Quais são as três concepções de aprendizagem?

Perguntado por: Flávio Lopes  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (38 avaliações)

Desta forma, a prática pedagógica do professor tem a necessidade de conhecer as concepções de aprendizagens existentes, sendo elas: concepção inatista, concepção ambientalista e interacionista.

Quais são as concepções da aprendizagem?

De acordo com ela o fenômeno da aprendizagem pode ser representado basicamente de duas formas, segundo uma concepção quantitativa e segundo uma concepção qualitativa. As concepções de aprendizagem podem ser definidas como o significado que o fenômeno da aprendizagem possui para os alunos.

Quais são as três teorias da aprendizagem?

Dentre estas, se destaca: o comportamentalismo, que tem Skinner como seu principal representante; migrando para Piaget, com sua epistemologia genética; Vygotsky, com sua teoria sociointeracionista; e Ausubel, com a aprendizagem significativa.

Quais são as três abordagens que caracterizam a concepção de aprendizagem e desenvolvimento?

Vigotski (2000) destacou três abordagens sobre aprendizagem e desenvolvimento, que são: 1) Aprendizagem e desenvolvimento: processos independentes; 2) Aprendizagem e desenvolvimento: processos idênticos; 3) Aprendizagem e desenvolvimento: processos diferentes e relacionados.

Quais são as concepções de desenvolvimento e de aprendizagem?

A primeira pressupõe a independência entre os processos de desenvolvimento e de aprendizagem (enfocada principalmente por Piaget); a segunda categoria afirma que aprendizagem é desenvolvimento (proposta, entre outros, por William James); e a terceira é uma teoria dualista, segundo o autor, pois pressupõe que o processo ...

Concepções de Aprendizagem

45 questões relacionadas encontradas

Quais são as concepções do desenvolvimento?

São várias as concepções de desenvolvimento humano presentes no ambiente escolar. Dentre elas, as mais frequentes são a inatista, ambientalista e interacionista.

Qual a concepção de desenvolvimento?

Sendo assim, podemos entender que o desenvolvimento, do ponto de vista da concepção ambientalista, se trata de um processo pelo qual um comportamento é modificado ou reforçado através das condições criadas e manipuladas pelo meio.

Quais os tipos de concepções pedagógicas?

Linhas pedagógicas:
  • Tradicional. A linha pedagógica tradicional teve início no século XVIII e ainda é a mais utilizada nas escolas brasileiras. ...
  • Democrática. ...
  • Montessoriana. ...
  • Construtivista. ...
  • Waldorf. ...
  • Existe uma única linha pedagógica correta?

Quais as concepções de desenvolvimento infantil e aprendizagem adotadas pelos teóricos Piaget e Vygotsky explique as bem como sua relevância para a educação infantil?

Para Vygotsky está claramente associada ao pensamento e indica que a trajetória da criança vai dos processos socializados para os processos internos. Desta forma, podemos dizer que para Vygotsky, o desenvolvimento é um processo que se da de fora para dentro, já para Piaget, o desenvolvimento se da de dentro para fora.

O que é concepção de ensino e aprendizagem?

Nesta perspectiva, a relação de ensino-aprendizagem promove o diálogo entre o conteúdo curricular e os conteúdos únicos, compostos pelas vivências, histórias e individualidade de cada um que circula pelos territórios educativos, sejam estes dentro ou fora da escola. ...

Qual a teoria de Piaget sobre a aprendizagem?

De acordo com Piaget, as crianças possuem um papel ativo na construção de seu conhecimento, de modo que o termo construtivismo ganha muito destaque em seu trabalho. O desenvolvimento cognitivo, que é a base da aprendizagem, se dá por assimilação e acomodação. Quando na assimilação, a mente não se modifica.

Qual a importância das teorias da aprendizagem?

As teorias de aprendizagem servem como um instrumento para diagnosticar e analisar as diferentes formas de aprendizagem, servindo com uma base para o professor poder lecionar suas aulas com melhor qualidade e maior êxito. Cada teoria tem sua particularidade, que é determinada por sua escola ou representante.

Quais são as concepções de ensino e de aprendizagem nos dias atuais?

A partir da definição de currículo, retomam-se sucintamente as concepções tradicional, tecnicista, humanista, cognitiva e a concepção histórico-crítica como aquela a qual permite uma práxis pedagógica na qual os saberes sistematizados historicamente possam ser apropriados por todos os que chegam à escola, ...

Quais as concepções de desenvolvimento e aprendizagem que permeiam as práticas pedagógicas?

Desta forma, a prática pedagógica do professor tem a necessidade de conhecer as concepções de aprendizagens existentes, sendo elas: concepção inatista, concepção ambientalista e interacionista.

Qual é a concepção de educação?

Na aprendizagem receptiva entendemos a educação no sentido amplo como sendo um processo de transmissão de conhecimentos e atitudes de gerações adultas para gerações novas e no sentido estrito como um processo de transmissão de conhecimentos e atitudes aos alunos pelo professor.

Como Piaget e Vygotsky percebem aprendizagem e desenvolvimento?

Piaget privilegia a maturação biológica; Vygotsky, o ambiente social, Piaget, por aceitar que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula que o desenvolvimento segue uma seqüência fixa e universal de estágios.

Quais são as semelhanças e diferenças entre as teorias propostas por Piaget e Vygotsky?

A teoria de Piaget afirma que todas as crianças se desenvolvem ao longo de caminhos semelhantes, independentemente de influências ambientais. Em contraste, a teoria de Vygotsky diz que a cultura e a socialização desempenham um papel crucial no desenvolvimento da criança.

O que Jean Piaget e Lev Vygotsky falam sobre as 4 fases do desenvolvimento infantil?

A teoria de Piaget considera que o desenvolvimento infantil consiste em quatro fases no que diz respeito à cognição: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Quais são as concepções?

Concepções é o plural de concepção. O mesmo que: ideias, criações, fecundações, julgamentos, opiniões, pontos de vista.

O que são teorias e concepções pedagógicas?

As tendências pedagógicas são teorias que visam direcionar o trabalho educacional, orientando o professor, por meio de metodologias que tem por objetivo concretizar o processo de ensino e aprendizagem.

Qual a concepção de educação escolar defendida por Vygotsky?

Segundo Vygotsky, a criança necessita de atividades específicas que proporcionem o aprendizado, pois seu desenvolvimento é dependente dessa aprendizagem por intermédio das experiências e interações em que foi submetida. O professor é o mediador desse processo, por ser o mais experiente e planejar suas intervenções.

Qual teoria de Vygotsky?

1 → O que diz a teoria de Vygotsky

Essa é uma teoria sociointeracionista, ou seja, aponta a importância da interação do indivíduo com o meio. Dessa forma, é o contato com o ambiente, o convívio com outras pessoas e suas influências culturais que farão com que o indivíduo se desenvolva.

Qual a concepção do desenvolvimento inatista?

Inatismo é uma ideologia filosófica que acredita ser o conhecimento de um indivíduo uma característica inata, ou seja, que nasce com ele. Nesta teoria, a ideia do conhecimento desenvolvido a partir das aprendizagens e experiências individuais de cada pessoa é desacreditado.

Quais são as fases do desenvolvimento humano segundo Piaget?

Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.

O que é uma concepção construtivista?

A concepção construtivista, uma das principais nesse sentido, diz respeito à forma de ensino baseada na obra do psicólogo suíço Jean Piaget, que afirma que o conhecimento é adquirido por meio da interação do indivíduo com o ambiente em que vive.

Artigo anterior
Porque Cobavital engorda?
Artigo seguinte
Como saber se tenho a doença de Chagas?