O que são causas conexas?

Perguntado por: Sara Núria Pires de Barbosa  |  Última atualização: 6. Juli 2024
Pontuação: 5/5 (68 avaliações)

Causas conexas são as que têm alguns elementos comuns e alguns diversos; se todos os elementos fossem comuns, disso resultariam causas idênticas e não apenas conexas. Se todos os elementos fossem diversos, faltaria qualquer vínculo de conexão.

Quando dois processos são conexos?

O legislador brasileiro optou por conceituar conexão no art. 55 do CPC: “Reputam-se conexas 2 (duas) ou mais ações, quando lhes for comum pedido ou a causa de pedir.”

Quando as ações serão conexas?

conforme o art. 103 do código de Processo civil, “reputam-se conexas duas ou mais ações, quando lhes for comum o objeto ou a causa de pedir”.

Quando há conexão entre processos?

Há conexão própria quando há semelhança entre processos e imprópria, quando existem dois ou mais processos diferentes, mas que dependem total ou parcialmente da resolução de questões idênticas.

Quando se caracteriza a conexão?

Todavia, a conexão é reconhecida quando duas ou mais ações têm em comum o pedido ou a causa de pedir, não se falando em identidade de partes.

Conexão e Continência no CPC l Você sabe a diferença?

44 questões relacionadas encontradas

Quais são os 3 tipos de conexão?

Fibra, cabo, satélite: entenda os diferentes tipos de conexão à internet.

O que é um processo conexo?

São conexas duas ou mais ações que possuam identidade quanto ao pedido ou à causa de pedir (art. 55, do CPC). Ou seja, advém _ de um tronco comum, de um mesmo fato ou ato jurídico. Constatada a conexão, a reunião dos processos é recomendada, para evitar a prolação de decisões contraditórias_ ” (MONTENEGRO FILHO, 2019).

Quais as hipóteses de conexão?

A conexão pode ser classificada conforme as suas diversas hipóteses elencadas no dispositivo: intersubjetiva, objetiva e instrumental.

O que acontece quando as ações são conexas?

§1º Os processos de ações conexas serão reunidos para decisão conjunta, salvo se um deles já houver sido sentenciado. §2º Aplica-se o disposto no caput: I – à execução de título extrajudicial e à ação de conhecimento relativa ao mesmo ato jurídico; II – às execuções fundadas no mesmo título executivo.

Quais os efeitos da conexão de processos?

A conexão é fato jurídico processual que normalmente produz o efeito jurídico de determinar a modificação da competência relativa, de modo a que um único juízo tenha competência para processar e julgar todas as causas conexas. A conexão tem por objetivo promover a economia processual.

Qual a diferença entre conexão e continência?

Ou seja, na conexão há "algo em comum", algo que "conecta" duas ou mais ações. Já a continência, prima-irmã da conexão, pode causar equívocos. O principal deles, por sinal o mais engraçado, é o que dá como seu significado a saudação militar, como se uma ação "batesse continência" para a outra...

É possível a reunião de processos conexos se um deles já tiver sido julgado?

A conexão não determina a reunião dos processos, se um deles já foi julgado.

O que diz o artigo 726 do CPC?

Quem tiver interesse em manifestar formalmente sua vontade a outrem sobre assunto juridicamente relevante poderá notificar pessoas participantes da mesma relação jurídica para dar-lhes ciência de seu propósito.

Quando um crime e conexo?

Destaca-se que um delito quando tem relação com outro, ou seja, é praticado para a realização ou ocultação, tem relação de causa e efeito, ou é cometido durante a execução do crime, é considerado um crime conexo.

O que diz a Súmula 235 do STJ?

Súmula 235-STJ: A conexão não determina a reunião dos processos, se um deles já foi julgado.

Qual a diferença entre conexão e litispendência?

Em resumo, a diferença clara, a conexão reúne os processos com as mesmas causas de pedir e o mesmo pedido, para ser proferido a decisão, e na litispendência o processo tem as mesmas partes, mesma causa de pedir, mesmo pedidos e dessa forma o processo é extinto.

O que ocorre quando duas ações conexas forem ajuizadas separadamente?

Se as ações, embora conexas, são julgadas separadamente, o julgamento da segunda ação deve observar o que restou decidido na primeira.

O que é competência por conexão?

Nos termos do artigo 76 do Código de Processo Penal, a competência por conexão ocorrerá quando duas ou mais infrações estiverem entrelaçados por um vínculo que aconselha a junção dos processos.

Quando há continência?

Há continência quando ocorre perfeita harmonia entre as partes e a causa de pedir, a diferença é que uma das causas - chamada "causa continente" - tem seu objeto mais amplo e abrange o objeto de uma ou mais ações - conhecidas como "causas contidas".

O que são crimes conexos exemplos?

Delito relacionado a outro porque praticado para a realização ou ocultação do segundo, porque estão em relação de causa e efeito, ou porque um é cometido durante a execução do outro. Modalidade unida a outra por um ponto comum. Assim, o crime de homicídio, executado para eliminar a testemunha de um roubo.

O que diz a Súmula 122 do STJ?

Compete à Justiça Federal o processo e julgamento unificado dos crimes conexos de competência federal e estadual, não se aplicando a regra do art. 78, II, a, do Código de Processo Penal. In casu, como se viu, foi a CEF, empresa pública federal, que arcou com o prejuízo.

O que é crime por conexão?

A conexão objetiva lógica ocorre quando a infração for praticada para facilitar a execução de outra, enquanto que a conexão objetiva consequencial seria a infração praticada para ocultar a prática de outra, ou, para conseguir a impunidade ou, ainda, vantagem em relação a qualquer delas.

Qual a diferença entre pedido e causa de pedir?

CONCEITO DE PEDIDO E DE CAUSA DE PEDIR

O primeiro se dá quando a parte postula em juízo sua pretensão, e o segundo está na pro- vidência que se refere à tutela de direito material. O primeiro possui conteúdo processual e, em contrapartida, o segundo possui conteúdo material.

O que é causa de pedir próxima e remota?

A causa de pedir remota, relação jurídica, é o contrato de aluguel. A causa de pedir próxima, fundamento jurídico, pode ser mais de uma, mas imaginemos o não-pagamento, juridicamente entendido como inadimplemento a resolver o contrato.

Quais dos tipos de conexão abaixo são consideradas conexões sem fio?

Tipos de Comunicação sem fio
  • Rádio Broadcast.
  • Comunicações telefónicas.
  • Infravermelho.
  • Bluetooth.
  • Comunicação via microondas.
  • Comunicação via satélite.
  • Wi-Fi.

Artigo anterior
Como é a reciclagem do gesso?
Artigo seguinte
Qual tonalizante usar para mechas mel?