Qual é o excludente de ilicitude trazido pelo art 25 do Código Penal Brasileiro?

Perguntado por: Camila Yara Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (54 avaliações)

O art. 25 do CP trata da excludente de ilicitude da legítima defesa. Ao lado do estado de necessidade, do estrito cumprimento do dever legal e do exercício regular do direito, a legítima incide sobre condutas que são penalmente relevantes, mas que devem ser consideradas lícitas à luz do ordenamento jurídico pátrio.

Quais são as excludentes de ilicitude?

Significado de Excludentes de ilicitude
  • Ilicitude e excludentes de ilicitude. Sabendo o significado de ilicitude, fica mais fácil compreender as causas de exclusão da ilicitude. ...
  • Estado de necessidade. ...
  • Legítima defesa. ...
  • Estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito.

O que significa 25 no Código Penal?

25 — Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem.

São excludentes de ilicitude previstas no Código Penal?

Dentre as excludentes de ilicitude, serão abordadas as previstas em lei, quais sejam: Estado de Necessidade, Legítima Defesa, Estrito Cumprimento de Dever Legal e Exercício Regular de Direito.

Quais foram as alterações trazidas pela lei 13.964 19 referente ao livramento condicional para os crimes hediondos?

Ademais, com as alterações trazidas pela Lei n° 13.964/19, o crime de roubo que anteriormente só era considerado hediondo se qualificado pelo resultado morte, passou a ser considerado hediondo em demais outras modalidades, quais sejam, as hipóteses inseridas no artigo 1º, inciso II, da Lei n.

Legítima Defesa - Art. 25 do CP

23 questões relacionadas encontradas

Quais as principais alterações na execução penal pelo pacote Anti-crime 13.967 19?

Com a alteração do Pacote Anticrime, o agente condenado por furto que viesse a ser condenado por tráfico deverá iniciar o cumprimento de sua pena em 40% (quarenta por cento), ou 2/5 (dois quintos), por haver, agora, a necessidade da reincidência específica que trata o inciso VII do art. 112 da LEP.

Quais as alterações promovidas pela Lei n 13.964 19 no CPP?

Em nosso primeiro texto, vimos as mudanças feitas a respeito da legítima defesa, pena de multa, aumento do limite máximo das penas, requisitos do livramento condicional e os efeitos da condenação.

São excludentes de ilicitude previstas no Código Penal Brasileiro exceto?

São excludentes de ilicitude, previstas no Código Penal Brasileiro, EXCETO. O estado de necessidade e a legítima defesa. A legítima defesa e o estrito cumprimento de dever legal ou o exercício regular de direito.

Quais são as causas excludentes de ilicitude?

Embora haja outra parte que defender que existem causas supra legais que também são capazes de excluir a ilicitude da conduta. São quatro as causas legais, quais sejam: a) legítima defesa; b) estado de necessidade; c) estrito cumprimento do dever legal e d) o exercício regular de direito.

São causas de exclusão da ilicitude nos termos do Código Penal?

As causas legais de exclusão da ilicitude, previstas na parte geral do Código Penal, são estado de necessidade, legítima defesa, estrito cumprimento de dever legal, exercício regular de direito e consentimento do ofendido.

O que é o artigo 26?

O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: I - trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II - noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.

O que significa o artigo 26?

O artigo 26 do Código Penal descreve o conceito do que é um inimputável. Segundo o referido artigo, pessoas que, por doença ou mal desenvolvimento mental, não podiam entender que o ato que cometeram era um crime, e por isso não são penalizadas...

O que diz o artigo 23 do Código Penal?

Conforme esse artigo, "não há crime quando o agente pratica o fato: em estado de necessidade; em legítima defesa; em estrito cumprimento de dever legal ou no exercício regular de direito". O parágrafo único diz: "O agente, em qualquer das hipóteses deste artigo, responderá pelo excesso doloso ou culposo."

Qual é o artigo 22?

Art. 22 - É isento de pena o agente que, por doença mental ou desenvolvimento mental incompleto ou retardado, era, ao tempo da ação ou da omissão, inteiramente incapaz de entender o carater criminoso do fato ou de determinar-se de acordo com esse entendimento.

