Quais são os benefícios da radioterapia?
Perguntado por: Luna Laura Carvalho | Última atualização: 24. April 2022Pontuação: 4.9/5 (59 avaliações)
Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria da qualidade de vida. Isso porque as aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes.
O que a radioterapia faz no corpo?
Os efeitos colaterais da radioterapia na região do cérebro podem incluir: problemas de pele, perda de cabelo, inchaço do cérebro (aumento da pressão intracraniana), convulsão, dor de ouvido, perda de audição, dor de cabeça, náuseas e vômitos, perda de apetite, problemas cognitivos (como de memória e fala), fadiga, ...
O que é mais forte a quimioterapia ou a radioterapia?
Entenda a diferença entre radioterapia e quimioterapia
A quimioterapia, como já dissemos, apresenta sintomas e efeitos colaterais mais agressivos, que vão desde enjoo, náuseas e cansaço até a tão temida queda de cabelo, anemias e problemas de fertilidade.
Quando a radioterapia é indicada?
Quando é indicada
A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.
Quem faz a radioterapia tem algum perigo de alguma coisa?
Dentre os riscos da radioterapia, está a possibilidade de não haver a eliminação de todas as células tumorais, levando à recidiva da doença. O mesmo pode acontecer em outros tratamentos, como a cirurgia e a quimioterapia.
Hcor | Conheça os benefícios da radioterapia
Quais as desvantagens da radioterapia?
- Ardência para urinar;
- Complicações retais tardias;
- Sangramento nas fezes;
- Tempo relativamente longo do curso da radioterapia externa convencional, em torno de 36 a 40 dias úteis.
O que acontece depois da radioterapia?
Cansaço: o paciente deve intercalar as atividades cotidianas com períodos de descanso. Algumas pessoas preferem se afastar do trabalho, outras trabalham menos horas no período de tratamento. Reação da pele: a pele que recebe radiação poderá coçar, ficar vermelha, irritada, queimada, tornando-se seca e escamosa.
Em quais tipos de câncer a radioterapia é utilizada?
É uma forma de tratamento muito empregada em tumores malignos iniciais de próstata, câncer uterino, certos casos de sarcomas e nos melanomas que surgem no globo ocular, além de outras situações mais raras. Exemplos de braquiterapia usada no câncer de próstata (A) e no câncer do colo uterino (B).
Qual a principal indicação do tratamento radioterápico?
A radioterapia tem como principal objetivo curar uma enfermidade que esteja presente ou evitar o seu reaparecimento após uma cirurgia. Além disso, pode ser utilizada para controlar sintomas, como sangramento e dores, causados pela presença de doença.
Quantas sessões de radioterapia são necessárias?
Como a radioterapia é feita em sessões, geralmente elas são divididas entre 4 a 5 sessões por semana, ao longo de várias semanas, cada sessão tendo entre 15 a 30 minutos de duração.
Qual a diferença de radioterapia para quimioterapia?
A quimioterapia é um tratamento que utiliza um determinado medicamento, aplicado por via venosa ou oral, e que vai agir no corpo inteiro. A radioterapia é um tratamento localizado em uma determinada região do corpo.
Quando é indicado radioterapia e quimioterapia?
A quimioterapia pode ser usada em diferentes situações: Para reduzir o tamanho do tumor antes da cirurgia ou da radioterapia (terapia neoadjuvante). Após cirurgia ou radioterapia para destruir as células cancerígenas remanescentes (terapia adjuvante).
Porque radioterapia e não quimioterapia?
Enquanto a quimio atinge todo o organismo, a radioterapia atinge apenas o tumor – e as células por perto. Mas ambas são agressivas e generalistas. Ao atingir também células saudáveis, acabam até debilitando mais do que auxiliando os pacientes.
Quanto tempo dura os efeitos da radioterapia no organismo?
Os efeitos colaterais da radioterapia normalmente surgem após 2 ou 3 semanas do início do tratamento e podem permanecer por até 6 meses após o fim do tratamento e incluem náusea, vômito, febre e dores pelo corpo, além da queda de cabelo.
Quanto tempo a radioterapia fica agindo no corpo?
A radioterapia externa não deixa nenhum tipo de radiação remanescente. As pessoas que estarão em contato com o paciente em tratamento não estarão expostas a nenhum tipo de radiação. A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).
Quem faz radioterapia fica com a imunidade baixa?
Mito. A imunidade, na maioria das vezes, não é alterada pela radioterapia. Durante tratamento, muitas vezes, nem mesmo é necessário a realização de exames de sangue periódicos, para verificar se houve dano a imunidade.
Quais os tipos de tratamento da radioterapia?
A Radioterapia divide-se em dois tipos, dependendo da localização da fonte de radiação em relação ao paciente, são eles a Teleterapia e a Braquiterapia.
Qual o efeito da radioterapia nos ossos?
Também pode danificar os órgãos reprodutivos. A radioterapia que inclui uma articulação pode provocar danos nos tecidos articulares, o que pode resultar em dor, cicatrizes e limitação na amplitude do movimento.
Quem precisa fazer iodoterapia?
Ela é recomendada para pessoas com câncer de tireoide específico, mas não para o tratamento de carcinomas anaplásicos e medulares da tireoide, pois estes não captam o iodo. A iodoterapia consiste na administração, por via oral, do iodo-131, que é um elemento radioativo.
Como a radioterapia destrói os tumores?
A radiação destrói as células cancerígenas, danificando seu DNA, as moléculas que contêm a informação genética, que destrói a sua capacidade de se dividir e se reproduzir.
Quais são os tipos de tratamento que existem?
São eles: a cirurgia, a radioterapia, a quimioterapia, a hormonioterapia, a imunoterapia, a terapia-alvo e o transplante de medula óssea.
Como saber se a radioterapia funcionou?
Um cronograma de exames periódicos poderá ser recomendado para monitorar os resultados do tratamento e, se houver sintomas de recidiva, pode ser necessária a realização de outros exames para reestadiamento, como laboratoriais, ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiografia de tórax, ...
Como saber se a radioterapia está fazendo efeito?
Se estivermos atingindo o objetivo proposto, o tratamento estará sendo efetivo. Particularmente, nos casos em que o nosso objetivo é a redução do tamanho das lesões (resposta clínica e radiológica) podemos utilizar dados do exame físico ou resultados de exames de imagem.
Quem faz radioterapia pode ter contato com outras pessoas?
A radiação emitida pela radioterapia externa atravessa o corpo do paciente e não impregna em seu interior. Portanto, o paciente não fica radioativo e não há problemas de contato com outras pessoas.
Quem faz radioterapia engorda?
O ganho de alguns quilinhos está entre os efeitos adversos do tratamento e não representa um problema para a sua saúde. No entanto, uma mudança grande no leitor da balança, tanto para cima quanto para baixo, deve acionar o radar, já que pode interferir na sua capacidade de tolerar o tratamento.
Faz com que ou fazem com que?
O que conserva mais isopor ou caixa térmica?