Quais são as vias de administração de um fármaco?
Perguntado por: Ema Leticia Borges | Última atualização: 20. März 2025Pontuação: 4.2/5 (12 avaliações)
As vias de administração são as formas como a medicação entra em contato com o organismo para exercer sua ação farmacológica. Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).
Quais as vias de administração do fármaco?
Podemos administrar via oral (boca), retal (ânus), sublingual (embaixo da língua), injetável (intravenoso), dermatológica (pele), nasal (nariz) e oftálmica (olhos), dentre outras.
Quais as vias de administração para cada forma farmacêutica?
- Tomados pela boca (via oral)
- Administrados por injeção em uma veia (via intravenosa, IV), em um músculo (via intramuscular, IM), no espaço ao redor da medula espinhal (via intratecal) ou sob a pele (via subcutânea, SC)
Qual a diferença entre as vias de administração de medicamentos?
intramuscular: facilita a absorção da medicação diretamente no músculo em longo prazo. É a via utilizada para administrar soluções aquosas e oleosas; intradérmica: permite que o medicamento entre em contato com a derme.
Quanto cada via de administração suporta?
Quantos ml cada via de administração suporta? Quanto aos adultos, a literatura oferece a recomendação mais consistente de que o volume a ser aplicado deve ser limitado a um máximo de 5 mililitros (ml).
Quais são as Vias de Administração dos Medicamentos
Quais as 5 vias de administração?
- Via oral. ...
- Vias de administração de medicamentos parenterais. ...
- Via sublingual. ...
- Via retal. ...
- Via ocular. ...
- Via otológica. ...
- Via cutânea. ...
- Via transdérmica.
Qual é a via de administração mais rápida?
Qual a via parenteral mais rápida? Uma das opções mais rápidas é a via intravenosa, pois a medicação vai direto para a corrente sanguínea. No entanto, cabe ressaltar que nem todos os compostos podem ser administrados dessa forma, seja por características específicas ou limitações do paciente.
Qual é a via parenteral?
1 — Conceituação: Em sentido amplo, via parenteral refere-se ao modo de administração de drogras, inclusive alimentos, por qual- quer via que não seja a oral ou intestinal.
Qual é a via tópica?
A administração de medicamentos tópicos envolve a aplicação de fármacos na pele, membranas mucosas ou tecidos, podendo ter ação local ou sistêmica.
Qual a diferença entre IV e EV na enfermagem?
Ou seja, não há diferença real entre via intravenosa e endovenosa. O que existe naturalmente é uma confusão devido à quantidade de palavras e expressões utilizadas no vocabulário da área da saúde.
Qual a via mais rápida de absorção de medicamentos?
As vias injetáveis e sublinguais merecem destaque quando o assunto é a velocidade de absorção de fármacos. Isso porque facilitam a passagem do ativo para o organismo quando comparadas com outras vias (como a oral) e sofrem menos interferência das atuações do metabolismo.
Qual a diferença entre a via enteral e parenteral?
A principal diferença entre alimentação enteral e parenteral está na via de alimentação. Enquanto a primeira é administrada via nasal ou oral ou ainda diretamente no órgão como no caso das estomias, a segunda possui administração venosa.
Qual a via mais lenta de absorção de medicamentos?
Se os fármacos proteicos, com massa molecular > 20.000 g/mol, forem injetados por via IM ou subcutânea, o movimento através de membranas capilares é tão lento que a maior parte da absorção acontece pelo sistema linfático.
O que determina a escolha da via de administração dos fármacos?
A escolha da via de administração de um medicamento é norteada pelos seguintes fatores: tipo de ação desejada se é local ou geral, rapidez da ação desejada, esta orienta, por exemplo, se deve ser preferida a via inta-muscular ou a intravenosa em determinados casos, e a natureza do medicamento, os voláteis pela via ...
Qual é a via subcutânea?
Via Subcutânea (SC): camada abaixo da pele. Via Intramuscular (IM): trecho abaixo do tecido subcutâneo, que tem menor sensibilidade a medicações. Via intravenosa (IV): injeta fármacos na corrente sanguínea.
Por que a via intratecal é usada?
A via Intratecal é empregada quando se deseja efeitos locais e rápidos nas meninges ou no eixo cérebro-espinhal, como na anestesia espinhal ou nas infecções agudas do SNC. Os fármacos algumas vezes são injetados diretamente no espaço subaracnoideo espinhal.
Quais são as vias mucosas?
Teoricamente, podemos utilizar todas as áreas de mucosa externa do organismo, sendo a mais comum a sublingual, a nasal e a ocular. É importante lembrar que os medicamentos administrados pela via mucosa não sofrem o fenômeno de primeira passagem no fígado.
O que é uma via cutânea?
Via cutânea
. O medicamento é misturado com substâncias inativas. Dependendo da consistência dessas substâncias inativas, a formulação pode ser uma pomada, um creme, uma loção, uma solução, um pó ou um gel (veja Preparados tópicos.
Onde fica a via enteral?
via enteral, o medicamento é introduzido no aparelho. digestivo e a via parenteral as substâncias são. aplicadas diretamente nos tecidos por injeção, com. emprego de seringas, agulhas, cateteres.
Para que serve a via intramuscular?
Passo a passo da injeção intramuscular
Passar uma gaze com álcool na pele no local da aplicação da injeção; Fazer uma prega na pele com o polegar e o indicador, no caso do braço ou da coxa. Não é necessário fazer a prega no caso do glúteo; Inserir a agulha num ângulo de 90º, mantendo a prega.
Como se aplicar uma injeção subcutânea?
A injeção deve ser aplicada profundamente no tecido subcutâneo. Caso seja utilizada uma agulha de 1,2 cm, o ângulo de inserção deverá ser de 90º, ou seja: perpendicular à superfície cutânea. Já as injeções com agulhas de 1,5 cm são inseridas num ângulo de 45º.
O que é uma injeção endovenosa?
É o ato de preparar e administrar os medicamentos diretamente na corrente sanguínea por meio de acesso venoso já existente.
Quais são as 4 vias parenterais?
As vias de administração são as formas como a medicação entra em contato com o organismo para exercer sua ação farmacológica. Elas podem ser divididas em dois grupos principais: enterais (via oral, sublingual e retal) e parenterais (via endovenosa, intramuscular e subcutânea, entre outros).
Qual via de administração em pacientes com lesão gástrica?
São elas: via oral, via sublingual, via sonda nasogástrica, sonda nasoenteral, por gastrostomia e por via retal.
Qual a via de administração de cada vacina?
- Vacinas pela via de administração oral (VO);
- Vacinas pela via de administração intradérmica (ID);
- Vacinas pela via subcutânea (SC);
- Vacinas pela via intramuscular (IM).
O que falar de mim em um texto?
Como saber os autos do processo?