Quais são os 3 tipos de oração subordinada?

Perguntado por: Adriana Raquel Gonçalves  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (68 avaliações)

Elas podem exercer a função de termos essenciais, integrantes ou acessórios da oração e são classificadas em Orações Subordinadas Substantivas, Orações Subordinadas Adjetivas e Orações Subordinadas Adverbiais.

Como identificar o tipo de oração subordinada?

Oração subordinada – é aquela que exerce uma função sintática em relação à oração principal, completando o seu sentido e sendo dependente. Para entendermos melhor, vamos observar a oração abaixo: A criança pediu que o pai a levasse ao parque. Como nós sabemos, toda oração precisa apresentar um verbo.

Quais são as orações?

Há aqui quatro orações, cada uma delas com sentido completo. Primeira oração (Cheguei), segunda oração (tirei os sapatos), terceira oração (respirei fundo) e quarta oração (me joguei no sofá). Oração subordinada - quando o período é composto e as orações dependem umas das outras para fazer sentido.

Quais são as 6 orações subordinadas substantivas?

Elas são classificadas em 6 tipos: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta e apositiva.

Qual a diferença entre oração subordinada adjetiva explicativa e aposto?

Por exemplo Ela só quer uma coisa: que sua presença seja notada. Eis aí a Oração Subordinada Substantiva Apositiva. Não confunda com a Oração Subordinada Adjetiva Explicativa, que também funciona como aposto, mas que tem como função complementar o sentido de um substantivo anterior, e não uma frase.

Orações Subordinadas Substantivas [Prof Noslen]

23 questões relacionadas encontradas

O que é oração principal exemplos?

A oração principal é sempre incompleta, ou seja, alguma função sintática está faltando. As orações subordinadas desempenham a função sintática que falta na principal: objeto direto, indireto, sujeito, predicativo, complemento nominal... Ex.: O rapaz gostava / de que todos olhassem para ele.

Como identificar as orações?

Frases que possuam sentido completo e verbo (ou locução verbal) são consideradas orações. Uma frase pode conter uma ou mais orações, a depender do número de verbos e que possua.

Como identificar a oração principal da subordinada adverbial?

Uma oração é considerada subordinada adverbial quando se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adverbial. São introduzidas pelas conjunções subordinativas e classificadas de acordo com as circunstâncias que exprimem.

O que é uma oração subordinada adjetiva explicativa?

Oração subordinada adjetiva é aquela que se encaixa na oração principal, funcionando como adjunto adnominal. As orações subordinadas adjetivas classificam-se em: explicativas e restritivas. Explicativas: acrescentam uma qualidade acessória ao antecedente e são separadas da oração principal por vírgulas.

O que é aposto e seus tipos?

Tipos de Aposto. O aposto classifica-se em: enumerativo, explicativo, resumitivo, especificativo, distributivo, comparativo, aposto de oração. Explica ou esclarece o substantivo referido. Aparece isolado na frase por vírgulas.

Como identificar uma oração subordinada substantiva objetiva indireta?

Oração subordinada substantiva objetiva indireta

É aquela que exerce a função de objeto indireto da oração principal. Exemplos: Ele me convenceu de que eu estava errada. As crianças necessitam de que cuidemos delas.

O que é uma frase substantiva?

Frase, melhor dizendo, oração substantiva é aquela que funciona como um substantivo. Isso significa que você pode traduzir a oração inteira por uma ideia substantivada com relação à oração principal.

Como entender as orações subordinadas substantivas?

As orações subordinadas substantivas são aquelas que exercem a função de substantivo e podem ser classificadas em: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta e apositiva.

O que é orações subordinadas substantivas subjetivas?

As orações subordinadas substantivas subjetivas são aqueles que exercem a função de sujeito de uma outra oração. Nesse contexto, o verbo aparece sempre na 3ª pessoa do singular em uma das quatro situações abaixo: 1) Verbos como convém, parece, urge, consta, ocorre, acontece, entre outros: Convém que eles cheguem cedo.

Quais são as orações da Igreja Católica?

Quais são as principais Orações Católicas?
  • Sinal da Cruz. Pelo sinal da santa cruz, livrai-nos, Deus nosso Senhor, dos nossos inimigos. ...
  • Glória ao Pai. Glória ao Pai e ao Filho. ...
  • Ato de Fé ...
  • Ato de Esperança. ...
  • Ato de Caridade. ...
  • Ato de Contrição. ...
  • Pai Nosso. ...
  • Creio.

Como saber o número de orações em uma frase?

A Oração é um enunciado que contém, obrigatoriamente, uma forma verbal (verbo ou locução verbal). Dica: para contar quantas orações há em uma frase ou período, basta contar o número de verbos e locuções! Exemplos: Estou muito feliz ultimamente!

Quais são as principais orações da Igreja Católica?

  • Sinal da Cruz. Pelo Sinal da santa cruz, livrai-nos Deus Nosso Senhor dos nossos inimigos. ...
  • Creio(Credo) ...
  • Pai Nosso. ...
  • Ave Maria. ...
  • Glória. ...
  • Oração da Vinda do Espírito Santo. ...
  • Glória. ...
  • Salve Rainha.

O que é uma oração coordenada explicativa?

Orações Coordenadas sindéticas: Explicativa

A oração coordenada sindética explicativa está relacionada a noção de justificativa, de explicação do conteúdo da oração anterior. Nesse caso, os conectivos devem sempre vir anteposto ao verbo, e sempre usar as vírgulas antes da oração.

O que é oração coordenada Sindética explicativa exemplos?

As orações coordenadas sindéticas explicativas expressam uma explicação sobre algo que foi referido anteriormente. Os conectivos que coordenam as orações explicativas são: isto é, ou seja, a saber, na verdade, porque, que, pois, etc. Exemplos: Descemos do carro, porque o trânsito estava parado.

Que pronome relativo explicativo?

Exemplos de pronomes relativos: que, o qual, onde, cujo, no qual. Vamos analisar um caso de oração subordinada adjetiva: ex: Comprei o carro daquele homem que trabalhava na loja do bairro. Veja que há ali o pronome relativo “que”, o qual retoma o substantivo “homem”.

Quais são as conjunções adverbiais?

As Conjunções adverbiais introduzem orações que indicam uma circunstância adverbial relacionada à oração principal, são subdivididas em: causais, condicionais, consecutivas, comparativas, conformativas, concessivas, temporais, finais, proporcionais.

Como separar as orações de um período?

Por sua vez, as orações organizam-se em períodos. Estes são constituídos por uma ou mais orações e terminam sempre por uma pausa bem definida, marcada por ponto, ponto de interrogação, ponto de exclamação, reticências. No exemplo que dei, há duas orações que formam um período.

Como separar e classificar as orações?

DIVISÃO E CLASSIFICAÇÃO DE ORAÇÕES
  1. Sublinhar as formas verbais. ...
  2. Se tiver apenas uma oração – chama-se ORAÇÃO ABSOLUTA.
  3. Sublinhar e identificar as conjunções ou locuções conjuntivas. ...
  4. Dividir as orações (com um traço vertical), sempre antes da conjunção, ou a seguir à vírgula, quando a conjunção está no início da frase.

Artigo anterior
Pode misturar atrazina e glifosato?
Artigo seguinte
Como é a energia na França?