O que acontece quando o fiador renúncia ao benefício de ordem?

Perguntado por: Isabela Yasmin Barbosa de Macedo  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.9/5 (52 avaliações)

a renúncia ao benefício de ordem é anulável, uma vez que o fiador possui o direito de exigir, até contestação da lide, que seja executado, primeiramente, os bens do devedor.

O que significa renúncia ao benefício de ordem?

Benefício de ordem é a prerrogativa do fiador de exigência de excussão dos bens do devedor antes da sua.... Porém, na prática das fianças convencionais, há a renúncia a tal benefício, caso em que haverá a solidariedade entre o devedor e o fiador, podendo até mesmo o credor exigir do fiador primeiramente....

Quais são as consequências decorrentes da renúncia do benefício de ordem?

Se houver, na cláusula de garantia do contrato, uma expressa declaração de renúncia do benefício de ordem manifestada pelo fiador, este afastará de si mesmo a possibilidade de alegar o referido instrumento jurídico em seu favor, ainda que seja demandado antes do devedor principal.

Em que consiste o benefício de ordem para o fiador?

Outra opção para o fiador é o Benefício de Ordem, direito que o personagem tem de exigir ao credor que acione primeiro o devedor principal, com os bens dele sendo executados antes do fiador.

É lícito ao fiador quando demandado pelo pagamento do débito alegar o benefício de ordem a menos que tenha se obrigado como devedor principal?

O fiador que alegar o benefício de ordem deve nomear bens do devedor, sitos no mesmo município, livres e desembargados, quantos bastem para solver o débito. ... II - se se obrigou como principal pagador, ou devedor solidário; III - se o devedor for insolvente, ou falido.

AGU Explica - Contrato de Garantia e Benefício de Ordem

38 questões relacionadas encontradas

É correto dizer que o fiador demandado pelo pagamento da dívida tem o direito de alegar e exigir o benefício de ordem Contudo este benefício só aproveita ao fiador?

O fiador demandado pelo pagamento da dívida tem direito a exigir, até a contestação da lide, que sejam primeiro executados os bens do devedor. O fiador que alegar o benefício de ordem deve nomear bens do devedor, sitos no mesmo município, livres e desembargados, quantos bastem para solver o débito.

Quando é possível a arguição do chamado benefício de ordem na fiança?

Nesse contexto, caso o devedor principal não cumpra a obrigação, e o fiador venha a ser acionado para responder pela dívida, sem que antes tenha sido acionado aquele, poderá alegar o benefício de ordem para que os bens do devedor sejam excutidos em primeiro lugar.

Para que o benefício de ordem tenha eficácia o fiador tem que indicar bens do devedor livres e desembaraçados suficientes para o pagamento da obrigação?

Este benefício configura a possibilidade de o fiador, quando demandado, indicar os bens livres e desembaraçados do devedor. No entanto, só poderá requerer tal benefício quanto aos bens existentes antes da contestação e desde que estes sejam suficientes para saldar a dívida.

O que se entende por benefício?

substantivo masculino Vantagem que se consegue tirar de alguma coisa; proveito: não obteve seus benefícios por ser corrupto. Ajuda ou serviço que são, obrigatoriamente, assegurados pela Previdência Social; subsídio: benefício social. Aquilo que se realiza ou de oferece em favor de uma pessoa: benefícios financeiros.

Qual a responsabilidade do fiador no contrato de fiança?

Garante o pagamento da dívida contraída pelo locatário quando o mesmo se encontrar inadimplente. Trata-se de um compromisso jurídico, no qual o fiador pode ter seus bens móveis e/ou imóveis penhorados frente à dívida adquirida pelo locatário.

O que é um benefício de ordem?

1) Conceito: é o direito que o fiador possui de que antes dele próprio pagar a dívida, que sejam liquidados os bens do devedor.

O que é o afiançado?

Significado de Afiançado

substantivo masculino Indivíduo a quem se presta fiança: o gerente teve de pagar o débito do afiançado. Pessoa que se favoreceu pela fiança.

