Quais são os 3 três principais assuntos na gestão de custos de uma empresa?

Perguntado por: Kevin Sá  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (55 avaliações)

verificar a eficiência da empresa; planejar a atividade da empresa; monitorar o progresso da atividade como um todo; fornecer informações úteis para fazer escolhas entre diferentes alternativas.

Quais são os três principais objetivos de um sistema de custos?

a) Fornecer informações sobre a rentabilidade e desempenho de diversas atividades da empresa; b) Auxiliar no planejamento, controle e desenvolvimento das operações; c) Fornecer informações para a tomada de decisões.

Quais são os principais custos de uma empresa?

Principais custos de uma empresa: quais são e como otimizá-los
  • Recursos humanos. Infelizmente, em momentos em que a economia se apresenta instável, a estratégia que costuma ser usada para reduzir os principais custos de uma empresa é a demissão de profissionais. ...
  • Infraestrutura. ...
  • Aluguel e condomínio. ...
  • Gastos com fornecedores.

Quais são os 4 tipos de custos?

Quatro tipos de custos na contabilidade
  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

O que é custo direto Cite três exemplos?

Nesse exemplo, alguns custos diretos seriam: Mão de obra diretamente envolvida na produção; Matéria-prima (tecidos, zíperes, botões e tintas); Materiais de embalagem.

Aula interativa 01 - Gestão de Custos

41 questões relacionadas encontradas

São exemplos de custos diretos?

Exemplos de custos diretos são a matéria-prima e a mão de obra direta. Para calcular o custo direto unitário é recomendável que a empresa tenha um sistema de requisições relacionado ao consumo de materiais e um sistema de apontamentos que permita relacionar o tempo e o trabalho realizado por cada funcionário.

Quais são os custos diretos?

Custos diretos são aqueles em que o gestor consegue atribuir facilmente, pois são diretamente ligados à linha de produção de uma empresa. Ou seja, todos os custos ligados ao consumo de matéria-prima e mão de obra direta para a produção ou entrega do serviço.

Quais são os tipos de custos que existem?

Continue a leitura e confira:
  • 1 – Custos diretos. ...
  • 2 – Custos indiretos. ...
  • 3 – Custos fixos. ...
  • 4 – Custos variáveis.

Quais os tipos de custeio?

Métodos de Custeio: ABC, Absorção e Custeio Variável
  • Método de custeio variável (ou de custeio direto)
  • Método de custeio por absorção (ou ainda custeio integral ou custo integral)
  • Custeio ABC (Baseado em Atividades)

Quais são os custos?

Custo é um gasto relativo ao bem ou serviço utilizado na produção de outros bens, ou serviços. Ou seja, estão ligados diretamente à produção ou à atividade-fim de uma organização, como, por exemplo: compra de matéria-prima, pagamento de salários, contas de energia, entre outros.

O que é o custo de uma empresa?

Conceito de custo

Assim, entende-se por custo todos os gastos envolvidos na atividade-fim da empresa, aqueles sem os quais é impossível produzir, oferecer ou entregar determinado produto, ou serviço.

Qual o objetivo do sistema de custos?

O sistema de custos é um sistema que coleta, classifica e organiza os dados referentes aos custos dos produtos ou serviços, assim transformando-os em informações.

Quais os principais objetivos da gestão de custos?

O objetivo por trás de uma boa gestão de custos é entender como adequar melhor os investimentos para que a margem de lucro seja a maior possível. Por isso, evitar gastos desnecessários e tarefas sem valor agregado é obrigatório.

Qual é o objetivo de um sistema de custeio?

Um método ou sistema de custeio está relacionado ao modo pelo qual os custos são apropriados à produção. A definição do sistema de custeio pode ter grande influência nos custos de uma empresa, pois, de acordo com o sistema adotado, determinados custos podem ou não fazer parte dos custos de produção.

Quais os tipos de custeio e quais as suas características?

Para Moura (2005), existem basicamente dois métodos de custeio, absorção e variável. Métodos de custeio é a forma como as empresas agregam ao preço de venda seus custos de fabricação. O principal objetivo é a separação de custos variáveis e custos fixos e definir qual seu peso dentro do preço de venda do produto.

O que é o custeio completo?

O Custeio por Absorção, também chamado Custeio Integral ou Custo Integral, recebe esse nome exatamente por absorver os Custos Fixos no custo final de cada produto vendido.

O que são despesas com custeio?

Despesas de Custeio – Pessoal e Encargos Sociais. Classificam-se como Despesas de Custeio as dotações para manutenção de serviços anteriormente criados, inclusive as destinadas a atender a obras de conservação e adaptação de bens imóveis.

Quais são os elementos de custo?

O custo de fabricação se compõe de três elementos de custo: o material direto, a mão-de-obra direta e o custo indireto de fabricação. Material direto é aquêle cuja transformação pela mão-de-obra direta leva ao produto acabado.

O que são custos diretos e indiretos?

Custo direto é aquele gasto determinado necessariamente pela produção, como compra de matéria-prima. Custo indireto também é um gasto terminado pela produção, mas a relação muitas vezes não é assim tão clara. Gastos em energia elétrica, por exemplo, são custos indiretos.

Quais são os tipos de custos da qualidade?

São todos os custos incorridos para evitar que falhas aconteçam (os custos associados às acções de prevenção, investigação das causas ou redução de defeitos e falhas). Tais custos tem como objectivo controlar a qualidade dos produtos, de forma a evitar gastos provenientes de erros no sistema produtivo.

São exemplos de custos indiretos?

Exemplos de custos indiretos
  • Depreciação das máquinas e ferramentas industriais;
  • Energia elétrica consumida pela fábrica;
  • Mão de obra indireta (demais funcionários da fábrica);
  • Materiais indiretos (lubrificantes, lixas, cola);
  • Demais custos fabris.

São exemplos de custos fixos?

Exemplos de custos fixos
  • Salário de funcionários;
  • Aluguel de máquinas ou equipamentos envolvidos na confecção de produtos ou prestação de serviços;
  • Manutenção de equipamentos;
  • Entre outros gastos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que se mantém fixos independentemente da quantidade vendida.

O que são considerados custos fixos?

São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.

O que é uma despesa direta?

O que são despesas diretas

Despesas diretas são, nada mais, do que as despesas variáveis. Isso mesmo! As despesas variáveis pode, também, ser chamadas de despesas diretas, pois são as despesas que estão diretamente (por isso do nome) ligadas à atividade-fim da empresa, ou seja, à produção e venda do produto ou serviço.

O que são materiais diretos na contabilidade?

Material Direto é o custo de qualquer material diretamente identificável com o produto e que se torne parte integrante deste. Exemplos:- matéria-prima, material secundário, embalagens. Matéria-prima é o principal material que entra na composição do produto final.

Artigo anterior
O que são circunstâncias objetivas?
Artigo seguinte
Qual era a função dos cambistas na Idade Média?