Quais são os 5 períodos da história grega?

Perguntado por: Joana Juliana Anjos de Oliveira  |  Última atualização: 11. Februar 2022
Pontuação: 4.1/5 (74 avaliações)

A história da Grécia Antiga é dividida em 5 períodos principais: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico.

Quais são os períodos da história grega?

A história da Grécia Antiga é dividida em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico.

Quais foram os povos que formaram a cultura grega?

Os povos que formaram essas cidades vieram de migrações do Norte da Europa e eram chamados de povos indo-europeus. Os principais povos indo-europeus eram: aqueus, dórios, jônios e eólios. Cada cidade possuía características próprias, desde a forma de governo até o padrão militar.

Quais são os períodos em que se divide a história grega identifique os em datas?

Além desse período considerado como inicial, os historiadores dividem ainda a existência da civilização da Grécia Antiga em mais quatro períodos: Pré-Homérico – do século XX ao século XII a.C.; Homérico – do século XII ao século VIII a.C.; Arcaico – do século VIII ao século VI a.C.; Clássico – do século V ao século IV ...

Como era a cultura na Grécia Antiga?

A cultura grega está intimamente ligada à religião, pois a literatura, a música e o teatro contavam os feitos dos heróis e de sua relação com os deuses que viviam no Olimpo.

Os 5 períodos da Grécia Antiga

33 questões relacionadas encontradas

Quais as principais características da cultura na Grécia Antiga?

Filosofia, retórica, democracia, teatro, política e muitas áreas se desenvolveram sob a Grécia Antiga que lançou as bases do mundo que vivemos hoje. A Grécia Antiga era o que chamavam de colcha de retalhos: diversas cidades independentes que viviam sob a mesma cultura, mas sem grandes vínculos de união.

Quais os principais elementos da cultura grega?

Tradições, religião, música, idioma, comida e vinhos são os principais compósitos da cultura na Grécia e nas ilhas gregas e constituem a base para quem deseja visitar e entender o país de hoje. A língua constitui um dos elementos mais importantes da cultura grega.

Quais os períodos da historiografia grega e quais as civilizações que compõe o Pre helénico?

Vale lembrar que a história da Grécia Antiga está dividida em quatro períodos, donde cada um deles possui características singulares:
  • Período Pré-Homérico (séculos XX - XII a.C.)
  • Período Homérico (séculos XII - VIII a.C.)
  • Período Arcaico (séculos VIII - VI a.C.)
  • Período Clássico (séculos V - IV a.C.)

Quais são as três fases de desenvolvimento da Grécia?

Conheça os principais acontecimentos e avanços das fases da história da civilização grega.
  1. 1 - Pré-Homérico - entre 2000 a.C. e 1.100 a.C.
  2. 2 - Período Homérico - entre 1.100 a.C. e 800 a.C.
  3. 3 - Período Arcaico - entre 800 a.C. e 500 a.C.
  4. 4 - Período Clássico - entre 500 a.C. e 338 a.C.

Quais foram os povos que formaram a Grécia Antiga e de onde eles vieram?

O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

Quais os povos que invadiram a Grécia Antiga e suas características principais?

Os povos invasores foram: Aqueus: Invadiram a ilha de Creta, destruindo sua civilização e fundaram a cidade de Micenas. Jônios: Invadiram a região de Creta. Dórios: Invadiram o Peloponeso, dominaram os Aqueus que já haviam também se estabelecido e impuseram sua civilização.

O que teria ocasionado a primeira diáspora grega?

A primeira diáspora grega foi um processo migratório, ocorrida por volta do século XII a.C., devido à onda de invasões dóricas na Grécia antiga, resultando na dispersão de povos gregos pelas bacias do Mar Mediterrâneo e do Mar Negro.

Como foi o período homérico?

O Período Homérico é o que compreende o tempo passado entre o fim da Civilização Micênica (em 1150 a.C.) e o início das cidades-estado, que marcaram a forma de viver na Grécia Antiga.

Como era dividida a sociedade grega do passado?

Cidadãos, os eupátridas: Somente eles possuíam direitos políticos para participar da democracia. As mulheres e as crianças não faziam parte do grupo dos cidadãos; Metecos: Eram os estrangeiros que habitavam Atenas. ... Atenas era um Estado que garantia a democracia da minoria às custas da escravidão da maioria.

Qual dos períodos não corresponde a história da Grécia antiga?

O Período Republicano não corresponde à história grega, mas sim à história romana, estendendo-se de 509 a.C. a 27 a.C.

Quais as fases da história grega e suas principais características?

A história da Grécia Antiga pode ser entendida em cinco períodos: Período Micênico do século XV a.C. início da expansão micênica à até o século XII a.C. com a chegada dos povos indo-europeus; O Período Homérico do século XII a.C. ao século VIII a.C., período em que foi criada as obras de Homero: a Ilíada e a Odisseia; ...

Qual é a 1ª fase da história da Grécia *?

A periodização da história da Grécia é a seguinte: Período Pré-Homérico (2000-1100 a.C.), Período Homérico (1100-800 a.C.), Período Arcaico (800-500 a.C.), Período Clássico (500-338 a.C.) e Período Helenístico (338-136 a.C.).

Quais as contribuições da Grécia Antiga para o mundo atual?

Além da mitologia e arte, os gregos também criaram a Filosofia, a Democracia e os Jogos Olímpicos, trouxeram avanços na arquitetura, escultura, pintura e no teatro. Os gregos também nos deixaram vários avanços matemáticos. Portanto, é possível visualizar que, ainda hoje, a influência grega em nossa sociedade é enorme.

Quem foram Heródoto e Tucídides?

Heródoto é considerado o primeiro historiador, tanto atualmente como na antiguidade. Tucídides estabeleceu posteriormente a base racional e metodológica de uma historiografia nascida como reação frente do irracional da mitologia grega.

O que era a historiografia quem foram seus principais representantes?

Os judeus e os primeiros cristãos também desenvolveram sua historiografia, como Eusébio de Cesareia, autor da História Eclesiástica, e Flávio Josefo, autor da História Hebraica.

Quais são os elementos característicos da cultura grega presentes na escultura?

Aspectos como a representação do homem, a busca pela perfeição, o idealismo das formas por meio da simetria, volume, a riqueza de detalhes e movimento são algumas das principais características da escultura grega que foram sendo aperfeiçoadas ao longo do tempo.

Quais eram as duas características da religião grega?

Os gregos eram politeístas, ou seja, acreditavam na existência de vários deuses, mesmo não adorando a todos. Isso porque usualmente um deus predominava em uma determinada pólis. Estes deuses tinham forma e viviam próximos aos homens: suas ações e decisões não estavam tão distantes da humanidade.

Quais eram as principais características da arte grega Cite exemplos?

Características da Arte Grega

Perfeição; Obras realizadas a partir de modelos vivos; Uso religioso, doméstico ou funerário; Valorização do ser humano.

Qual as principais características dos povos gregos?

Os nômades mudam frequentemente de lugar, em busca de melhores condições de vida, água, terras férteis ou pela necessidade de fazer comércio. - Pólis: cidades gregas que possuíam autonomia. Eram independentes umas das outras. Em comum, possuíam apenas a língua, a religião e alguns aspectos culturais.

Como o período Homerico chega ao fim?

História. A arqueologia mostra que houve um colapso da civilização que habitava o mundo Mediterrâneo oriental durante esse período. Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso.

Artigo anterior
O que a treliça?
Artigo seguinte
Quem matou o Muzan?