Quais são as vias de administração da nutrição parenteral?

Perguntado por: Gaspar António de Tavares  |  Última atualização: 11. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (15 avaliações)

Existem três vias de administração da nutrição parenteral:
  • Via Central: Introdução do cateter na cava, jugular ou femural.
  • Via Periférica: Introdução do cateter nas veias periféricas dos membros superiores.
  • PICC: Introdução do cateter pela veia periférica do membro superior indo até a cava.

Quais as vias de administração de nutrição parenteral?

Existem dois tipos principais de nutrição parenteral:
  • Nutrição parenteral parcial: são administrados apenas alguns tipos de nutrientes e vitaminas através da veia;
  • Nutrição parenteral total (NPT): são administrados todos os tipos de nutrientes e vitaminas através da veia.

Quais as vias de acesso da nutrição enteral e parenteral?

O objetivo das terapias Nutrição parenteral (NP) e Nutrição enteral (NE) é bastante semelhante. ... A diferença básica entre as terapias de NP e NE é o tipo de acesso, sendo a primeira através de acesso venoso e a segunda por meio de sondas ou oral.

Quais são os componentes da nutrição parenteral?

A nutrição parenteral compreende uma solução ou uma emulsão composta, basicamente, por aminoácidos, lipídios, carboidratos e eletrólitos.

Quais as vias utilizadas para nutrição enteral?

Essa via alternativa de alimentação pode ser introduzida pelo nariz e posicionada no estômago (a sonda nasogástrica) ou no intestino delgado (a sonda nasoentérica). Também pode ser acoplada direto no abdômen com uma punção ou pequeno corte e direcionada ao estômago (gastrostomia) ou ao intestino (jejunostomia).

NUTRIÇÃO PARENTERAL (NP): Conheça as VIAS DE ADMINISTRAÇÃO e os Cuidados de Enfermagem!

22 questões relacionadas encontradas

Como é feita a nutrição enteral?

A ingestão dos alimentos pode ser feita por meio de uma sonda (passagem naso/orogástrica) posicionada ou implantada no estômago e no intestino delgado.

Qual a definição de nutrição parenteral?

Nutrição Parenteral (NP): solução ou emulsão, composta basicamente de carboidratos, aminoácidos, lipídios, vitaminas e minerais, estéril e apirogênica, acondicionada em recipiente de vidro ou plástico, destinada à administração intravenosa em pacientes desnutridos ou não, em regime hospitalar, ambulatorial ou ...

Quais as indicações para nutrição parenteral?

A terapia nutricional parenteral (TNP) é indicada para prevenir ou tratar a desnutrição em pacientes que não apresentam funcionamento adequado do trato gastrointestinal e que não podem receber alimentação por via oral ou enteral.

Qual a diferença de Nutrição Enteral e parenteral?

Nutrição enteral: quando o paciente não consegue se alimentar por via oral (boca), a ingestão dos alimentos pode ser feita através de uma sonda (passagem naso/orogástrica) posicionada ou implantada no estômago, no jejuno ou no duodeno. ... Nutrição parenteral: é a alimentação administrada por via endovenosa.

O que é a via parental?

Administração Parenteral

A via parenteral consiste na administração de medicamentos através das seguintes vias: Intradérmica – I.D.: São aplicadas rente à pele, entre a derme e a epiderme, a agulha não chega a camadas profundas. Geralmente é aplicada no músculo deltóide do braço.

São contra indicações da nutrição parenteral?

Quais as contra-indicações para o uso de nutrição parenteral...
  • história de alergia a ovos ou a emulsões lipídicas intravenosas;
  • disfunção hepática importante;
  • hipertrigliceridemia, hiperlipidemia;
  • infarto agudo do miocárdio;
  • veias periféricas inadequadas;

São indicações de nutrição parenteral exceto?

3a Questão (Ref.:201503752021) Pontos: 0,1 / 0,1 (UFPB, 2015 / RESIDÊNCAI MULTIPROFISSIONAL) São indicações para terapia de nutrição parenteral, exceto: Trato gastrointestinal funcionante Obstrução intestinal Íleo paralítico prolongado Fístula enterocutânea de alto débito Síndroem do intestino curto.