Quais são as causas de exclusão da ilicitude explique cada uma é fundamente?

188 do Código Civil prevê três causas de exclusão de ilicitude, que não acarretam no dever de indenizar. São elas: (A) legítima defesa, erro substancial e estado de necessidade. (B) legítima defesa, estado de necessidade e dolo bilateral.

São causas excludentes de ilicitude a legítima defesa?

A legitima defesa é causa de exclusão de ilicitude que consiste em repelir injusta agressão, atual ou iminente, a direito próprio ou alheio, usando moderadamente dos meios necessários. Não há, aqui, uma situação de perigo pondo em conflito dois ou mais bens, na qual um deles deverá ser sacrificado.

São causas excludentes de ilicitude o estado de necessidade a legítima defesa é o estrito cumprimento do dever legal?

  • São causas excludentes de ilicitude o estado de necessidade, a legítima defesa e o estrito cumprimento do dever legal e erro do tipo;
  • A legítima defesa sucessiva é admissível como causa excludente de ilicitude da conduta.

São hipóteses de exclusão da culpabilidade exceto?

São hipóteses de exclusão da culpabilidade, EXCETO: a) inexigibilidade de conduta diversa na coação moral irresistível. b) erro inevitável sobre a ilicitude do fato. c) estado de necessidade.

Qual a principal mudança trazida pela Lei 13.964 19 pacote Anti-crime para os crimes informáticos?

Outra interessante alteração trazida pela nova lei é que o juiz da instrução não terá sequer acesso aos autos que compõem as matérias de competência do juiz das garantias, que ficarão acautelados na secretaria desse juízo, à disposição apenas do Ministério Público e da defesa .

Qual a principal alteração trazida pela Lei n 13.964 2019 o famoso pacote Anti-crime quanto ao arquivamento de inquérito policial?

Com a entrada em vigor da Lei nº 13.964/2019, conhecida como pacote "anticrime", pretendeu-se a alteração do princípio gestor de todo o conteúdo do processo penal. Assim, claramente, buscou-se a substituição de quaisquer resquícios do sistema inquisitório pelo acusatório (novo artigo 3-A do CPP).

Qual foi a alteração à Lei de Improbidade sofreu do pacote Anti-crime?

As alterações do Pacote Anticrime na Lei de Improbidade Administrativa (nº 8429/92) foram mínimas. Foi incluída apenas uma possibilidade de acordo no art. 17, por meio dos parágrafos 1º e 10-A. §1º As ações de que trata este artigo admitem a celebração de acordo de não persecução cível, nos termos desta Lei.

Quais foram as alterações do pacote Anti-crime?

Com a aprovação do Pacote Anticrime, tivemos o início da vigência da Lei 13.964/19 no período final de janeiro e um montão de mudanças na estrutura penal e processual penal do nosso país. Mudou Código Penal, Lei de Crimes Hediondos, Lei de Drogas...

Quais as principais mudanças do pacote Anti-crime?

Alterações promovidas pelo pacote anticrime no Código Penal
  1. Legítima defesa. O primeiro dispositivo do Código Penal alterado pelo pacote anticrime foi o artigo 25, que teve a inclusão, em seu dispositivo, de um parágrafo único: ...
  2. Pena de multa. ...
  3. Limite das penas. ...
  4. Requisitos do livramento condicional. ...
  5. Efeitos da condenação.

Quais as principais mudanças trazidas pelo pacote anticrime no tocante a lei de crimes hediondos?

Confira as principais mudanças com a aprovação do projeto anticrime sancionado no dia 24 de dezembro de 2019. A Legítima defesa foi estendida a agente de segurança pública que repele agressão ou risco de agressão a vítima mantida refém. Amplia o tempo máximo de cumprimento da pena de 30 anos para para 40 anos.

O que significa coação moral irresistível?

22 do Código Penal, a coação moral irresistível trata-se de grave ameaça, onde a vontade do autor não é livre (vis compulsiva). Difere da coação física irresistível, onde não existe uma vontade e o agente não tem domínio da conduta (vis absoluta), neste caso exclui a ação, configurando atipicidade penal.

Artigo anterior
Quanto é um terço de férias de um salário mínimo?
Artigo seguinte
Quais são as três fases do projeto arquitetônico?