Quais são os 5 pilares das Boas Práticas de Fabricação?

Perguntado por: Nádia Jéssica Domingues de Lopes  |  Última atualização: 14. April 2022
Pontuação: 4.2/5 (41 avaliações)

Trata-se de um conjunto de procedimentos que visa garantir qualidade e segurança nos processos.
...
Qual o objetivo das boas práticas de fabricação?
  • Recebimento de matéria-prima;
  • Armazenagem;
  • Preparação do produto;
  • Manipulação;
  • Embalagem;
  • Transporte e logística.

Quais são as Boas Práticas de Fabricação?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são um conjunto de procedimentos obrigatórios criados para garantir um padrão mínimo de qualidade nos processos de fabricação. Armazenagem, transporte e comercialização de diversos gêneros de consumo são exemplos.

Quais os principais objetivos das Boas Práticas de Fabricação?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) visam minimizar a ocorrência de trocas, misturas ou contaminações por partículas, microbianas e cruzadas na fabricação de medicamentos.

O que são Boas Práticas de Fabricação e qual o seu objetivo?

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) tem como objetivo principal garantir a integridades do alimento e a saúde do consumidor e compõem um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que abrange desde as matérias -primas até o produto final (TREDICE, 2000).

Quais são os três pilares das Boas Práticas de manipulação?

Entendo que existem 3 pilares que sustentam a aplicação das BPFs: 1) conscientização dos perigos de contaminação; 2) produção em concordância com o controle de qualidade; e 3) clareza de que o barato sai caro.

O que são as boas práticas de fabricação

27 questões relacionadas encontradas

O que são Boas Práticas de manipulação de medicamentos?

Boas práticas de manipulação em farmácias (BPMF): conjunto de medidas que visam assegurar que os produtos manipulados sejam consistentemente manipulados e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido na prescrição.

Qual a importância das Boas Práticas de manipulação de medicamentos?

As Boas Práticas de Manipulação formam os pilares de qualquer farmácia de manipulação e devem ser aplicadas desde o recebimento da matéria prima até a chegada do produto ao consumidor, garantindo a qualidade do produto, livrando-o de riscos de contaminação durante o processo de manipulação.

Quais os objetivos das Boas Práticas de Fabricação na indústria de alimentos?

Garantia de qualidade na produção

A BPF, ou Boas Práticas de Fabricação, é um conjunto de medidas adotadas pelas indústrias de alimentos e serviços de alimentação, com o objetivo de garantir a qualidade sanitária e zelar pela saúde do consumidor.

Qual o objetivo da RDC Anvisa N 44 09?

Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências.

Quais são as RDC?

A RDC é uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que determina as normas para estabelecimentos de assistência à saúde funcionarem com segurança.

Quais os principais aspectos a serem abordados no Manual de Boas Práticas de Fabricação?

Descomplicando, o Manual deve ser fiel à sua rotina de trabalho, englobando pelo menos:
  • Identificação do estabelecimento;
  • Documentação;
  • Estrutura física;
  • Fluxograma;
  • Equipamentos e utensílios;
  • Qualificação dos fornecedores;
  • Produção;
  • Armazenamento;

Quais são as Boas Práticas na manipulação de alimentos?

Boas práticas na manipulação de alimentos
  • Eliminar Doenças Transmitidas por Alimentos – DTA;
  • Aproveitar ao máximo os nutrientes presentes no alimento;
  • Garantir as condições higiênicas e sanitárias do alimento preparado;
  • Estar de acordo com as regras da legislação sanitária;
  • Garantir a qualidade dos alimentos;

Qual a RDC que regulamenta as Boas Práticas de Fabricação?

Foi publicada no Diário Oficial da União de 26/05/2021, a Resolução RDC nº 497 de 20 de maio de 2021, que dispõe sobre os procedimentos administrativos para concessão de Certificação de Boas Práticas de Fabricação e de Certificação de Boas Práticas de Distribuição e/ou Armazenagem.

