Porque o primeiro trimestre de gestação é considerado mais delicado para ocorrência de infecção pelo Zika vírus?

Perguntado por: Ivo Gaspar de Almeida  |  Última atualização: 19. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (16 avaliações)

Nessa fase, a placenta produz proteínas que estimulam a adesão e a entrada do agente infeccioso nas células do bebê em formação (os chamados receptores de ligação), que ainda não dispõe de defesas imunológicas totalmente constituídas para barrar a penetração do zika.

Quais os meses mais perigosos da gravidez?

De um modo geral, o primeiro trimestre de gravidez é considerado o mais crítico da gestação. Segundo especialistas, na maioria das vezes, quando o embrião possui defeitos que são incompatíveis com a vida, ele para de se desenvolver justamente neste período.

O que a zika causa na gravidez?

O zika vírus pode ser transmitido de uma gestante ao feto. A infecção durante a gravidez pode causar um defeito congênito chamado microcefalia e outros defeitos cerebrais graves no feto. O zika é transmitido principalmente por mosquitos infectados.

Qual a virose considerada fator de risco para o feto nos três primeiros meses de gravidez?

O momento mais perigoso para que uma mulher grávida se infecte pelo vírus do zika é o primeiro trimestre da gestação, segundo um estudo publicado pela revista médica britânica The Lancet.

Em qual fase da gravidez a zika é mais perigosa?

Zika é mais perigoso no primeiro trimestre de gravidez.

Infecção pelo Zika Vírus - Contexto Atual e Abordagem na Gestante - Abril 2016

27 questões relacionadas encontradas

Em que fase da gestação ocorre a microcefalia?

Então, muitas vezes, depois da 30ª, 32ª semana é que objetivamente pode começar a ver indícios da microcefalia, quando a mulher, por exemplo, é infectada com dois meses, dois meses e meio de gestação o que seria aproximadamente 10 a 12 semanas.

Qual a chance do bebê nascer com microcefalia?

Nem toda grávida com zika dá a luz a bebês com microcefalia – ou outros problemas congênitos, como surdez e cegueira. De fato, só entre 6 a 12% dos bebês de mães que têm o vírus nascem com malformações.

Estou grávida e estou com virose?

Durante a gestação os tratamentos de viroses devem ser realizados com os medicamentos específicos para gestantes. No período da recuperação, alimente-se bem, beba muita água e faça repouso. Seguindo as orientações médicas não haverá nenhum risco para você ou para o bebê.

Como saber se é virose ou gravidez?

Então para saber se o enjoo é de gravidez, conheça os outros sintomas que andam juntos e indicam que há um bebê a caminho.
...
Outros sintomas precoces da gravidez além dos enjoos
  1. Urina frequente. ...
  2. Prisão de ventre. ...
  3. Mudanças de humor. ...
  4. Dores de cabeça e dor nas costas. ...
  5. Tonturas e desmaios.

Pode perder o bebê com 3 meses?

Atualmente, é possível fazer um aborto na região dentro das primeiras 24 semanas de gravidez. Em circunstâncias específicas, também é possível fazer um aborto depois desse período - por exemplo, quando a vida da mãe está em risco ou quando a criança nasceria com uma deficiência grave.

Quais são as sequelas da Zika?

O Zika vírus é uma doença transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti que pode deixar diversas complicações na pessoa infectada. Em casos de gestantes, a atenção deve ser maior, pois a enfermidade pode deixar sequelas no nascituro, como microcefalia ou outra má formação congênita.

Como o Zika vírus afeta o cérebro do bebê?

A infecção pelo zika vírus durante a gravidez é uma causa de microcefalia. Durante a gravidez, a cabeça do bebê cresce porque o cérebro do bebê cresce. Pode ocorrer microcefalia porque o cérebro do bebê ainda não se desenvolveu adequadamente durante a gravidez ou parou de crescer após o nascimento.

O que o Zika pode causar?

