O que é produzir conteúdo?

Perguntado por: Isaac Marco Mota  |  Última atualização: 28. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (4 avaliações)

A produção de conteúdo significa, na prática, o ato de oferecer materiais — em diferentes formatos ou plataformas — que sejam úteis e relevantes para um determinado público e, assim, atrair mais consumidores em potencial para o seu negócio. O objetivo é se tornar uma autoridade em um segmento de atuação específico.

O que é criar conteúdo?

A produção de conteúdo é uma estratégia que consiste em criar e distribuir materiais em texto, vídeo ou áudio — como posts de blog, eBooks, podcasts e vídeos — usada com frequência por empresas que investem em Marketing Digital.

Como produzir um conteúdo?

  1. Qualidade acima de quantidade. Esta é a condição principal para fazer um conteúdo online de sucesso. ...
  2. Analise a concorrência. ...
  3. Foco no público-alvo. ...
  4. Sua empresa não é o assunto principal. ...
  5. Utilize técnicas de SEO. ...
  6. Diversifique seus canais de conteúdo online. ...
  7. Tenha seus objetivos em mente. ...
  8. Fale na linguagem de seu público.

Por que produzir conteúdo?

A criação de conteúdo auxilia em diferentes aspectos, como o fortalecimento de sua marca, a obtenção de novos consumidores e até mesmo a fidelização de clientes. Ao produzir conteúdo relevante para o seu público-alvo, sua empresa facilita a manutenção de vínculo com seu público alvo.

Como começar a produzir conteúdo?

Você só precisa seguir essas 8 etapas.
  1. Defina sua persona. Antes de começar a produzir, você precisa saber com clareza quem são as pessoas que você quer alcançar. ...
  2. Defina as palavras-chave. ...
  3. Crie um calendário editorial. ...
  4. Monte o esqueleto do seu texto. ...
  5. Escreva. ...
  6. Adicione imagens. ...
  7. Revise. ...
  8. Publique.

COMO CRIAR CONTEÚDO PARA INSTAGRAM E OUTRAS REDES SOCIAIS

16 questões relacionadas encontradas

Como começar a criar conteúdo na internet?

8 passos para criar conteúdo para a internet
  1. Defina um objetivo. ...
  2. Defina o público-alvo. ...
  3. Planeje o que vai escrever. ...
  4. Crie conteúdo. ...
  5. Divulgue o seu trabalho. ...
  6. Amplie seu conteúdo. ...
  7. Avalie os resultados. ...
  8. Aprenda e mude.

Como produzir conteúdo para vender?

Continue lendo nosso artigo e veja algumas dicas para colocar em prática agora mesmo!
  1. Faça posts educativos.
  2. Invista em infográficos.
  3. Aposte nos tutoriais.
  4. Use fotos e vídeos de qualidade.
  5. Ofereça uma solução para o problema.
  6. Crie um conteúdo único.
  7. Pense na experiência do consumidor.

Por que fazer marketing de conteúdo?

Gerar conteúdo faz com que as empresas se aproximem do cliente de uma forma bastante interessante. Há mais conexão, proximidade e, com isso, mais credibilidade. Além disso, esse tipo de marketing facilita o pós-venda e até mesmo ajuda a medir o nível de satisfação e o de recompra.

Porque produzir conteúdo no Instagram?

Produzir conteúdo no Instagram deve envolver a maior parte dos recursos possíveis do aplicativo, pois há inúmeras vantagens. Entre elas, dar dinamicidade à conta, aumentar o alcance de postagens, o crescimento de seguidores etc.

Porque produzir conteúdo para o Instagram?

Isso porque você demonstra interesse na opinião do público, aumenta o engajamento e consegue informações valiosas sobre a sua audiência, que contribui para a construção de personas e as tomadas de decisão do negócio. É possível utilizá-las tanto nos conteúdos de feed quanto nos stories.

Como me tornar um produtor de conteúdo?

Como se tornar um produtor de conteúdo em 8 passos
  1. Busque especialização em produção de conteúdo.
  2. Estude as técnicas de SEO.
  3. Defina (e respeite) seu processo de criação.
  4. Domine a língua portuguesa (e, de preferência, a inglesa também)
  5. Use referências, mas seja original.
  6. Conheça seu público-alvo.
  7. Capriche na escaneabilidade.

Como organizar a produção de conteúdo?

Como organizar seu processo de criação de conteúdo?
  1. Estabeleça um fluxo de trabalho. ...
  2. Crie um calendário editorial. ...
  3. Mantenha suas ideias bem organizadas. ...
  4. Não adote muitas novas táticas. ...
  5. Mantenha-se inspirado. ...
  6. Defina responsabilidades. ...
  7. Tenha domínio sobre o objetivo das tarefas. ...
  8. Planeje as formas de distribuição dos conteúdos.

