Quais são os 6 tipos de orações subordinadas substantivas?

Perguntado por: Filipa Íris Maia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (41 avaliações)

TIPOS DE ORAÇÕES SUBORDINADAS
  • Subjetiva. Exercem a função sintática de SUJEITO. ...
  • Predicativa. Exercem afunção sintática de PREDICATIVO DO SUJEITO. ...
  • Objetiva Direta. Essas orações exercem afunção de OBJETO DIRETO. ...
  • Objetiva Indireta. Essas orações exercem a função de OBJETO INDIRETO. ...
  • Completiva Nominal. ...
  • Apositiva.

Quais são as 6 orações subordinadas substantivas?

Elas são classificadas em 6 tipos: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta e apositiva.

Quais são os tipos de orações subordinadas?

Tipos de orações subordinadas. As orações subordinadas são classificadas de três maneiras: substantivas, adjetivas e adverbiais. Isso irá depender da relação sintática estabelecida.

Como identificar os tipos de orações subordinadas substantivas?

Orações Subordinadas Substantivas são orações que exercem papel de substantivo e podem ser encontradas nas frases com funções de sujeito, complemento, objeto, predicado e aposto. Assim, a classificação sintática de uma oração subordinada substantiva depende do contexto.

Quais são as principais conjunções das orações subordinadas substantivas?

Orações subordinadas substantivas são orações que têm a mesma função que um substantivo na frase. Começam, maioritariamente, com as conjunções integrantes que e se. As orações subordinadas substantivas exercem as funções de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, predicado nominal e aposto.

Orações Subordinadas Substantivas [Prof Noslen]

31 questões relacionadas encontradas

O que é oração principal exemplos?

A oração principal é sempre incompleta, ou seja, alguma função sintática está faltando. As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na principal: objeto direto, indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal... Ex.: O rapaz gostava / de que todos olhassem para ele.

O que são as orações subordinadas substantivas e quais são as suas funções?

O que são Orações Subordinadas Substantivas? São aquelas que possuem papel de substantivo e podem exercer as funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto.

Como identificar oração subordinada substantiva subjetiva?

Existem algumas estruturas que nos auxiliam a identificar uma oração subordinada substantiva subjetiva. São elas: a) Verbos unipessoais (acontecer, constar, convir, importar, parecer, urgir, suceder) na oração principal.

Como identificar as orações?

Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.

Como identificar uma oração subordinada substantiva subjetiva?

As orações subordinadas substantivas subjetivas são aqueles que exercem a função de sujeito de uma outra oração. Nesse contexto, o verbo aparece sempre na 3ª pessoa do singular em uma das quatro situações abaixo: 1) Verbos como convém, parece, urge, consta, ocorre, acontece, entre outros: Convém que eles cheguem cedo.

Quais os três tipos de oração?

As orações podem ser: absolutas, coordenadas ou subordinadas.

Como classificar uma oração subordinada?

A classificação em oração subordinada surge quando um determinado período é composto, sendo formado por duas ou mais orações. As orações subordinadas são classificadas em adverbiais, adjetivas e substantivas.

Qual é a oração principal Qual é a subordinada?

A oração principal de uma frase é a parte que contém a informação principal e aquela que se liga a qualquer oração subordinada, ou seja, é completada por uma oração subordinada. Oração principal é aquela que tem sentido sem o complemento (oração subordinada).

O que é uma frase substantiva?

Frase, melhor dizendo, oração substantiva é aquela que funciona como um substantivo. Isso significa que você pode traduzir a oração inteira por uma ideia substantivada com relação à oração principal.

Quais são as orações subordinadas adverbiais?

Dependendo da função que exercem, as orações subordinadas adverbiais são classificadas em 9 tipos: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, temporais, proporcionais.

Como se sabe quantas orações tem em uma frase?

O número de verbos e locuções verbais da frase, representa o número de orações, ou seja, se uma frase possui um verbo, tem uma oração, se tem dois verbos, tem duas orações, se tem três verbos, tem três orações, e assim por diante.

Qual a diferença entre oração subordinada substantiva objetiva direta e subjetiva?

A diferença, portanto, entre ambas as orações é que na oração subordinada substantiva objetiva direta o sujeito está claro, definido, enquanto na oração subordinada subjetiva ele não se encontra.

Como identificar uma oração subordinada substantiva completiva nominal?

A oração subordinada substantiva completiva nominal completa um nome que pertence à oração principal e também vem marcada por preposição. Por Exemplo: Sentimos orgulho de seu comportamento. Sentimos orgulho de que você se comportou.

Que funções sintáticas as orações subordinadas substantivas podem exercer?

As orações subordinadas substantivas têm o papel de substantivo e podem desempenhar funções sintáticas de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto.

Quando a oração é subordinada e principal ao mesmo tempo?

O período composto por subordinação é formado pela oração principal e pela oração subordinada. A oração subordinada tem uma função sintática em relação à oração principal e, justamente por esse motivo, é chamada de subordinada. Exemplos: Quero/ que ele volte!

Quais são as principais orações da Igreja Católica?

  • Sinal da Cruz. Pelo Sinal da santa cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor dos nossos inimigos. ...
  • Creio(Credo) ...
  • Pai Nosso. ...
  • Ave Maria. ...
  • Glória. ...
  • Oração da Vinda do Espírito Santo. ...
  • Glória. ...
  • Salve Rainha.

Como saber qual é a oração subordinada?

Oração subordinada – é aquela que exerce uma função sintática em relação à oração principal, completando o seu sentido e sendo dependente. Para entendermos melhor, vamos observar a oração abaixo: A criança pediu que o pai a levasse ao parque. Como nós sabemos, toda oração precisa apresentar um verbo.

Qual o tipo de oração que agrada a Deus?

Paulo nos diz em 1 Coríntios 10.31: “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.” Isso inclui e direciona nossa vida de oração. Se pedirmos algo para a glória de Deus, temos aprovação.

Artigo anterior
O que é que se quebra quando se fala?
Artigo seguinte
Qual o valor de uma cirurgia para tirar um cisto no ovário?