Quais são as vantagens da pílula anticoncepcional?

Perguntado por: Gabriel Gonçalo de Baptista  |  Última atualização: 23. Juni 2025
Pontuação: 4.7/5 (42 avaliações)

Entre as demais vantagens da pílula anticoncepcional está a diminuição dos sintomas de TPM, redução do fluxo e das cólicas menstruais, regulação do ciclo menstrual, atuando, também, na redução do risco de desenvolvimento do câncer de endométrio e do câncer do ovário.

Qual a vantagem da pílula anticoncepcional?

O principal benefício do medicamento é seu funcionamento contraceptivo, com um índice de eficácia de 98% contra a gravidez. Ao fornecer doses adequadas de hormônios, o remédio reduz as cólicas e a tensão pré-menstrual (TPM), diminui o fluxo menstrual e regula o ciclo de menstruação.

Quais são as vantagens e os riscos do uso de pílulas anticoncepcionais?

Ao contrário do que se pensa, a pílula pode diminuir entre 30% e 50% as chances de mulheres com antecedentes desenvolverem câncer de ovário ou endométrio quando usada durante cinco anos, e reduz de 50% a 70% quando usada por dez anos. Na medida em que a idade da mulher avança, o risco de trombose vai se tornando maior.

Quais as vantagens de não usar anticoncepcional?

Assim, você se sentirá mais confiante para lidar com as mudanças que virão!
  • O seu ciclo menstrual irá mudar. ...
  • Haverá mudanças no seu peso. ...
  • As cólicas menstruais podem voltar. ...
  • Atente-se para suas oscilações de humor. ...
  • Sua pele mudará de aspecto. ...
  • Libido e pelos no corpo podem aumentar. ...
  • Secreções na calcinha serão mais comuns.

O que a pílula anticoncepcional faz no corpo?

O anticoncepcional hormonal combinado oral (AHCO) ou pílula anticoncepcional é um comprimido que contém uma combinação de hormônios, geralmente estrogênio e progesterona sintéticos, que inibe a ovulação. O anticoncepcional oral também modifica o muco cervical, tornando-o hostil ao espermatozoide.

Tudo o que você sempre quis saber sobre a pílula anticoncepcional

37 questões relacionadas encontradas

Quais são as desvantagens da pílula anticoncepcional?

O uso de pílulas anticoncepcionais pode provocar a retenção de líquido e levar a um ganho de peso repentino. Além dos temidos quilos a mais na balança, outro efeito deste processo é o aumento das celulites devido ao inchaço.

Quais os 5 melhores anticoncepcionais?

Confira o ranking com os 10 métodos contraceptivos mais eficazes:
  • Laqueadura (99,5% de eficácia)
  • Diu sem hormônios (99,4% de eficácia)
  • Amamentação (99,1% de eficácia)
  • Camisinha (98% de eficácia)
  • Tabelinha (95% de eficácia)
  • Coito interrompido (96% de eficácia se feito da forma correta)

É melhor tomar anticoncepcional ou não?

As vantagens de usar anticoncepcional

Os ginecologistas e clínicos gerais recomendam bastante o uso de anticoncepcional para mulheres que querem evitar uma gravidez indesejada. E apesar de ser um método contraceptivo popular em todo o mundo, este não é o único benefício do anticoncepcional.

Qual o método contraceptivo mais saudável?

Diante dos resultados, sem considerar a esterilização, que tem eficácia total, podemos destacar a pílula anticoncepcional como o método mais seguro. Ela se mostrou eficaz em 99,9% dos casos.

O que acontece com o corpo depois de parar de tomar anticoncepcional?

É comum que após a parada do uso de anticoncepcional, exista uma maior produção de secreções íntimas, tanto no dia-a-dia como no contato íntimo, sendo consequência do aumento da produção natural de estrogênio. O que fazer: este tipo de secreção é perfeitamente natural, e indica que os ovários estão trabalhando bem.

Qual é o anticoncepcional que mais engorda?

O método contraceptivo mais associado ao ganho de peso é a injeção trimestral de medroxiprogesterona.

Qual anticoncepcional que emagrece e limpa a pele?

Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.

Qual é o melhor anticoncepcional indicado pelos ginecologistas?

