função.

Quais são os exemplos de obsolescência programada?

A TV que você comprou há quatro anos já não serve mais e você se pergunta como algumas pessoas tinham o mesmo aparelho por 20 anos no passado? Isso é o que chamamos “obsolescência programada”.

O que causa a obsolescência?

A obsolescência programada pode ocorrer de duas formas: pela inovação tecnológica, buscando sempre apresentar alguma novidade ao consumidor, ou pela redução deliberada do tempo de vida útil das mercadorias.

O que significa obsolescência exemplo?

1. Conceito de obsolescência. Na sociedade atual, afirmar que um produto é obsoleto pode significar que existe outro mais moderno ou mesmo que já existe um produto com uma tecnologia diferente para atender a mesma necessidade.

OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA: Psicológica (perceptiva) funcional e de qualidade

26 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de obsolescência funcional?

Nesse caso, o que ocorre é a obsolescência programada ou a obsolescência perceptiva.

Qual a finalidade da obsolescência programada?

O que é a obsolescência programada? A obsolescência programada (ou planejada) é um conceito da economia que nasceu como um estratégia na hora de produzir os bens. Com essa opção de negócio, as empresas programam o tempo de vida útil dos produtos para que seja mais curta do que a tecnologia permite.

Quais as consequências da obsolescência?

A OBSOLESCÊNCIA PROGRAMADA E O MEIO AMBIENTE

A consequência mais imediata da renovação constante de produtos que funcionam perfeitamente (mas passaram de moda) ou se estragaram antes do tempo é o aumento do lixo tecnológico.

Qual a origem da obsolescência programada?

A obsolescência programada foi criada na década de 1920, pelo então presidente da General Motors, Alfred P. Sloan. Ele procurou atrair os consumidores a fazerem constantes substituições, tendo como apelo a mudança anual de modelos e acessórios de seus veículos.

Como a obsolescência afeta a sociedade?

A obsolescência programada anda de mãos dadas com o capitalismo e está por trás do grande aumento do consumismo, que acarreta algumas consequências preocupantes como o aumento de lixos eletrônicos e o uso desenfreado de matérias primas finitas, causando grande impacto ambiental.

Quais as características da obsolescência programada?

O método consiste em produzir um item já estabelecendo o término do seu ciclo de vida útil, para que ele se torne obsoleto. Esse conceito surgiu entre 1929 e 1930, tendo como pano de fundo a Grande Depressão, e visava incentivar um modelo de mercado baseado na produção em série e no consumo.

O que podemos fazer para evitar a obsolescência programada?

É necessário repensar o design de produtos para apoiar o reparo, a reutilização e a reciclagem. Além disso, é preciso melhorar a durabilidade dos produtos, estendendo sua vida útil, o que diminui a geração de resíduos e, consequentemente, reduz o desperdício.

Qual é o problema da obsolescência programada?

Obsolescência programada é o fenômeno observado em produtos que apresentam um ciclo de vida útil menor do que a esperada para a sua especificação. Nesses casos, as empresas lançam itens que serão rapidamente descartados para forçar os consumidores a realizar novas compras.

Qual foi o primeiro caso de obsolescência programada?

UMA IDEIA "BRILHANTE" - O primeiro caso de obsolescência programada registrado é da década de 1920, quando fabricantes de lâmpadas da Europa e dos EUA decidiram, em comum acordo, diminuir a durabilidade de seus produtos de 2,5 mil horas de uso para apenas mil.

O que é obsolescência programada é percebida?

Obsolescência percebida ou perceptiva

Não é um tipo de obsolescência programada pelo fabricante, criando defeitos ou diminuindo a vida útil do produto, mas uma ideia de que o produto está ultrapassado. Esse é o conceito mais utilizado pelas fabricantes de automóveis.

Quem criou o conceito de obsolescência programada?

George Frederick, que criticava o aumento do consumo já naquela época. A obsolescência programada tem como objetivo elevar o consumo, fazendo com que um produto seja utilizado menos do que poderia. Mas há mais de uma forma de tornar um produto obsoleto.

O que o direito do consumidor fala sobre a obsolescência programada?

Obsolescência programada (II)

A legislação consumerista determina que os produtores mantenham a oferta de componentes e peças de reposição no mercado enquanto não cessar a fabricação ou a importação do produto.

Qual a relação entre a obsolescência programada é o consumo de energia?

Obsolescência programada ou planejada é a prática de se programar a vida útil de diversos bens para que se tornem obsoletos em pouco tempo, alimentando-se, com isto, o consumismo e um crescimento econômico nada sustentável.

O que é um produto obsoleto?

Produto Obsoleto é aquele produto que deixou de ser procurado, embora ainda se encontre em boas condições. Refere-se a algo que não é mais usado, descartado ou desatualizado. A obsolescência geralmente é precedida por uma perda gradual de popularidade.

Qual é a diferença entre obsolescência planejada?

Já a obsolescência programada está associada ao tempo de vida útil de um produto, onde dentro de seu projeto já se define quanto tempo de vida o material terá, em outras palavras, a obsolescência programada é a criação de um produto para ser descartado, É ISSO MESMO!!

O que são custos de obsolescência?

CUSTO DE OBSOLESCÊNCIA (OBSOLESCENCE COST)

Custo associado ao estoque que se torna obsoleto. Pode ser ampliado para incluir custos como sucateamento e inservíveis.

O que é obsolescência natural?

O desgaste natural dos produtos é normal. Porém, o produto ser “planejado” para parar de funcionar ou se tornarem obsoletos em um curto período de tempo é uma prática da indústria que deve ser combatida. Conforme usamos um produto, é natural que este sofra desgastes e se torne antigo com o passar do tempo.

Como a obsolescência programada pode incentivar o consumo?

A obsolescência programada tem um grande impacto na vida das pessoas, principalmente no que diz respeito ao consumismo. Como dito anteriormente, a prática consiste na produção de produtos com data de validade, incentivando o consumo de maneira contínua e a troca de produtos de forma frequente.

Que estratégia Os consumidores podem utilizar para diminuir os efeitos da obsolescência programada?

Como evitar a obsolescência programada
  • Substituir peças e acessórios somente quando necessário. ...
  • Atualização do sistema operacional. ...
  • Verificar a real necessidade de um novo aparelho. ...
  • Procurar produtos mais duráveis. ...
  • Cuidados de manutenção.

Artigo anterior
Quais são os bens jurídicos?
Artigo seguinte
Qual a cor de 2022?