Qual o mecanismo de defesa da neurose obsessiva?

Perguntado por: Eduardo Valentim Pereira de Vicente  |  Última atualização: 4. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (50 avaliações)

Aproveitando que o ensaio anterior finaliza ressaltando o isolamento nesta neurose, o segundo ensaio, intitulado “Os Mecanismos de Defesa Presentes na Neurose Obsessiva”, destaca os principais mecanismos de defesa presentes nesta neurose, tais como a anulação, o deslocamento, a formação reativa e o isolamento.

Qual mecanismo de defesa específico da neurose obsessiva?

Assim, nesta neurose, o conflito entre as instâncias psíquicas tem uma par- cela especialmente grande na formação dos sintomas obsessivos. Além da formação reativa, a neuro- se obsessiva apresenta outros mecanismos de defesa. Nos sintomas obsessivos, encon- tram-se também o deslocamento, o isola- mento e a anulação.

Qual o mecanismo de defesa da neurose?

Seu mecanismo de defesa é o recalque ou repressão. O conteúdo problemático é mantido em segredo. E não só para os outros, mas para o próprio indivíduo que sente.

Como curar a neurose obsessiva?

As neuroses são tratadas com psicoterapia e/ou psicanálise. A abordagem cognitiva-comportamental é a mais recomendada para o tratamento, pois trabalha na forma como a pessoa vê, sente e pensa em relação ao sofrimento e a dor emocional.

Como funciona a neurose obsessiva?

(Ed. standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, 9)/1986). O mecanismo da neurose obsessiva está sob uma vigilância inconsciente para barrar o conteúdo recalcado à consciência. Esta barra é imperfeitamente realizada e pode fracassar a qualquer momento.

MECANISMOS DE DEFESA - na neurose obsessiva - O AFETO É ISOLADO DA IDEIA ORIGINAL - parte 6

15 questões relacionadas encontradas

Quais os sintomas da neurose obsessiva?

A neurose obsessiva é definida a partir da presença de determinados sintomas: distúrbios do pensamento, com ideias obsessivas, repetitivas, sentidas como corpos estranhos, que provocam sofrimento; e atos compulsivos (rituais como lavar as mãos repetidamente), sobre os quais a pessoa não tem controle e que procuram ...

Qual a origem da neurose obsessiva?

A terminologia "neurose obsessiva" foi utilizado por Freud pela primeira vez nesse texto, embora em uma carta à Fliess de 7 de fevereiro de 1894 ele já mencionou essa terminologia, assim como: "as neuropsicoses de defesa"6.

Como eu devo tratar uma paciente histérica?

O tratamento para a histeria deve ser feita com terapia com o objetivo de fazer com que a pessoa consiga controlar melhor os seus sentimentos e sentir-se relaxada, melhorando a sua qualidade de vida.

Como deixar de ser histérica?

Tanto a prática de ioga como a da meditação é também recomendada para o tratamento da histeria. O restabelecimento de uma respiração regular e o relaxamento alcançado com estas técnicas são excelentes para o controle e até a cura da histeria.

Como saber se sou obsessiva ou histérica?

Quanto ao obsessivo, ele também visa, tal como a histérica, o desejo para além da demanda, mas com uma significativa diferença. Diversamente da histérica, cujo desejo visa o desejo do Outro, o sujeito obsessivo, para atingir o além da demanda, antes nega o elemento de alteridade incluído na demanda de amor.

O que é neurose de defesa?

Neuropsicoses de defesa é uma categoria nosológica identificada por Freud em 1894, e abrange distúrbios neuróticos e psicóticos caracterizados por conflitos entre afetos e ideias: histeria, obsessões, fobias e psicoses alucinatórias.

Quais são os mecanismos de defesa?

Quais são os mecanismos de defesa? ... Existem pelo menos quinze tipos de mecanismos de defesa conhecidos e explicados pelas teorias da psicologia. Entre eles, podemos citar: compensação, expiação, fantasia, formação reativa, identificação, isolamento, negação, projeção e regressão.

Qual é o mecanismo de defesa da neurose psicose e perversão?