A doença causada pelo vírus zika (ZIKV) é transmitida por mosquitos do gênero Aedes, causada pelo vírus zika (ZIKV) e tem como principais sintomas febre baixa, erupções cutâneas (principalmente exantema maculopapular), dor de cabeça, dor nas articulações, dor muscular, mal-estar geral e conjuntivite não purulenta que ...

Qual é o período mais crítico da gestação?

O final do primeiro trimestre de gravidez (12ª semana), já traz certo alívio em relação aos riscos existentes. Esse é o período mais crítico. Quando a formação do feto está completa, resta apenas acompanhar seu crescimento.

Qual é o período mais crítico da gravidez?

Primeiro trimestre: 0 a 13 semanas. O primeiro trimestre é contado a partir do momento da fecundação até a décima terceira semana. É o período mais delicado, pois é neste período que acontecem a maioria dos abortos.

Porque até os 3 meses de gravidez é perigoso?

A placenta começa a se formar e rapidamente os órgãos do bebê são desenvolvidos. Com tanto acontecimentos em tão pouco tempo, a futura mamãe deve ficar atenta e redobrar os cuidados durante essa fase, que também é a mais crítica para abortos e malformações decorrentes de doenças e deficiências nutricionais maternas.

O que pode ser confundido com uma gravidez?

Sim, existem doenças com sintomas parecidos com gravidez, como câncer de ovário e mioma. Eles podem distender o abdômen, causar inchaço e aumentar a frequência urinária, podendo ser confundidos com uma gestação. Porém, nenhuma dessas doenças provoca atraso menstrual, que é o principal sintoma de gravidez.

Qual a sensação na barriga no início da gravidez?

Nos primeiros dias após a fecundação pode também surgir uma sensação de “barriga inchada” que corresponde a leves cãibras abdominais (dor de barriga). Por isso, é normal sentir cólicas no início da gravidez que se assemelham às dores do período menstrual.

Como saber se estou grávida só com o toque na barriga?

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

O que é bom para virose na gravidez?

Como Tratar uma Virose na Gravidez
  • Ficar em repouso.
  • Comer alimentos saudáveis.
  • E beber muita água para se manter-se hidratada.

O que corta diarreia em gestante?

Dar preferência para alimentos cozidos ou grelhados como arroz com cenoura, frango, macarrão sem molho, mingau de farinha de arroz ou torradas sem nada, por exemplo; Preferir comer frutas cozidas e sem casca como, maçã, pera ou banana; Beber água filtrada ou fervida, soro caseiro, água de coco ou suco de frutas.

Estou grávida e com diarreia e vômito?

A diarreia durante a gravidez é um episódio comum, que, apesar de não ser um problema grave, deve ser evitado sempre que possível. Nestes casos, o melhor é seguir uma dieta saudável e equilibrada, cumprir regras básicas de higiene e, no caso de tomar alguma medicação, questionar previamente o seu médico.

O que leva o bebê nascer com microcefalia?

Durante a gestação, a cabeça de um bebê cresce porque seu cérebro cresce. A microcefalia pode ocorrer porque o cérebro do bebê não se desenvolve de forma adequada durante a gestação ou para de crescer após o nascimento, o que resulta em uma cabeça menor.

O que as grávidas devem fazer para evitar a microcefalia?

Saiba como prevenir o zika e a microcefalia
  1. Cuide da limpeza da casa. ...
  2. Use telas de proteção nas janelas. ...
  3. Dê preferência a roupas claras e de mangas compridas. ...
  4. Aplique o repelente diariamente. ...
  5. Mantenha uma gestação saudável e não descuide do pré-natal.

Como se contrai a doença microcefalia?

A microcefalia é uma doença em que a cabeça e o cérebro das crianças são menores que o normal para a sua idade e isto pode ser causado por malformação durante a gestação provocada pelo uso de substâncias químicas ou por infecções por bactérias ou vírus, como o zika vírus, por exemplo.

Artigo anterior
Quantos povos indígenas existiam no Brasil em 1500?
Artigo seguinte
Quem é mais rápido Flash ou Goku?