Entre as mais indicadas estão a ciproterona e drospirenona. Todavia, vale lembrar que a dosagem de estradiol é 35 mcg, ou seja, alta. Isso resulta em mais efeitos colaterais.

Qual é o melhor anticoncepcional para não engordar?

Qual pílula anticoncepcional devo tomar?” As pílulas anticoncepcionais com dose baixa de estrogênio podem ser uma melhor opção para as mulheres que desejam evitar o ganho de peso, já que o estrogênio pode contribuir com a retenção de líquidos no corpo, afetando o peso.

Quem não pode tomar anticoncepcional?

R: Existem contra-indicações absolutas como mulheres com antecedentes de trombose venosa, câncer de mama, câncer de útero e câncer de ovário, derrame cerebral (AVC), cirrose avançada e diabete tipo 1 com comprometimento de retina que não devem tomar pílula.

O que é mais eficaz pílula ou injeção?

Anticoncepcionais Hormonais

Todos estes recursos liberam doses de hormônios capazes de interferir na ovulação e/ou fecundação. Entre os mais utilizados estão: Pílula anticoncepcional – índice de falha 0,1%; Injeção contraceptiva – índice de falha 0,1%;

Qual é o anticoncepcional mais fraco que tem?

O Adoless é um anticoncepcional de baixíssima dosagem composto de estrógeno e progesterona e contendo etinilestradiol e gestodeno. Apesar de ser de baixíssima dosagem, ele é extremamente eficaz contra a gravidez.

Quais são os problemas que o anticoncepcional pode causar?

Além disso, essas substâncias estão inequivocadamente associadas a eventos como acidente vascular cerebral, trombose venosa profunda, e câncer. Os anticoncepcionais estão umbilicalmente associados ao aumento do risco de câncer, principalmente do câncer de mama. Leia também::: Qual a importância do equilíbrio hormonal?

É seguro usar só anticoncepcional?

Estima-se que a taxa de falha da pílula anticoncepcional seja inferior a 1%, ou seja, menos de uma em cada 100 mulheres engravidam usando este método da forma correta. Vale lembrar que a eficácia é reduzida quando a mulher esquece de tomar algum dia ou ingere em horários diferentes.

Como saber se a pílula anticoncepcional está fazendo efeito?

A pílula começa a fazer efeito já no primeiro dia de uso, no entanto, deve-se aguardar ao menos um ciclo completo para começar a ter relações sexuais contando com a proteção dela.

Quando é indicado o uso de pílula anticoncepcional?

A pílula pode ser usada da adolescência até a menopausa. Não existe uma idade determinada para iniciar e terminar seu uso, mas existem situações onde ele é contra-indicado. Quando falamos do uso de anticoncepcional hormonal, mais importante que a idade é a presença de fatores de risco para o seu uso.

Quanto tempo depois de tomar o anticoncepcional pode ter relação?

Após sete dias tomando os comprimidos do anticoncepcional, a pílula já é considerada eficaz e consegue exercer plenamente o seu efeito contraceptivo. Antes de 1 semana é possível ter relações sexuais, mas recomenda-se o uso de algum outro método contraceptivo de barreira como a camisinha.

Porque tem que tomar a pílula no primeiro dia da menstruação?

Logo, o recomendado é que a pílula seja tomada logo no primeiro dia do ciclo menstrual. Isso porque, apenas 7 dias após a paciente estará devidamente protegida contra uma gravidez não planejada.

Pode começar a tomar anticoncepcional sem estar menstruada?

A primeira cápsula deve ser tomada no primeiro dia de sangramento menstrual. Algumas cartelas vêm com 21 e outras com 24 comprimidos, mas sempre deve-se seguir o ciclo de 28 dias.

Como saber o tipo de anticoncepcional que devo usar?

A escolha do melhor anticoncepcional deve ser feita entre a paciente e seu médico ginecologista. Além de uma análise de indicadores de estilo de vida e do histórico familiar de doenças, pode ser necessário realizar alguns exames laboratoriais para entender melhor o funcionamento do corpo da mulher.

Artigo anterior
Qual é o iPhone mais caro do mundo?
Artigo seguinte
É possível pegar doença em banheira de motel?