Qual parto é mais seguro normal ou cesárea?

Perguntado por: Alexandra Loureiro Simões  |  Última atualização: 7. Juli 2024
Pontuação: 4.8/5 (68 avaliações)

– A cesárea oferece 10 vezes mais risco de morte materna do que o parto normal. Mais risco de hemorragia e de perfuração de outros órgãos. Lembrando que esse último (perfuração), não se trata de imperícia do profissional, mas sim de um risco inerente ao procedimento.

Qual é mais saudável parto normal ou cesárea?

O parto normal é consideravelmente mais tranquilo para a mulher. Além de ter menos riscos de complicações, ele também gera menos dor no pós-parto e a recuperação é super rápida. Em muitos casos a mulher consegue caminhar pelo quarto já nas primeira 24 horas depois de dar a luz.

Qual tipo de parto tem mais riscos?

No entanto, a cesárea é em geral mais arriscada e pode trazer prejuízos para a mãe e o bebê. O estudo 'Morte materna no século 21', publicado em 2008 no periódico American Journal of Obstetrics and Ginecology, analisou 1,46 milhão de partos e encontrou um risco de óbito dez vezes maior para a gestante em cesarianas.

Qual é o tipo de parto mais seguro?

Entretanto, segundo o especialista, a posição vertical é mais confortável e segura, tanto para a mãe quanto para o bebê. “É importante informar às mães que no parto normal há um aumento das endorfinas para que a mulher consiga parir com menos dor.

O que dói mais parto normal ou cesárea?

Parto normal dói mais que a cesariana

Como se trata de uma cirurgia de grande dimensão, com uma incisão realizada no abdome, a dor perdura por um tempo indeterminado e exatamente no momento em que as mulheres deveriam estar mais “inteiras” para lidar com a criança, consigo e com a amamentação.

DTUP – Cesárea ou normal? Qual tipo de parto é mais seguro?

15 questões relacionadas encontradas

Qual parto tem menos risco?

O parto normal é indicado para todas as gestações que não oferecem riscos, e tem tempo de recuperação menor, podendo ser realizado com ou sem anestesia. A hospitalização é de apenas um dia e há menor risco de infecções e complicações pós-parto.

Por que o parto normal é melhor?

Com o parto normal são liberados analgésicos naturais pelo corpo e a mãe pode se concentrar e sentir-se tranquila para ter o bebê. Além disso, com a liberação de hormônios, ajuda na amamentação e faz com que a mãe fique atenta, pronta e consciente para desenvolver um vínculo com seu bebê.

Quem não pode fazer parto normal?

O parto normal, normalmente, é indicado para todas as mulheres, no início da gestação. A não ser mulheres que já fizeram duas ou mais cesáreas, ou que possuam doenças, como cardiovascular e pulmonar.

Qual parto tem mais risco de hemorragia?

Todas as pacientes que estão em trabalho de parto têm risco de hemorragia, sendo que a cesariana certamente é um fator de risco a mais devido à maior perda sanguínea nesse tipo de parto (em média 1000 ml).

Quais são as desvantagens de um parto normal?

Desvantagens do parto normal

Existe o risco de laceração e de serem necessários pontos para fechar o corte. Nesse caso e quando há episiotomia, pode ocorrer dor na recuperação.

O que fazer para ter um parto sem dor?

O uso de recursos não-farmacológicos (massagens, florais, meditação, respiração e a água) agem no alivio da dor, e podem ser a resposta para como ter um parto normal sem dor.

Como posso saber se vou ter parto normal ou cesárea?

Geralmente, o médico indica uma cesariana quando há motivos clínicos como: hipertensão arterial ou pré-eclampsia, desproporção do tamanho do bebê em relação à pelve feminina, gestantes diabéticas, trabalho de parto não progredindo bem, posição do bebê invertida (pélvico=sentado) ou difícil (OS=olhando para cima), ...

Quanto tempo pode durar um trabalho de parto normal?

