Como funciona a sedação paliativa?

Perguntado por: Isabel Matilde de Tavares  |  Última atualização: 29. März 2025
Pontuação: 4.5/5 (64 avaliações)

Já na sedação paliativa, a intenção não é levar à morte, mas suspender os sintomas, como dor, vômitos etc., que já não são mais controláveis por outros meios, ainda que, para isso, seja preciso adormecer e reduzir a consciência do paciente, a fim de paliar, amenizar sua situação.

Qual é objetivo da sedação paliativa antecipar a morte do paciente?

Segundo a Associação Europeia de Cuidados Paliativos (EAPC), a “sedação paliativa” do paciente terminal deve ser distinguida de eutanásia. Na sedação paliativa, o objetivo é aliviar o sofrimento, usando fármacos sedativos titulados apenas para controle dos sintomas.

O que a pessoa sente quando está sedada?

É caracterizado pela alteração flutuante aguda nos níveis de consciência e de alerta, além de pensamento confuso e alterações cognitivas. Sua manifestação clínica pode incluir agitação psicomotora, ocasionando o chamado delirium hiperativo.

Quanto tempo dura um paciente sedado?

Duração da Sedação

O tempo para obter controle dos sintomas foi de 24 horas15. A sedação não significa necessariamente que o paciente será mantido até a morte. Em uma unidade de cuidados paliativos, 23% dos pacientes que receberam sedação paliativa, tiveram alta16.

Quanto tempo uma pessoa pode ficar sedada?

Entre os pacientes que receberam sedativos, a maioria (88,4%) permaneceu sedado por um período maior que 2 dias, com um tempo médio de 5,5 dias, com sedação por infusão contínua (67,2%) de doses combinadas de midazolam e fentanil.

Dr. Felipe Ades - Diferenças entre sedação paliativa, eutanásia e suicídio assistido

40 questões relacionadas encontradas

Quais são os riscos da sedação?

Efeitos adversos após a sedação são mais comuns e leves, incluindo enjoo, vômitos, vertigem, tosse, cefaleia e dores no corpo. Outro cuidado necessário é garantir que o paciente esteja em jejum de oito horas, pois a sedação facilita a aspiração de conteúdo gástrico do estômago, elevando o risco de pneumonia química.

Como é feita a sedação?

Sedar é induzir um estado de maior relaxamento usando medicamentos sedativos, que podem ser administrados por via intravenosa, oral ou por inalação. A sedação tem vários níveis, que estão relacionados com a quantidade de medicamentos administrada, e pode ser ajustada ao que se pretende realizar em cada procedimento.

Quando iniciar sedação paliativa?

Nos casos de doença incurável e terminal, deve o médico oferecer todos os cuidados paliativos disponíveis sem empreender ações diagnósticas ou terapêuticas inúteis ou obstinadas, levando sempre em consideração a vontade expressa do paciente ou, na sua impossibilidade, a de seu representante legal.

Quando o paciente está sedado ele escuta?

depende da sedação... tem hora que (o paciente) te responde, tem hora que não. Algumas enfermeiras relatam que não há comunicação com o paciente que se encontra em um grau de sedação profundo, uma vez que não existe resposta aos estímulos. Outras relatam que, nessa situação, a comunicação é dificultada.

São sintomas das últimas horas de vida?

Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas. As secreções na garganta ou o relaxamento dos músculos da garganta provocam, por vezes, uma respiração ruidosa, denominada o estertor da morte.

Como são as últimas 48 horas de vida?

O que são as chamadas “últimas 48 horas de vida”? Na verdade, é a continuidade da evolução de sinais e sintomas associados a uma doença avançada e de caráter progressivo, apresentando disfunções orgânicas já irreversíveis, em um paciente com declínio funcional importante.

Quando tira a sedação e a pessoa não acorda?