Como produzir conteúdo de valor?

Mas como se tornar relevante com conteúdo de valor?
  1. Conheça seu público. O foco do conteúdo está em ajudar o seu público entregando uma informação que seja relevante para ele. ...
  2. O conteúdo precisa ser parte de toda uma experiência. ...
  3. Crie conexões com as pessoas. ...
  4. O conteúdo sempre vai ser extremamente importante.

Por que produzir conteúdo para as redes sociais?

Criar conteúdo para redes sociais é a forma de aumentar o engajamento de sua marca. Aliás, é só ele que faz uma relação duradoura e orgânica com a audiência!

Por que criar conteúdo para redes sociais?

Conteúdo é a essência do marketing nas redes sociais. Não adianta criar um perfil e não postar nada, mas também não dá para publicar qualquer coisa. Criar conteúdo para redes sociais exige estratégia e planejamento para engajar e conseguir a confiança dos seguidores.

Qual conteúdo faz mais sucesso no Instagram?

Fotos e imagens chamativas

As fotos e imagens que você publica nos seu perfil podem fazer toda a diferença no engajamento que você tem no Instagram. Afinal de contas, quanto mais chamativas elas foram, maiores as chances de você captar a atenção dos seus seguidores, enquanto eles estão rolando o feed.

Quais são os tipos de produção de conteúdo digital?

A seguir, vamos falar sobre os principais.
  • Blog posts. Os blog posts são o formato de produção de conteúdo mais importante para uma estratégia digital. ...
  • Ebooks. ...
  • Posts em redes sociais. ...
  • Infográficos. ...
  • Vídeos. ...
  • Imagens. ...
  • Outros formatos. ...
  • Aumentar o alcance do seu negócio.

Como produzir conteúdo para cada etapa do funil?

Como produzir conteúdo para topo de funil
  1. Redes sociais. Como já falamos, um dos objetivos do Topo de Funil é atrair visitantes. ...
  2. Posts de blogs. ...
  3. Newsletters. ...
  4. eBooks introdutórios. ...
  5. Webinars. ...
  6. Ferramentas para gerar Leads qualificados. ...
  7. Templates. ...
  8. Ferramentas.

O que é gerar conteúdo de valor?

Conteúdo de valor gera relacionamento e boa reputação com público. Para construir autoridade e credibilidade para a sua marca junto ao seu público-alvo é necessário gerar conteúdo de valor que seja realmente relevante para a sua audiência.

O que é criar conteúdo de valor?

Conteúdo de valor, também conhecido como conteúdo rico, nada mais é do que uma informação de qualidade, que transmite um conhecimento profundo sobre determinado tema. Todos os posts que são publicados nas redes sociais são conteúdos, porém, nem sempre eles de valor.

Como gerar conteúdo de valor no Instagram?

Dicas práticas para criar conteúdo
  1. Faça lives. Os vídeos ao vivo são ótimos para as mais diversas ocasiões. ...
  2. Utilize o Stories. ...
  3. Lembre-se do feed. ...
  4. Use hashtags. ...
  5. Faça parceria/colaborações. ...
  6. Faça lives entrevistando influenciadores. ...
  7. Utilize o Instagram Shopping. ...
  8. Divulgue novidades e tutoriais.

Como organizar meu marketing?

Confira algumas dicas:
  1. Pense os processos em detalhes. ...
  2. Torne a comunicação ainda mais clara. ...
  3. Liste datas importantes e comemorativas. ...
  4. Crie um banco de temas e ideias. ...
  5. Organize o trabalho já feito. ...
  6. Controle a qualidade usando checklists. ...
  7. Ferramenta para o profissional de marketing e sua equipe.

Como organizar o seu blog?

Como criar um blog?
  1. Planejamento inicial. Após entender o que é um blog, é necessário criar um planejamento. ...
  2. Defina o tema e o público. ...
  3. Escolha um bom domínio. ...
  4. Escolha uma hospedagem. ...
  5. Defina o CMS. ...
  6. Pense no layout. ...
  7. Adicione plugins. ...
  8. Mídias sociais.

Quem pode ser um produtor de conteúdo?

Qualquer pessoa com especialização em determinados temas ou com aptidão para a escrita ou criação de material didático pode trabalhar com produção de conteúdo. Não à toa, profissões como YouTuber, blogger ou mesmo professor conteudista são classificadas como produtoras de conteúdo.

Artigo anterior
O que as cores transmitem?
Artigo seguinte
Quais são as mais importantes civilizações pré-colombianas?