A nefrolitíase por ácido úrico?

Perguntado por: Nelson Tomé Gonçalves Castro  |  Última atualização: 21. Dezember 2021
Pontuação: 4.4/5 (25 avaliações)

Cálculos de ácido úrico formam-se quando a urina está com excesso de ácido úrico, apresentando pH urinário ácido (entre 5 e 5,4). Geralmente os pacientes apresentam-se com síndrome metabólica e resistência à insulina, e com gota de aparência clínica.

Como ocorre a nefrolitíase?

A nefrolitíase, ou doença da pedra nos rins, é uma condição na qual os indivíduos formam cálculos (pedras) na pelve renal e nos lúmens tubulares. As pedras se formam a partir de cristais que precipitam (separam) da urina. As próprias pedras também são chamadas de cálculos renais.

O que é nefrolitíase de repetição?

A nefrolitíase constitui uma das doenças urológicas mais comuns. Em países industrializados, até 12% dos homens e 7% das mulheres apresentarão litíase do trato urinário ao longo da vida, com taxas de recorrência de até 50%.

Qual exame para nefrolitíase?

Os exames laboratoriais iniciais em todos os pacientes com suspeita de nefrolitíase são a urinálise, o hemograma completo e a bioquímica sérica, incluindo eletrólitos, ureia/creatinina sérica (para avaliar a função renal), cálcio, fósforo e ácido úrico.

O que é nefrolitíase renal bilateral?

A litíase renal (ou nefrolitíase) nada mais é do que a formação de cálculos dentro do sistema urinário de um paciente. Para entendermos um pouco mais sobre sua patologia, é necessário saber do que esses cálculos podem ser feitos.

Sessão 7: Vit. D, Sínd.metabólica, Nefrolitíase e DRC, Ácido úrico (II Encontro Nefrominas).

21 questões relacionadas encontradas

O que é litíase renal?

Refere-se à presença de “pedras” nos rins. É uma das causas mais frequentes de cólicas renais. Os cálculos podem ter diversas composições, sendo os mais frequentes os de oxalato de cálcio e de ácido úrico.

O que quer dizer Nefrolitiase?

Nefrolitíase é uma das doenças mais comuns do trato urinário, apresentando altas taxas de incidência, prevalência e recorrência. Pode ser definida como concreções de cristais que se formam no trato urinário e causam sintomas apenas quando o tamanho atinge o suficiente para serem vistas nos exames de imagem.

Quando encaminhar Nefrolitiase?

Condições clínicas que indicam a necessidade de encaminhamento para emergência: litíase renal com obstrução de trato urinário provocando hidronefrose grave, sepse urinária e/ou dor incontrolável com tratamento otimizado na APS.

Quando investigar Nefrolitiase?

A avaliação também está indicada em investigação de nefrolitíase em crianças ou adolescentes. Não há consenso se a avaliação metabólica completa deve ser realizada após o aparecimento do primeiro cálculo.

Quando internar Nefrolitiase?

Intervenção cirúrgica é indicada na presença de obstrução persistente, ausência de movimentação do cálculo, sepse ou cólica persistente ou progressiva.

Quem trata Nefrolitiase?

O nefrologista trata de doenças como insuficiência renal, complicações renais de doenças autoimunes, hipertensão arterial, infecção urinária cálculo renal de repetição, entre outras. Sua atuação é clínica, podendo fazer tratamentos por meio de remédios, exames e orientações médicas.

Qual o tamanho do cálculo renal que pode ser expelido?

Cálculos menores do que 6 milímetros podem ser expelidos sem tratamento específico, ressaltando que o paciente pode ter cólica renal durante a sua eliminação. Cálculos que não sejam de ácido úrico e tenham mais do que 6 milímetros devem ser tratados por algum método intervencionista.

Qual o tratamento para Nefrocalcinose?

É indicado aumentar a ingestão de líquidos, fazer mudanças e adequações na dieta e evitar a formação de cristais de cálcio na urina com medicações específicas como os diuréticos tiazídicos e medicações para alcalinizar a urina, como o citrato de potássio.

