Quais são os aspectos das Eflorescências?
Perguntado por: Viviane Andrade | Última atualização: 13. März 2022Pontuação: 5/5 (28 avaliações)
As eflorescências são fenômenos de deposição de diversas formas de sais, nas mais e diversas constituições, na superfície dos materiais cerâmicos e das argamassas. Os depósitos de eflorescências são originados pela migração da água carregada de sais do interior para a superfície do material por capilaridade.
O que são eflorescências e como se formam?
Eflorescência é o acúmulo de sais solúveis existentes na argamassa de chapisco, emboço e/ou reboco que juntamente com água afloram até superfície. Normalmente, surge nas juntas de espaçamento entre peças, porém, nos casos mais graves, a eflorescência chega a perfurar a peça cerâmica.
Como identificar eflorescência?
A eflorescência é uma das chamadas patologias que se dá na construção civil e se apresenta como manchas brancas em revestimentos cerâmicos, alvenaria e concreto. Ela é o produto de reações químicas que acontecem da seguinte maneira: alguns materiais, como a cal, podem ter alto teor de hidróxido de cálcio.
O que é Criptoflorescencia?
Cristalização de sais no interior de elementos construtivos (paredes, lajes, etc). Os cristais formados têm grande dimensão e aderem à superfície interior do elemento construtivo, vindo aumentar de volume e causando a desagregação dos materiais.
Porque ocorre a eflorescência?
O que causa a eflorescência? O surgimento da eflorescência se dá em materiais porosos (como concreto, argamassa, tijolo, pedra e cerâmica) e pode ser explicado de maneira simples: quando a água se infiltra, ela acaba dissolvendo sais presentes no cimento e na cal – principalmente o hidróxido de cálcio.
MC Explica - O que é eflorescência e como evitá-la
O quê Desplacamento?
Um vazamento na laje, por exemplo, leva a oxidação do ferro que aumenta de tamanho e empurra uma parte do concreto. É aí que ocorre o desplacamento e surgem as rachaduras na parede. Esse é um dos principais sinais para identificar uma infiltração, além de manchas de cores avermelhadas na parede e bolhas na pintura.
Qual a relação da eflorescência com o aparecimento de trincas?
Quais os riscos associados? A eflorescência por si só não representa nenhum risco ao desempenho da estrutura a ela associada. ... A remoção acentuada dos componentes sólidos da estrutura pode contribuir para a penetração de agentes agressivos à armadura e ao concreto (no caso das estruturas de concreto armado).
O que é eflorescência na construção civil?
As eflorescências são fenômenos de deposição de diversas formas de sais, nas mais e diversas constituições, na superfície dos materiais cerâmicos e das argamassas. Os depósitos de eflorescências são originados pela migração da água carregada de sais do interior para a superfície do material por capilaridade.
Qual diferença de lixiviação e eflorescência?
A lixiviação faz parte do processo do surgimento da eflorescência, porque consiste no acúmulo de hidróxido de cálcio na superfície. ... A lixiviação é o fenômeno de entrada de água dentro do concreto, dissolvendo o Ca(OH)2 e Mg(OH)2, presentes no cimento, e trazendo-os até a superfície.
Como eliminar a eflorescência?
É possível remover a eflorescência fazendo uma limpeza com ácido acético. Contudo, dependendo do nível de degradação, pode ser necessário fazer uma nova camada de revestimento. Já para evitar que a eflorescência apareça novamente, é preciso descobrir por onde a água está infiltrando.
Como acabar com eflorescência?
Para evitar o problema com o surgimento de eflorescência é recomendado que se utilize cimentos mais resistentes, como o CPIII e o CPIV – que possuem menor reserva alcalina em função do alto teor de pozolana, o que acaba diminuindo as chances da eflorescência aparecer.
O que é Patologia das construçoes?
Patologia é um termo de origem grega que significa o “estudo das doenças”, geralmente relacionado à Medicina e Biologia. Na Construção Civil o sentido é o mesmo, aplicado às “doenças” das edificações, tais como as rachaduras e infiltrações.