O trabalho de parto pode durar em média de 8 a 12 horas. Como o medo e o estresse podem prolongar esse período, tranquilidade e confiança são fundamentais. Não é fácil, até mesmo pela ansiedade, mas a gestante não deve se apavorar ao sentir os primeiros sintomas.

Porque os médicos preferem a cesárea?

Durante o trabalho de parto, o medo da dor, o tempo prolongado do processo de parturição, a desinformação, a praticidade, a indicação do procedimento pelo médico para segurança do filho e o poder de intervenção desse profissional foram os fatores que motivaram a mulher a optar pela cesariana.

Qual o risco da anestesia no parto cesárea?

As principais dificuldades da anestesia geral para cesariana são o manejo de vias aéreas (potencialmente mais difícil), alto risco de aspiração pulmonar, alta incidência de consciência intraoperatória da gestante e de depressão neonatal no pós-parto imediato.

Quais as desvantagens do parto cesárea?

Cesárea: Vantagens e Desvantagens
  • A recuperação é mais lenta.
  • Poderá gerar riscos e complicações futuras.
  • Irá gerar uma cicatriz.

O que pode acontecer em um parto normal?

Como ocorre? O parto normal é aquele no qual o bebê nasce por via vaginal, processo que pode acontecer naturalmente ou por indução. Ele se inicia com contrações uterinas ritmadas, que duram entre 40 segundos e um minuto cada, cujo intervalo vai diminuindo até chegar à frequência de uma a cada três ou cinco minutos.

Quais as vantagens e desvantagens de um parto normal?

O que é: O bebê nasce via vaginal geralmente dentro de uma banheira ou piscina de plástico cheia de água morna. Benefícios: A água ameniza a dor das contrações e proporciona relaxamento. A saída do bebê costuma ser mais suave. Desvantagens: Assim que o bebê nasce, é preciso ficar atento para evitar que ele perca calor.

Como evitar a ruptura uterina?

A identificação rápida e precisa dos sinais de iminência de rotura são a principal forma de prevenção dessa complicação. Nesse caso, está indicado o uso de uterolíticos para interromper o trabalho de parto e conter a distensão do órgão, devendo ser realizada cesariana logo em seguida.

Qual o grau de dor do parto normal?

O parto normal/natural pode até parecer que dói mais do que a cesárea, mas essa dor também é minimizada pelo entendimento de sua natureza, a proximidade do nascimento, fazendo com que esse subjetivo permita sua tolerância. Em alguns casos, você consegue lançar mão da analgesia de parto.

Qual é o melhor tipo de parto?

Na esmagadora maioria dos casos, o parto normal é muito mais indicado do que a cesárea. Seu único “ponto negativo” é a dor, que passa logo depois que o processo termina.

É difícil ter parto normal?

Estudo parece ter descoberto por que o parto normal é tão difícil em humanos. Já é de senso comum dentro da comunidade científica que fisiologia humana é única, sendo diferente da de qualquer outro primata. Isso, no entanto, acaba tornando os partos de nossa espécie ainda mais difíceis.

Qual a melhor posição para o bebê nascer de parto normal?

A mãe deita-se de lado, com as pernas flexionadas e uma delas levantada. Quando a contração ocorre, a perna abaixa. Nessa posição, aliás, as contrações são mais intensas e menos frequentes, o que torna a experiência mais confortável e o parto mais rápido.

Quantas semanas o bebê pode nascer de parto normal?

A data provável do parto é aquela em que a maioria dos bebês nasce: 40 semanas. Mas está tudo bem nascer um pouco antes ou um pouco depois, pois o bebê ainda estará com 9 meses. Depois de 40 semanas, chamamos de “pós datismo”. A literatura mostra que alguns bebês podem chegar até no máximo 42 semanas.

Qual é o peso máximo que o bebê pode ter para um parto normal?

Diversos estudos demonstram que não há benefícios em se realizar indução ou cesariana eletiva quando o concepto de uma gestante normal pesa entre 4500g e 5000g, aguardando-se a evolução do trabalho de parto.

Artigo anterior
Como desligar a luz de notificação?
Artigo seguinte
Quais são os profissionais que trabalham no IML?