O que significa cisto renal à esquerda?

Cistos renais são lesões geralmente redondas, com conteúdo interno líquido, originárias nos rins. Podem, eventualmente, estar associados a doenças graves, que inclusive comprometem a função renal. Entretanto, na maioria das vezes, são do tipo simples, ou seja, cistos benignos que raramente complicam.

Qual é o tamanho de uma pedra de 4mm?

O sintoma clássico do cálculo renal, chamado cólica renal, surge quando uma pedra de pelo menos 4 mm (0,4 cm) fica impactada no rim ou em algum ponto do ureter (tubo que leva a urina do rim à bexiga), causando obstrução e dilatação do sistema urinário.

Quais os tipos de cálculos renais?

Tipos de cálculos renais
  • Go to:
  • Cálculos de oxalato-cálcio.
  • Cálculos de fosfato-cálcio.
  • Cálculos de ácido úrico.
  • Cálculos de urato de amónio.
  • Cálculos de estruvite e de infeção.
  • Cálculos de cistina.
  • Outros cálculos.

É recomendado como parte do tratamento da litíase renal?

Dissolver Cálculos de Ácido Úrico e Cistina

Em doentes com cálculos de ácido úrico puro (uma minoria) e hiperuricemia, é recomendada a terapêutica com alopurinol (300 mg por dia), já que reduz a excreção de ácido úrico.

Quando encaminhar para o urologista?

Pacientes com diagnóstico ou suspeita de neoplasia em trato geniturinário (lesões sólidas no trato geniturinário ou cisto com classificação de Bosniak superior a 3) devem ter preferência no encaminhamento ao urologista, quando comparados com outras condições clínicas previstas nos protocolos.

O que é bom para expelir pedra nos rins?

O tratamento para pedra nos rins é geralmente feito em casa e inclui repouso, ingestão de líquidos e uso de remédios indicados pelo médico, como analgésicos ou antiespasmódicos, como Paracetamol ou Buscopan, e medicamentos que ajudam a dissolver a pedra e facilitar a sua eliminação.

O que o cálculo renal pode causar?

Essa dilatação é a responsável pela dor intensa (cólica renal) e é uma das dores mais fortes que uma pessoa pode sentir. Além disso, as Pedras nos Rins aumentam o risco de Infecção Urinária. Um quadro que pode provocar provocar choque séptico e até o óbito, principalmente em pacientes idosos.

Quais são os sinais e sintomas da litíase?

O sintoma mais comum da litíase urinária é a dor nas costas, de forte intensidade. Normalmente não tem uma posição que leve a melhora e não é desencadeada por esforço físico ou movimentação. Essa dor pode irradiar para o abdome, virilha ou testículo.

Quais os sintomas da litíase renal localizada na pelve renal?

Os principais sintomas clínicos da urolitíase são: cólica renal, hematúria e sintomas urinários irritativos. A dor decorrente de cálculo urinário é típica e geralmente decorre da migração do cálculo com obstrução parcial ou completa do ureter.

Quais são tipos de diagnósticos que evidenciam a litíase renal?

A avaliação metabólica de pacientes com litíase renal está indicada somente quando existir certeza do diagnóstico de urolitíase, como em casos de história de eliminação espontânea de cálculo renal, cálculo no trato urinário identificado por raio X simples de abdome, ultrassonografia ou tomografia computadorizada e ...

O que é nefrocalcinose em cães?

Nefrocalcinose- cão. Esclerose da medular. Observar as estrias de cor branco nacarado, correspondendo a tecido fibroso intersticial. A coloração clara também pode ser devida à deposição de cálcio intra ou extratubular, denominando-se de nefrocalcinose.

O que que é litíase?

Lítíase ou cálculo são termos utilizados para designar formações pétreas de composições diversas (cálcio, colesterol, urato, etc.) no organismo humano em especial nas vias urinárias e biliares e também nos animais, podendo levar a doenças .

Artigo anterior
Quanto custa um curso de inglês na ccaa?
Artigo seguinte
O que é tpm manutenção?