Quem é responsável pela nutrição parenteral?

No caso da nutrição parenteral, são os médicos. Cabe ao médico, portanto, a função de indicar, prescrever e acompanhar os pacientes submetidos à terapia de nutrição parenteral (TNP). ... Portanto, deve ser priorizado o trabalho em equipe a fim de proporcionar um melhor tratamento ao paciente.

Quando a nutrição enteral é indicada?

A nutrição enteral está indicada para pacientes subnutridos ou em risco de subnutrição (Quadro 1), que possuem capacidade absortiva preservada ou parcialmente comprometida, cuja alimentação oral não é capaz de prover a quantidade adequada de nutrientes4,5(A).

Como é a alimentação por sonda?

Fazer refeições por meio de sonda, é o ato de usar um tubo fino — que é inserida no nariz ou outras vias, levando o alimento ao estômago. Dessa forma, a sonda se torna uma condutora dos nutrientes que o paciente necessita.

Quando não é indicada a terapia nutricional enteral?

mais contra-indicação) ❖ Síndrome do Intestino Curto ❖ Doenças intestinais neonatais, obstrução crônica ❖ Diminuição do esvaziamento gástrico ❖ Anormalidades metabólicas do intestino ❖ Má-absorção, alergia alimentar múltipla ❖ Enterite por radioterapia e quimioterapia ❖ Anorexia, câncer ❖ Estados hipermetabólicos ❖ ...

Quais as vantagens e desvantagens da nutrição enteral?

A terapia de nutrição enteral tem como benefícios: • Reduzir o estresse metabólico, • Melhorar o balanço nitrogenado e o controle glicêmico, • Aumentar fluxo sanguíneo visceral, a resistência anastomótica e a síntese de proteínas viscerais, • Melhorar a função da barreira da mucosa intestinal e • Fornecer maior ...

Qual a indicação de duração mínima terapia Nutricional Parenteral?

A nutrição parenteral periférica (NPP) é a via em que a solução alimentar é administrada diretamente por uma veia periférica, utilizada quando a NP terá curta duração (até 15 dias), pois não é suficiente para atingir as necessidades nutricionais diárias do paciente.

Quando o paciente pode precisar de dieta enteral ou parenteral?

Caso o intestino esteja inapto para a dieta enteral, temos a terceira alternativa para a nutrição do paciente, utilizando a via parenteral. Saindo do processo normal de alimentação por via enteral, a dieta será administrada diretamente por meio da corrente sanguínea.

Quais as possíveis complicações da nutrição parenteral?

As complicações relacionadas ao cateter incluem infecção, oclusão, trombose da veia central, embolia pulmonar e sepse. ...

São Contra-indicações para a TNE?

As contra-indicações as mais frequentes são: disfunção do TGI ou condições que requerem repouso intestinal, obstrução mecânica do TGI, refluxo gastroesofágico intenso, íleo paralítico, hemorragia gastrintestinal severa, vômitos e diarreia severa, fístula do TGI de alto débito (>500 mL/dia), enterocolite severa, ...

Quais as vantagens e desvantagens da via parenteral?

Absorção mais rápida e completa; Maior precisão em determinar a dose desejada. Obtenção de resultados mais seguros; Possibilidade de administrar determinadas drogas que são destruídas pelos sucos digestivos.

Quais são as 5 vias medicamentosas?

Conheça um pouco mais sobre algumas das vias de administração de medicamentos que podem ser adotados pelo enfermeiro:
  • Via oral. ...
  • Vias de administração de medicamentos parenterais. ...
  • Via sublingual. ...
  • Via retal. ...
  • Via ocular. ...
  • Via otológica. ...
  • Via cutânea. ...
  • Via transdérmica.

O que é via parenteral direta e indireta?

VIA PARENTERAL INDIRETA

Método de administração em que o fármaco é depositado de maneira “paralela” ao TGI e essa deposição nãoseja por meio de uso de injeções. Fármacos podem ser administrados da seguinte maneira: Cutânea, Sprays nasais, Colírios, Inalação, etc.

Artigo anterior
Quando começou a Revolução de 1930?
Artigo seguinte
Qual a diferença de gestão escolar e gestão educacional?