Quais as causas de extinção da fiança?

Se o credor aceita do devedor, em pagamento da dívida, objeto diverso do contratado, extingue-se a fiança, independentemente de ter ou não o fiador assentido com a mudança de objeto.

Quem tem benefício de ordem?

O fiador demandado pelo pagamento da dívida tem direito a exigir, até a contestação da lide, que sejam primeiro executados os bens do devedor. Esse é o chamado benefício de ordem, pois a responsabilidade do fiador é subsidiária (posterior) à do devedor principal.

Quais são os bens sujeitos a execução?

As normas do art. 790, V e VI, do CPC/2015 falam que ficam sujeitos à execução os bens alienados ou onerados pelo executado em fraude contra credores ou à execução. Ao falar somente em alienação ou oneração, as normas disseram menos do que queriam dizer.

O que é Eviccao de direito?

Evicção é uma garantia legal ofertada ao adquirente, já que se ele vier a perder a propriedade, a posse ou o uso em razão de uma decisão judicial ou de um ato administrativo, que reconheça tal direito à terceiro, possa ele recobrar de quem lhe transferiu esse domínio, ou que pagou pela coisa.

O que é benefício dentro de uma empresa?

Se conhece por benefícios aquelas facilidades, conveniências ou vantagens que um colaborador recebe da empresa, no sentido de causar estímulos para que estes se sintam mais motivados. Podendo ser financiados parcialmente ou totalmente pela empresa.

O que são benefícios em RH?

Benefícios RH para Empresas

Benefícios são auxílios ou vantagens extra-salariais para finalidades específicas. São concedidos para melhoria na qualidade de vida dos funcionários, motivação e retenção de talentos. Investir em benefícios traz resultados positivos aos colaboradores e para empresa.

O que é considerado benefício em uma empresa?

Os benefícios oferecidos pelas empresas são vantagens concedidas aos funcionários como uma forma de complemento ao salário. Essa remuneração extra fornecida pela empresa pode ser paga de diversas formas e é uma espécie de remuneração dada de forma indireta de caráter econômico e social.

Quando o fiador paga a dívida do devedor principal?

O fiador ( “fides” = fé, acreditar) paga a obrigação do devedor para com o credor caso esse devedor não pague, sendo essa a função do fiador....Quando o fiador garante a obrigação do devedor, o devedor passa a se chamar afiançado, que nada mais é que um devedor cuja dívida será paga por um fiador....

Em qual situação o fiador responderá solidariamente com o devedor?

Os fiadores continuam responsáveis solidariamente com o locatário, no caso de inadimplência, quando o prazo do contrato é prorrogado. O entendimento unânime é da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Goiás.

Pode executar o fiador antes do devedor?

O fiador pode ser cobrado ou executado na Justiça? Sim, ele pode ser cobrado na Justiça, mas a cobrança deve ocorrer primeiro contra o devedor principal. Essa regra traz segurança ao fiador, pois ele só poderá ser cobrado quando se comprovar que o devedor principal não tem patrimônio para cobrir a dívida.

É possível que o fiador renuncie ao benefício de ordem situação em que ficará sujeito a possibilidade de vir a responder sozinho pela obrigação do devedor principal?

a renúncia ao benefício de ordem é nula, uma vez que o fiador possui o direito de exigir, até contestação da lide, que seja executado, primeiramente, os bens do devedor.

Qual é o artigo 829 do Código Civil?

A fiança conjuntamente prestada a um só débito por mais de uma pessoa importa o compromisso de solidariedade entre elas, se declaradamente não se reservarem o benefício de divisão. Parágrafo único. Estipulado este benefício, cada fiador responde unicamente pela parte que, em proporção, lhe couber no pagamento.

Qual é o prazo de prescrição da fiança?

A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor.

Artigo anterior
Quais são os verbos mais usados em português?
Artigo seguinte
Quanto custa rebaixar o carro?