O que é RDC 44?

A RDC nº 44/2010 estabelece o controle para os antimicrobianos de uso sob prescrição (faixa vermelha) que constam na lista anexa da resolução, incluindo os de uso dermatológico, ginecológico, oftálmico e otorrinolaringológico, inclusive os manipulados.

Quais são os serviços farmacêuticos propostos na RDC 44 09?

Desde 2009 com a publicação da RDC 44/09, a Anvisa possibilitou que farmácias e drogarias ofereçam Serviços Farmacêuticos, como a aplicação de injetáveis, nebulização, aferição de pressão...

Quais são os serviços farmacêuticos que podem ser prestados de acordo com a RDC 44 09?

Os serviços farmacêuticos que podem ser oferecidos em farmácias e drogarias são relacionados à atenção farmacêutica (atenção domiciliar, aferição de parâmetros fisiológicos e bioquímicos e administração de medicamentos) e perfuração de lóbulo auricular para colocação de brincos.

Qual a importância do BPF para indústria?

O principal objetivo do BPF é garantir uma produção de excelência, tanto para a empresa como para seu consumidor, otimizando gastos e reduzindo prejuízos através de reduções de falhas da cadeia produtiva.

Qual o objetivo das Boas Práticas de dispensação de medicamentos em farmácias e drogarias?

GONZALO VECINA NETO ANEXO BOAS PRÁTICAS DE DISPENSAÇÃO PARA FARMÁCIA E DROGARIA 1. OBJETIVO: Estabelecer os requisitos gerais de Boas Práticas a serem observadas na assistência farmacêutica aplicada a aquisição, armazenamento, conservação e dispensação de produtos industrializados em farmácias e drogarias.

Qual a diferença entre Garantia da qualidade e Boas Práticas de Fabricação de medicamentos?

Boas Práticas de Fabricação é a parte da Garantia da Qualidade que assegura que os produtos são consistentemente produzidos e controlados, com padrões de qualidade apropriados para o uso pretendido e requerido pelo registro.

Como é feita a manipulação de medicamentos?

Os principais requisitos que as farmácias magistrais precisam obter para manipular insumos e produzir medicamentos são:
  1. os Certificados de Regularidade Técnica;
  2. o Registro do Responsável Técnico;
  3. a Autorização de Funcionamento dada pela ANVISA;
  4. o CNPJ;
  5. a Autorização Especial para trabalhar com controlados.

Quais as principais responsabilidades da farmácia de manipulação mediante recomendações das Boas Práticas de Manipulação em farmácia BPMF )?

3º) Quais as principais responsabilidades do profissional farmacêutico frente as BPMF? O Responsável pela manipulação, inclusive pela avaliação das prescrições, é o farmacêutico, com registro no seu respectivo Conselho Regional de Farmácia.

Como deve ser uma farmácia de manipulação?

As farmácias com manipulação e as drogarias ou farmácias sem manipulação devem ser localizadas, projetadas, dimensionadas, construídas ou adaptadas com infraestrutura compatível com as atividades a serem desenvolvidas, possuindo, no mínimo, ambientes para atividades administrativas, recebimento e armazenamento dos ...

O que a RDC 301 determina?

A RDC 301 traz uma sessão dedicada ao programa de estabilidade de acompanhamento como requisito de boas práticas de fabricação de medicamentos. Similarmente, a estabilidade de insumos farmacêuticos é tratada com especificidade na RDC 318.

O que é RDC 301 19?

É importante lembrar que a RDC 301/19 é a principal norma reguladora da qualidade dos medicamentos. Ela engloba definições de produção, controle de qualidade, documentação, treinamento, embalagem, instalações, armazenagem, etc.

O que é a RDC 48?

Aprova o Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos de Higiene Pessoal, Cosméticos e Perfumes, e dá outras providências.

Artigo anterior
Como fazer para receber o Auxílio Emergencial atrasado?
Artigo seguinte
Qual tamanho da tabela da NBA?