E a formação de depósitos salinos que apresentam manchas na superfície das alvenarias ou argamassas?
As eflorescências são formações de depósitos salinos na superfície dos revestimentos, alvenarias, concretos e argamassas, como resultado da sua ex- posição à água resultante de infiltrações ou intempé- ries. Há casos em que seus sais constituintes podem ser agressivos e causar degradação profunda.
O que é eflorescência no concreto?
Entre as manifestações patológicas que podem acometer as estruturas de concreto armado, as eflorescências são as mais recorrentes. Tratam-se de depósitos cristalinos de cor branca que surgem na superfície da estrutura e que resultam da exposição do concreto à água de infiltrações ou de intempéries.
O que é a lixiviação do concreto?
Primeiramente, lixiviação é quando uma substância é extraída de um meio sólido através de sua dissolução em um meio líquido. Na Engenharia Civil esse processo ocorre no concreto e é uma patologia bastante comum em edificações.
O que é lixiviação na parede?
SIGNIFICADO DE LIXIVIAÇÃO
Na construção civil, a lixiviação é um processo patológico que ocorre nas estruturas de concreto, devido à infiltração de água, que dissolve e transporta cristais de hidróxidos de cálcio e magnésio, podendo formar depósitos de sais conhecido como eflorescência.
Qual a principal causa da lixiviação?
Ela é causada basicamente pelo contato da estrutura com a água. Durante o processo de hidratação do cimento é formado um composto chamado hidróxido de cálcio — Ca(OH)2. Essa substância, quando em contato com a água, pode ser dissolvida e carregada para fora da superfície de concreto.
O que é eflorescência na pintura?
A eflorescência acontece quando a tinta foi aplicada sobre reboco úmido ou devido a infiltração nas paredes de reboco novo ou velho. Acontece a migração de sais solúveis provocando manchas esbranquiçadas na pintura.
Porque o concreto fica esverdeado?
Trata-se de falta de hidratação e, portanto, de produção de hidróxido de cálcio, que resulta uma cor mais escura. O concreto também pode ter sua coloração alterada devido ao ataque por sulfatos.
Quais as principais causas da deterioração da estrutura?
A deterioração mecânica pode ser por cavitação, erosão, abrasão ou impacto; a física compreende a ação gelo-degelo, os efeitos de altas temperaturas e as diferenças de coeficiente de dilatação térmica agregado/pasta; as causas químicas incluem as reações álcali-agregado e o ataque por íons agressivos (cloretos, ...
Quais as principais causas das patologias em fundações?
- Falta de mão de obra especializada. Já ouviu dizer que o barato sai caro? ...
- Falhas no projeto e na execução. ...
- Falta de manutenção.
Quais são as principais causas das patologias na construção civil?
- falhas na elaboração do projeto;
- qualidade ruim dos materiais utilizados;
- ausência de manutenção preventiva no canteiro de obras;
- aplicação de material diferente do que foi calculado no projeto;
- erros na execução das atividades; e.
O que é o desplacamento Ceramico?
O desplacamento de revestimento cerâmico na construção civil é considerado uma das patologias mais comuns e mais sérias. Geralmente, podem ser observadas quando a adesão entre os elementos do sistema não ocorre como o necessário, nesse caso, entre as placas cerâmicas, a argamassa e a parede.
O que causa desplacamento do concreto?
O desplacamento do concreto de cobrimento, observado em vários pontos da estrutura do subsolo, é decorrente do processo de expansão da armadura que ocorre devido à corrosão as barras de aço.
O que ocasiona o desplacamento de revestimentos cerâmicos?
São eles: problemas com as placas cerâmicas (causa principal), com qualidade da argamassa colante (não comprovado por falta de ensaios) e execução inadequada (principalmente a falta da dupla colagem).
O que quer dizer cinturato?
Quem tem mais Hat-tricks na Liga dos Campeões?