Seu mecanismo de defesa é o recalque ou repressão. Então, enquanto o psicótico encontra sempre fora de si o problema, e acaba por revelar seus distúrbios, ainda que de forma distorcida, o neurótico age da forma oposta. O conteúdo problemático é mantido em segredo.

Quais são os mecanismos de defesa de Freud?

Vamos conhecer os 9 mecanismos de defesa pesquisados por Freud:
  • Negação. A negação, na psicologia, é a recusa em aceitar a realidade, pois a verdade pode ser dolorosa demais para o indivíduo conseguir aceitar e lidar com ela. ...
  • Deslocamento. ...
  • Regressão. ...
  • Repressão. ...
  • Projeção. ...
  • Intelectualização. ...
  • Racionalização. ...
  • Formação reativa.

Quais são os mecanismos de defesa segundo Freud?

Os principais mecanismos de defesa são: repressão, negação, racionalização, formação reativa, isolamento, projeção e regressão. A repressão consiste em afastar da consciência eventos e ideias provocadores de ansiedade.

Quais os mecanismos de defesa segundo Freud?

Entre os mecanismos de defesa mais comuns e recorrentes estão:
  • Formação reativa. Entra em ação quando a pessoa adota um comportamento exatamente oposto ao do que realmente é sentido ou vivenciado de forma recalcada. ...
  • Repressão ou recalque. ...
  • Negação. ...
  • Projeção. ...
  • Sublimação. ...
  • Regressão.

Como age uma pessoa histérica?

Eles costumam apresentar emoções exageradas, apresentam acessos de mau humor, choro e acusações, quando deixam de ser o centro das atenções. No início as pessoas costumam se encantar por esse indivíduo, mas a necessidade de ser sempre o centro das atenções acaba minando essa admiração. Os homens apresentam histeria?

Quais são os sintomas da histeria?

Histeria ou neurose histérica é uma psiconeurose caracterizada por alterações transitórias da consciência, como períodos de amnésia ou perda de memória, e por várias manifestações sensitivas ou motoras, também passageiras, como tiques, perda da sensibilidade cutânea, paralisia dos membros, cegueira ou convulsões.

Como é a mulher histérica?

As mulheres consideradas histéricas apresentavam uma ampla gama de sintomas, incluindo ansiedade, falta de ar, desmaios, nervosismo, desejo sexual, insônia, retenção de líquidos, sensação de peso no abdômen, irritabilidade, perda de apetite e uma "tendência a causar problemas para os outros".

Como Freud tratava a histeria?

“Freud já dizia que a histeria está associada à sexualidade, não só das mulheres, como ele próprio demonstrou, mas também dos homens, que não estão livres dos conflitos inconscientes”, comenta Mara Lucia.

O que é transtorno de personalidade histérica?

O transtorno de personalidade histriônica é caracterizado por um padrão generalizado de excessiva emocionalidade e busca de atenção. O diagnóstico é por critérios clínicos. O tratamento é com psicoterapia psicodinâmica.

O que causa a neurose?

Quais são as causas da neurose? Segundo o médico neurologista e criador da psicanálise, Sigmund Freud, a neurose é resultado de um conflito entre o Superego (o componente da personalidade formado por seus ideais, regras sociais internalizados) e o Id (regido pelo princípio do prazer).

O que Freud fala sobre obsessão?

Segundo Freud, “[...] a obsessão representa um substituto ou sucedâneo da representação sexual incompatível, tendo tomado o seu lugar na consciência” (1894, p. 59).

Qual o desejo do obsessivo?

Assim, “o obsessivo está sempre à espera de que o Outro lhe peça algo, movimento pelo qual ele anula o desejo do Outro, reduzindo-o à demanda. Mas é por meio disso que ele sustenta seu desejo como excluído” (RINALDI, 2003, p.

O que é uma neurose obsessiva?

A neurose obsessiva é então caracterizada como uma neurose cujos sintomas atingem especialmente o pensamento, por oposição à histeria - marcada pela conversão do conflito psíquico para sintomas corporais.

Artigo anterior
Quantas vezes Luffy perde para Kaido?
Artigo seguinte
Como medir 10g de colágeno?