Quais são as teorias da motivação no trabalho?

Perguntado por: Madalena Alice Maia de Gaspar  |  Última atualização: 12. Dezember 2024
Pontuação: 4.5/5 (39 avaliações)

São elas: a hierarquia das necessidades de Abraham Maslow, as Teorias X e Y de Douglas McGregor e a teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg. Estas teorias, embora antigas, representam os fundamentos sobre os quais as teorias modernas se desenvolveram.

Quais são as principais teorias sobre a motivação no trabalho?

Nesse contexto classificatório são objetos de revisão, sob o enfoque de "conteúdo", as teorias da Hierarquia de Necessidades (Maslow), teorias X e Y (McGregor), Teoria Bifatorial de Motivação-Higiene (Herzberg), Teoria sobre poder, afiliação e realização (McClelland), Teoria E. R. G.

Quais são as 4 teorias motivacionais?

Algumas das teorias mais conhecidas são a Teoria da Hierarquia das Necessidades, a Teoria X e Y, a Teoria da Expectativa e a Teoria do Equity.

Como se classificam as teorias de motivação?

Além da teoria de Maslow, existem diversas outras teorias famosas baseadas neste conceito, as mais conhecidas são: motivadores e fatores de higiene de Herzberg, teoria da motivação humana de McClelland e a teoria do ERG de Alderfer.

Quais são as duas teorias motivacionais?

A Teoria de Herzberg e a Teoria de Maslow podem ser confundidas quando o assunto é motivação e desenvolvimento humano. Contudo, esses conceitos são bem diferentes.

RESUMO - Teorias da motivação (Conteúdo e processo)

41 questões relacionadas encontradas

Quais são as 3 teorias da motivação?

Além da teoria de Maslow, existem diversas outras teorias famosas baseadas neste conceito, as mais conhecidas são: motivadores e fatores de higiene de Herzberg, teoria da motivação humana de McClelland e a teoria do ERG de Alderfer.

O que são as teorias da motivação?

As teorias motivacionais "de processo", por sua vez, objetivam explicar o processo pelo qual a conduta se inicia, se mantém e termina. Estas teorias operam com variáveis maiores de processo e explicam a participação de cada um, bem como a natureza de sua interação.

Quais são os principais tipos de motivação?

De uma forma geral, existem dois tipos de motivação: motivação extrínseca e intrínseca.

Quais são os modelos de motivação?

Os estilos são descritos abaixo, conforme apresentados na imagem da esquerda para a direita.
  1. Desmotivação.
  2. Regulação Externa.
  3. Regulação Introjetada.
  4. Identificação.
  5. Regulação Integrada.
  6. Motivação Intrínseca.

Qual das teorias da motivação foi trabalhada pelo Maslow?

A Teoria da Hierarquia das Necessidades Humanas, conhecida como Pirâmide de Maslow, tem como base o princípio de que as fontes da motivação dos seres humanos e seus níveis de satisfação, podem ser referenciados em uma relação de hierarquia direcionada, a partir da representação das necessidades humanas.

O que diz a teoria de Herzberg?

O que é a Teoria dos Dois Fatores? Também conhecida como Teoria de Herzberg, trata-se da ideia de que dois fatores — referentes às condições de trabalho e às relações interpessoais — são responsáveis pela satisfação e motivação dos colaboradores de uma empresa.

Qual a base principal da motivação?

A motivação depende da direção (objetivos), força e intensidade do comportamento (esforço) e duração e persistência.

O que é motivação no ambiente de trabalho?

Motivação no trabalho é o sentimento que move todas as ações do profissional no ambiente de trabalho e está ligada à vontade de se manter naquele emprego. É o desejo de cumprir metas e atingir bons resultados, tanto por questões internas, quanto por estímulos externos.

Qual a teoria motivacional mais utilizada nas organizações?

Hierarquia das Necessidades de Maslow

A Hierarquia das Necessidades, desenvolvida por Abraham Maslow, é uma das ferramentas mais utilizadas pela gestão empresarial. Como classifica as necessidades humanas de forma lógica e prática, contribui para resultados organizacionais mais assertivos.

Quem criou a teoria da motivação?

É uma teoria que explica a motivação humana a partir de uma pirâmide de necessidades que vão desde as mais básicas até as mais complexas. Essa teoria foi criada por Abraham Maslow, um psicólogo americano que viveu entre 1908 e 1970.

O que diz a teoria de Maslow?

Maslow, baseia-se na idéia de que cada ser humano esforça-se muito para satisfazer suas necessidades pessoais e profissionais. É um esquema que apresenta uma divisão hierárquica em que as necessidades consideradas de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.

Quais são as motivações do trabalho?

  • Motivação pelo reconhecimento. Neste caso, a motivação pode ser diferente para cada um. ...
  • Motivação pelo aprendizado. ...
  • Motivação por se sentir útil. ...
  • Motivação social. ...
  • Motivação pelo pertencimento. ...
  • Motivação pela paixão.

Quais são os elementos básicos da motivação?

Os elementos fundamentais desta definição são: Intensidade do esforço; Persistência; Orientação em direção às metas organizacionais e as necessidades. O que é motivação? Um trabalhador motivado trabalha com dedicação e persistência.

Quais são os 03 níveis ou estágios de motivação?

Ao longo de sua vida, o homem evolui por três níveis de estágios de motivação. Esse níveis ou estágios correspondem as necessidades, fisiológicas, psicológicas, e de auto - realização .

Quais são as teorias cognitivas da motivação?

As teorias cognitivas da motivação apresentadas, como o próprio nome diz, consideram as cognições (crenças, representações, idéias, pensamentos, metas) como o fator central dos processos motivacionais, determinando não apenas os aspectos comportamentais, no sentido de aproximação ou evitação de certas tarefas ou ...

O que é motivação no trabalho segundo Chiavenato?

Segundo Chiavenato (2003), o comportamento humano é motivado. A motivação é a tensão persistente que leva o indivíduo a alguma forma de comportamento visando à satisfação de uma ou mais necessidades. A satisfação da necessidade está diretamente proporcional ao estado de equilíbrio.

Qual a importância das teorias motivacionais para a gestão de pessoas?

As teorias motivacionais começaram a ser desenvolvidas na segunda metade do século XX, e até 2017 recebem complementações devido sua importância na vida cotidiana. Elas objetivam identificar e estudar o comportamento das pessoas, baseado nas suas necessidades e desejos.

Quais são os principais modelos de motivação no trabalho propostos pela psicologia?

Um dos modelos mais conhecidos e analisados sobre motivação é a hierarquia de necessidades de Abraham H. Maslow. Segundo o autor dentro de cada pessoa existe "a hierarquia composta de cinco necessidades: fisiológicas, de segurança, sociais, de estima e de auto-realização.

O que são as teorias da motivação humana no trabalho?

As Teorias Motivacionais objetivam identificar e analisar os fatores que estimulam o comportamento das pessoas. No geral, a base para elaboração dessas hipóteses são as teorias hedônicas desenvolvidas pelos filósofos gregos, que enxergavam o comportamento humano como atitudes voltadas para a realização de algum prazer.

Quais são os fatores que influenciam a motivação?

Fatores motivacionais que são internos, ou seja, são sentimentos gerados dentro de cada indivíduo a partir do reconhecimento e da auto-realização gerada através de seus atos. Já David McClelland identificou três necessidades que seriam pontos-chave para a motivação: poder, afiliação e realização.

Artigo anterior
Quanto tempo demora para a franja crescer?
Artigo seguinte
Como prevenir surdez temporária?