Quais são os adubos inorgânicos?

Perguntado por: Mónica Carvalho Amaral  |  Última atualização: 3. Juni 2025
Pontuação: 4.2/5 (61 avaliações)

Adubo Inorgânico: são adubos obtidos a partir de extração mineral ou refino do petróleo. Alguns exemplos são: os fosfatos, os carbonatos, os cloretos e o salitre do chile.

Quais são adubos inorgânicos?

O adubo inorgânico ou adubo mineral é o mais utilizado na produção agrícola em larga escala. Eles têm as rochas como matérias-primas, e são obtidos a partir de processos físicos, químicos e físico-químicos. Alguns exemplos são a ureia, nitrogênio, potássio e fosfatados. Os fertilizantes minerais são concentrados.

Qual a diferença entre o adubo orgânico e inorgânico?

No caso dos fertilizantes inorgânicos, são preparados à base de rocha e minerais e se formam a partir de processos físicos e químicos. No caso dos fertilizantes orgânicos, a origem das matérias-primas é vegetal e animal.

Quais são os 3 tipos de adubos?

Há três tipos principais de adubação que podem ser aplicados nas lavouras:
  • orgânica;
  • mineral;
  • organomineral.

Qual é a vantagem do adubo inorgânico?

A adubação inorgânica, como também é conhecida a adubação mineral, tem como principal vantagem a rápida disponibilidade de nutrientes para a planta.

COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS - Diferenças - Bioquímica | Biologia com Samuel Cunha

36 questões relacionadas encontradas

O que são adubos inorgânicos?

Ao contrário do adubo orgânico, a adubação inorgânica é desenvolvida com base na extração mineral, misturando todos os nutrientes necessários às plantas, como potássio, fósforo, nitrogênio, entre outros. Portanto, ela não é natural, como o tipo anterior.

Qual é o melhor adubo orgânico?

Húmus de minhoca

É um dos melhores e mais conhecidos adubos orgânicos, resultado da ação e digestão das minhocas, que mantêm o solo extremamente fértil. A presença desse animal no solo traz outras vantagens: seu deslocamento é feito por túneis, dentro da terra, o que aumenta a aeração e a retenção de água no substrato.

Qual o adubo mais completo?

Esterco bovino

É considerado o melhor adubo orgânico por ser fonte de macro e micronutrientes.

Qual o melhor adubo para crescimento?

Quando você quer um crescimento mais vigoroso, você pode usar um adubo com alto teor de nitrogênio, por exemplo um 40-10-10 ou 20-10-10, porque o nitrogênio estimula o crescimento maior da planta. Já quando uma planta vai desenvolver flores, essa planta absorve mais fósforo.

Quando usar adubo 10x10x10?

O NPK 10x10x10 é um fertilizante padrão e, por isso, uma excelente opção para equilibrar os nutrientes de uma plantação durante sua manutenção. Além disso, ele é indicado para plantas já desenvolvidas, inclusive para flores frutíferas.

Quais são os fertilizantes orgânicos e inorgânicos?

Os adubos orgânicos são aqueles formados por matéria de origem animal e vegetal. Já os adubos inorgânicos são obtidos a partir de extração mineral ou refino de petróleo.

Qual adubo serve para todas as plantas?

Tipos de adubos orgânicos
  • Farinha de ossos. Os ossos também podem ajudar na fertilização de seu jardim! ...
  • Esterco. Se você já esteve em uma fazenda, sabe o segredo para hortas saudáveis — o bom e velho esterco! ...
  • Líquido. É a variedade mais prática, pois já vem pronta para uso. ...
  • Concentrado. ...
  • Pastilha. ...
  • Granulado.

Qual a desvantagem do adubo orgânico?

Adubos orgânicos preparados de forma inadequada pode conter patógenos de origem vegetal ou animal que são prejudiciais para os humanos ou plantas.

Quais são os adubos orgânicos?

O cultivo orgânico usa os mais variados tipos de adubos, como esterco curtido, húmus de minhoca e composto orgânico
  • Esterco curtido. ...
  • Húmus de minhoca. ...
  • Composto orgânico. ...
  • Restos de crustáceos/peixes. ...
  • Cinzas de madeira.

O que são adubos orgânicos?

O que é adubo orgânico? Adubo orgânico é o preparo de uma substância benéfica ao crescimento das plantas, por meio de compostagem de uma série de elementos que sofrem decomposição. Ele considera desde resíduos vegetais, como folhas secas, grama, restos de alimentos, até esterco animal.

Quais são os tipos de NPK?

NPK 10-10-10: adubo padrão para plantas que não produzem frutos; NPK 04-14-08: usado para estimular a produção de flores e frutos; NPK 20-10-10: geralmente, utilizado na fertilização de gramados; NPK 15-15-20: muito indicado para hortas, em especial, para cultivos em estufas.

Qual é o NPK mais forte?

NPK 20-20-20: a alta concentração dessa fórmula é recomendada para plantas de grande porte; NPK 20-10-10 ou 20-05-20: indicado para adubação de gramíneas; NPK 25-25-25: fertilizante potente indicado para espécies hidropônicas.

Qual o melhor adubo para as plantas florir?

Melhor adubo para floração: conheça a linha YaraLiva

Produzida para aplicação via solo, os produtos da linha têm fórmulas à base de nitrato de cálcio, voltadas justamente para melhorar a qualidade das frutas — que são o produto final.

Qual o melhor NPK para crescimento?

De modo geral, a adubação com NPK 04-14-08 para frutíferas é a melhor opção quando se fala em melhorar a nutrição dessas plantas.

Qual o melhor NPK para floração?

De modo geral, a adubação com NPK 04-14-08 é indicada para as fases de enraizamento, floração e frutificação.

Qual o melhor adubo granulado ou líquido?

A adubação líquida sempre será menos concentrada, pois os nutrientes são assimilados mais facilmente do que no caso dos adubos granulados, ou seja, a absorção pela planta é mais rápida, porém pode ser perdida mais facilmente pelo processo de lixiviação, a depender do manejo.

Qual adubo mais usado?

Fertilizante mineral

É o fertilizante mais comum, comercializado em função de sua formulação química.

Qual adubo caseiro é rico em fósforo?

Cascas de banana

Rica em fósforo e potássio, importantes para as plantas.

Qual adubo orgânico é rico em fósforo?

A farinha de ossos é um fertilizante natural rico em fósforo, cálcio e nitrogênio, elementos essenciais ao crescimento, floração e frutificação das plantas. É um adubo orgânico muito seguro, não queima as plantas.

Qual adubo orgânico é rico em potássio?

Vinhaça: produzida nas destilarias de álcool, é rica em potássio, podendo também conter bons teores de nitrogênio, enxofre, matéria orgânica e alguns microelementos. A aplicação racional é feita com base no teor de potássio, sendo a maioria das aplicações in natura com quantidades entre 50 e 200 m³ por hectare.

Artigo anterior
O que é uma pessoa Mesomorfo?
Artigo seguinte
Quais são os estados que compõem a região Nordeste?