"Quando se retira pouco a pouco a sedação e a pressão volta ao normal, o paciente sai do coma induzido, voltando ao seu estado clínico base. Pode acontecer de ele continuar em coma, ou acordar progressivamente", explica o médico. Ao sair do coma, os pacientes continuam sendo acompanhados com atenção pelos médicos.

Qual a diferença de sedação e coma induzido?

Existe uma grande diferença: o coma é um estado de redução da consciência com perda parcial ou completa da responsividade aos estímulos externos, enquanto o “coma induzido” não passa de sedação farmacológica profunda, uma inconsciência provocada por medicamentos controlados.

Qual o primeiro sinal da morte?

Muitas doenças fatais produzem sintomas semelhantes, como dor, falta de ar, problemas digestivos, incontinência, lesões da pele e fadiga. Também podem manifestar-se depressão e ansiedade, confusão e perda da consciência, bem como invalidez.

Porque a morfina acelera a morte?

A morfina pode acelerar a morte? A morfina não acelera a morte, trata-se de um mito comum a respeito do uso da medicação, por ser muito utilizada em tratamentos paliativos. A morfina traz mais conforto ao paciente com dor, diminuindo o desconforto por horas, inclusive em casos graves.

O que é o ronco da morte?

A sororoca consiste em uma respiração ruidosa, causada pelo acúmulo de secreções no trato respiratório superior. A sororoca (também conhecida como ruído da morte ou “death rattle”, em inglês) consiste em uma respiração ruidosa, causada pelo acúmulo de secreções no trato respiratório superior.

Por que sedar um paciente?

Quando um paciente está numa situação de grande sofrimento porque apresenta sintomas graves para os quais as terapêuticas possíveis não surtem efeito, é lícito, ético e técnico oferecer a ele a sedação paliativa, que traz alívio ao adormecer e reduzir a consciência da pessoa enferma.

O que é sedar uma pessoa com câncer?

A Sedação pode ser definida como a indução da diminuição do nível de consciência em pacientes com sintomas severos, intratáveis ou refratários, por intermédio do uso de medicações sedativas, com o objetivo primordial de controlá-los.

Quando a pessoa não responde a estímulos?

Estado vegetativo é uma condição marcada pela incapacidade de reagir intencionalmente a estímulos ou ao ambiente em redor. Geralmente, o paciente consegue manter ciclos de sono e vigília regulares, abrindo e fechando os olhos, diferentemente do que ocorre no estado de coma.

Qual a diferença entre paciente paliativo e paciente terminal?

Na fase terminal, em que o paciente tem pouco tempo de vida, o tratamento paliativo se torna prioritário para garantir qualidade de vida, conforto e dignidade. A transição do cuidado com objetivo de cura para o cuidado com intenção paliativa é um processo contínuo, e sua dinâmica difere para cada paciente.

Quando um paciente se torna paliativo?

O cuidado paliativo visa aliviar o sofrimento causado por uma doença grave e potencialmente fatal. Leva em consideração além dos sintomas físicos, aspectos psicológicos, sociais e espirituais. Prioriza uma comunicação clara com o paciente e sua família, considerando sua vontade e seus valores.

Qual o efeito da morfina em paciente paliativo?

O uso da morfina acelera a morte: quando usada adequadamente, não acelera a morte, muito pelo contrário. Seu uso pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes em sofrimento por dor ou dispneia.

Onde é aplicada a sedação?

Já a anestesia de sedação é muito utilizada para procedimento diagnóstico, como colonoscopia. Ela é administrada por via intravenosa e é geralmente usada em associação com uma anestesia regional ou local, de forma a aumentar o conforto da pessoa.

Qual é o sedativo mais forte?

O fentanil é considerado o opióide mais forte disponível para uso médico em seres humanos, com cerca de 100 vezes a potência da morfina. É altamente valorizado pelos seus efeitos analgésicos e sedativos e amplamente utilizado no tratamento de dor e anestesia severas.

Artigo anterior
Quais alimentos diminuem a menstruação?
Artigo seguinte
Quais são as três formas verbais?