Quais são os antibióticos a base de tetraciclina?

Perguntado por: Diego Mauro Lima Pacheco  |  Última atualização: 6. Februar 2022
Pontuação: 4.5/5 (36 avaliações)

Tetraciclinas
  • Doxiciclina.
  • Eravaciclina.
  • Minociclina.
  • Omadaciclina.
  • Tetraciclina.

Que serve tetraciclina?

O cloridrato de tetraciclina cápsula é indicado no tratamento de infecções causadas por micro-organismos sensíveis à tetraciclina. O cloridrato de tetraciclina é indicado como adjuvante do tratamento de Acne vulgaris, em actinomicoses causadas por Actinomyces israelii e em Antrax causada por Bacillus anthracis.

Quais são os antibióticos macrolídeos?

São um grupo de antimicrobianos quimicamente constituídos por um anel macrocíclico de lactona, ao qual ligam-se um ou mais açúcares. Pertencem a este grupo azitromicina, claritromicina, eritromicina, espiramicina, miocamicina, roxitromicina, etc.

Qual é o mecanismo de ação da tetraciclina?

O mecanismo de ação das tetraciclinas é bem estabelecido e há um consenso de que tetraciclinas se ligam a um sítio na subunidade 30S do ribossomo bacteriano impedindo a ligação do aminoacil-t-RNA no sítio A do ribossomo, a adição de aminoácidos e, consequentemente, impedindo a síntese protéica.

Qual a diferença entre tetraciclina e doxiciclina?

Tetraciclina é considerada protótipo do grupo, mas doxiciclina apresenta vantagens clínicas e substituiu a tetraciclina na maioria das infecções2.

Tetraciclinas, uma importante família de antibióticos

40 questões relacionadas encontradas

Qual a diferença entre tetraciclina e amoxicilina?

Amoxicilina A Amoxicilina pó para suspensão oral é indicado no tratamento de infecções não complicadas. Tetraciclina 500 mgTetraciclina 500 mg é um antibiótico indicado no tratamento de infecções causadas por organismos sensíveis à tetraciclina, em adultos.

Como a tetraciclina agem ao neutralizar uma bactéria?

As tetraciclinas são antibióticos bacteriostáticos nas concentrações terapêuticas usuais. Seu mecanismo de ação se deve à inibição da síntese proteica, por ligarem-se à fração 30S do ribossomo bacteriano, impedindo a fixação do ARN de transporte.

Qual o mecanismo de ação das tetraciclinas e aminoglicosídeos?

As tetraciclinas inibem a síntese de proteínas através da ligação com a subunidade 30S dos ribossomos, impedindo a ligação do aminoacil-tRNA. Como resultado, a adição de novos aminoácidos para o aumento da cadeia proteica é bloqueada. A liberação de proteínas também é inibida.

Qual o mecanismo de ação da vancomicina?

A vancomicina tem ação bactericida sobre microrganismos Gram-positivos. Sua ação resulta principalmente da inibição da biossíntese da parede celular, da alteração da permeabilidade da membrana citoplasmática e da síntese do RNA (ácido ribonucléico).

Para que serve o macrolídeos?

Os macrolídeos são utilizados como alternativa terapêutica em pacientes alérgicos à penicilina, nas seguintes condições: infecções do trato respiratório por estreptococos do grupo A, pneumonia por S.

Quais são os antibióticos beta lactâmicos?

O grupo dos antibióticos beta lactâmicos é formado pelas penicilinas, cefalosporinas, cefamicinas, carbonêmicos, monobactâmicos dentre outros. A estrutura química característica desses compostos é o núcleo beta lactâmico.

Quais os antibióticos aminoglicosídeos?

As principais drogas utilizadas atualmente em nosso meio, além da estreptomicina, são: gentamicina, tobramicina, amicacina, netilmicina, paramomicina e espectinomicina.

Para que serve o antibiótico doxiciclina?

O cloridrato de doxiciclina é utilizado para o tratamento de diversas infecções, causadas por agentes sensíveis ao cloridrato de doxiciclina, tais como: Febre das Montanhas Rochosas, febre tifoide, febre Q, varíola e febre do carrapato causadas por Rickettsia.

Para que é indicado Tetramed?

Tetramed® está indicado no tratamento de infecções causadas por germes sensíveis à tetraciclina.

Como deve ser tomada a tetraciclina?

A dose para o Cloridrato de Tetraciclina como antibacteriano sistêmico e antiprotozoário é de 500 mg a cada 6 horas ou 500 mg a 1 g a cada 12 horas. No tratamento da acne, administra-se inicialmente 500 mg a 2 g ao dia, em doses divididas, nos casos moderados a graves como adjuvante terapêutico.

Qual é o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos?

Qual o mecanismo de ação dos aminoglicosídeos? Os aminoglicosídeos são inibidores da síntese das proteínas e têm como local de ação a subunidade 30S do ribossoma bacteriano. A sua ligação a um determinado local do rRNA 16S da subunidade 30S do ribossoma reflete-se na tradução do mRNA.

Qual o mecanismo de ação das sulfonamidas?

O mecanismo de ação das sulfonamidas está relacionado com a produção de ácido tetra-hidrofólicopelas bactérias, o derivado ativo do folato. Por isso, se faz necessária a revisão de como ocorre este processo de metabolização do ácido fólico.

Qual é o mecanismo de ação das fluoroquinolonas?

(2001), o mecanismo de ação das fluorquinolonas se dá pela inibição da DNA girase (também denominada topoisomerase II), a enzima que produz superespiralamento negativo no DNA. Essas drogas são seletivas para a enzima bacteriana, visto que esta difere estruturalmente da enzima dos mamíferos.

Quais são os fatores responsáveis pela resistência bacteriana?

As bactérias possuem diversos mecanismos de resistência aos antibióticos. Os principais são: alteração na permeabilidade da membrana, alteração no local de atuação do antibiótico, bombeamento ativo do antibiótico para fora da bactéria e a produção de enzimas que destroem os antibióticos.

Como os antibióticos agem sobre as bactérias?

Os antibióticos atacam as bactérias infecciosas presentes no nosso corpo, destruindo a parede celular bacteriana. Eles têm ação direta nesses organismos, alterando a sua estrutura ou a capacidade de se dividirem.

Qual o mecanismo de ação das penicilinas dê exemplos?

Mecanismo de ação

As penicilinas são antibióticos bactericidas, que atuam inibindo a síntese da parede celular bacteriana, interferindo na transpeptidação, tanto de bactérias gram-positivas quanto de gram-negativas.

Qual antibiótico substitui a amoxicilina?

Uma metanálise de catorze estudos randomizados que compararam azitromicina e amoxicilina mostrou que a azitromicina apresenta eficácia comparável à da amoxicilina, esta última com ou sem o ácido clavulânico, mas com menor incidência de eventos adversos.

Como saber qual antibiótico é o mais eficaz?

Como saber qual antibiótico é o mais eficaz? Através de estudos prévios conhecemos antecipadamente o perfil de cada espécie de bactéria. Por exemplo, sabemos que a E. coli, bactéria que causa infecção urinária, costuma ser sensível aos antibióticos Bactrim e Ciprofloxacina.

Qual é o antibiótico mais forte que existe?

Nos Estados Unidos, pesquisadores do Instituto Scripps mexeram na estrutura molecular de um velho antibiótico: a vancomicina, usada há 60 anos. Eles criaram uma espécie de supervancomicina, mil vezes mais forte. A vancomicina é como uma arma que destrói a parede da bactéria.

Artigo anterior
Qual o tempo mínimo de pega do cimento Portland?
Artigo seguinte
Quais hormônios afetam o humor?