Quais são as três formas verbais?

Perguntado por: Mara Mara Nogueira de Pereira  |  Última atualização: 29. März 2025
Pontuação: 4.6/5 (9 avaliações)

Resumo sobre tempos verbaistrês modos verbais: indicativo (ação tida como real ou certa de ocorrer), subjuntivo (ação tida como hipotética ou duvidosa de ocorrer) e imperativo (ação expressa como ordem, conselho, pedido ou proibição).

Quantas e quais são as formas verbais?

Existem três modos verbais: modo indicativo - indica uma ação certa e real; modo subjuntivo - indica uma ação possível, mas incerta e dependente de outra; modo imperativo - indica uma ordem, um pedido, uma exortação ou um conselho.

Quais são as formas verbais usadas?

O modo verbal pode ser o indicativo, o subjuntivo ou o imperativo. A voz verbal pode estar na ativa, na passiva ou na reflexiva. As formas nominais são o infinitivo, o gerúndio e o particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos.

O que é forma verbal subjuntivo?

O modo subjuntivo está associado à incerteza. Ouça o texto abaixo! Modo subjuntivo é um tipo de flexão verbal. Ele é utilizado para apontar um acontecimento incerto, um fato futuro, expressar uma vontade ou mesmo assinalar uma condição.

O que é formas verbais e não verbais?

Linguagem verbal: também chamada de linguagem verbalizada, é expressa por meio de palavras escritas ou faladas. Linguagem não verbal: utiliza signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.

MODOS VERBAIS: INFINITIVO, SUBJUNTIVO E IMPERATIVO - Profa. Pamba

40 questões relacionadas encontradas

O que é uma forma verbal composta?

As conjugações verbais podem se organizar em tempos compostos, ou seja, pode se estruturar na combinação de dois tempos verbais. Tempos verbais compostos são conjugações que combinam dois tempos verbais e que conferem diferenças de significado ao enunciado.

Quais são as 4 conjugações verbais?

Presente: ação ocorre no momento da fala. Pretérito perfeito: ação ocorreu em momento anterior ao da fala. Pretérito imperfeito: ação ocorria em momento anterior ao da fala, mas parou de ocorrer. Pretérito mais-que-perfeito: ação ocorrera em momento anterior ao de outra ação já ocorrida em momento anterior ao da fala.

O que é o modo verbal indicativo?

O modo indicativo é um dos três modos verbais. É usado para apontar ações verbais tidas como reais ou verossímeis, certas de terem ocorrido no passado, de ocorrerem no presente ou no futuro. Assim, é usado em contextos que indicam que essas ações de fato podem se concretizar. reais ou certas de ocorrer.

Quais são os 7 verbos?

Exemplos de verbos auxiliares
  • Verbo ser;
  • Verbo estar;
  • Verbo ter;
  • Verbo haver;
  • Verbo ficar;
  • Verbo andar;
  • Verbo ir;
  • Verbo vir;

O que é o sujeito da forma verbal?

O sujeito de uma oração é o elemento que realiza ou sofre a ação expressa pelo verbo naquele enunciado. O sujeito pode ser classificado como simples, composto, oculto ou indeterminado, mas, em alguns casos, é possível que a oração não tenha sujeito.

Quais são os 5 tempos verbais?

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

O que é uma forma simples?

A forma simples é usada para ações realizadas e concluídas no passado, enquanto a forma composta é usada para ações feitas no passado e que se prolongam até o presente.

Como identificar o modo subjuntivo?

O modo subjuntivo costuma ocorrer em ações verbais consideradas suposições ou hipóteses ainda não tidas como reais ou verossímeis no contexto empregado. Portanto, o modo subjuntivo é usado especialmente em contextos que denotam ordem, desejo, aprovação, proibição ou admiração.

Qual a diferença entre o modo indicativo é subjuntivo?

Modo indicativo: exprime certeza, precisão do falante perante o fato. Ex.: Eu gosto de chocolate. Modo subjuntivo: exprime atitude de incerteza, dúvida, imprecisão do falante perante o fato. Ex.: Espero que você esteja bem.

O que é modo subjuntivo é imperativo?

Indicativo, subjuntivo e imperativo são modos verbais, os quais estão ligados à maneira de quem fala ou escreve, exprimindo a intenção e a posição do falante.

Quais são os 3 modos?

Dessa forma, temos três modos: o modo indicativo, o subjuntivo e o modo imperativo.

O que é um verbo no modo imperativo?

Modo usado para dar uma ordem ou advertência

Empregado quando se deseja fazer um pedido ou dar uma ordem a alguém, o modo imperativo é o modo verbal com menos tempos verbais, em comparação com os outros modos usados na Língua Portuguesa (modo indicativo e o modo subjuntivo).

Quais são os modos verbais indicativo subjuntivo é imperativo?

Os modos verbais são as diferentes maneiras que um fato pode se realizar. Os modos dos verbos são o Indicativo (indica um fato certo, concreto), o Subjuntivo (indica um fato duvidoso, hipotético) e o Imperativo (indica uma ordem, proibição, pedido).

O que são as 3 conjugações?

As conjugações verbais são três: 1ª conjugação: verbos terminados em “ar” ou com a vogal temática -A-, por exemplo: andar; 2ª conjugação: verbos terminados em “er”ou com a vogal temática -E-, por exemplo: fazer; 3ª conjugação: verbos terminados em “ir”ou com a vogal temática -I-, por exemplo: cair.

Artigo anterior
Como funciona a sedação paliativa?
Artigo seguinte
Quais os males que a cafeína faz?